20/07/2023 às 15h03min - Atualizada em 21/07/2023 às 00h01min

Alphaville e IPHAN promovem projeto de preservação da cultura e história em Eusébio/CE

Em parceria com a Fundação Alphaville e o IPHAN, a ação da urbanizadora tem o intuito de preservar a cultura e as origens da população local

Da Redação
Foto: Grupo Alphaville.

Líder em empreendimentos horizontais, a Alphaville tem realizado trabalhos importantes de preservação do meio ambiente e no desenvolvimento social das regiões nas quais que está presente. A companhia propõe atividades com ênfase no fortalecimento e valorização da história e cultura das localidades que atua, sempre com a participação ativa das comunidades. 

O projeto de educação patrimonial "Viva Nossa História", desenvolvido pela companhia, em conjunto com a Fundação Alphaville e com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi concebido para retratar e preservar as origens e cultura da comunidade de Eusébio/CE. 

“Uma das bandeiras da companhia é a integração com as comunidades em que a empresa está presente. A proposição de contar histórias e conectar a população com elementos culturais e sociais faz parte do legado do grupo. Entendemos que é necessário estabelecer uma sintonia com pessoas e meio ambiente e proporcionar experiências marcantes de aprendizado”, afirma Klaus Monteiro, CEO da Alphaville. 

O projeto foi elaborado com a participação de lideranças locais, materializado em vídeo, exposição itinerante de fotos em escolas e locais públicos, literatura de cordel, entre outras ações. A ação, pautada a partir de achados arqueológicos na região da Cidade Alpha Ceará, nasceu da importância de transmitir conhecimento e garantir a integridade do patrimônio histórico e cultural de Eusébio. 

A comunidade do município participou ativamente de todas as etapas propostas pelo programa por meio de reuniões com órgãos municipais, entrevistas, palestras, visitas guiadas definidas pelos arqueólogos, além da realização de oficinas sobre o tema. Alunos da rede pública da cidade tiveram a oportunidade de acompanhar as atividades. 

“A nossa missão de fomentar experiências culturais visando a história da comunidade e a transmissão de conhecimento são combustíveis importantes para a companhia. A sociedade está sempre curiosa para aprender coisas novas, se conectar com suas origens e entender mais o valor do seu patrimônio cultural”, explica Fernanda Toledo, diretora executiva da Fundação Alphaville. 

Por conta da mobilização significativa, o Viva Nossa História e a Fundação Alphaville organizaram a produção de um vídeo documentário com a participação de moradores da região e profissionais que colaboraram com o projeto. O material foi exibido em palestras e reuniões pela cidade. 

Foi estruturada uma exposição de fotos itinerante que selecionou imagens obtidas na produção do audiovisual que representam bem o Viva Nossa História. As imagens são acompanhadas de textos com linguagem de fácil compreensão. Escolas públicas da cidade, sedes de associações de moradores, lar de idosos e outros locais receberam os conteúdos. 

Outra importante ferramenta desenvolvida durante o programa foi a literatura de cordel, manifestação literária tradicional e muito popular no nordeste brasileiro, e que despertou o interesse da população a conhecer mais sobre o projeto e seus objetivos. 

Para Toledo, o valor do programa está na valorização da memória da região. "Fazer a conexão entre as origens do município com a importância delas para a comunidade, foi uma das justificativas para a realização do projeto", afirma. Ela ainda completa que "poder conhecer sua história e se reconhecer nela, contribui para a elevação da autoestima do indivíduo, preservação e conservação de sua cultura para as gerações futuras". 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp