28/09/2021 às 16h56min - Atualizada em 29/09/2021 às 00h00min

Redes imobiliárias oferecem diferencial competitivo para pequenas e médias empresas

Ronaldo Starling *

SALA DA NOTÍCIA Interface Comunicação
Divulgação
A atuação em rede por parte das imobiliárias se tornou um diferencial competitivo no setor em Belo Horizonte. A estratégia de negócio, que visa a união de empresas concorrentes, tem se mostrado forte aliada quando o objetivo é o alcance de um maior número de clientes e o aumento dos negócios.
 
As imobiliárias unidas em uma rede se fortalecem com a troca de experiências e informações, seja para ganhar mercado e visibilidade diante da concorrência, reivindicar um direito ou mesmo para negociar com uma grande incorporadora. As redes imobiliárias estabelecem um ambiente de interação e colaboração entre as associadas, o que possibilita a obtenção de vantagens, que as empresas, de maneira individual, teriam dificuldade em conquistar.
 
Essa estratégia colaborativa pode trazer benefícios operacionais concretos às empresas participantes, deixando-as mais resistentes para enfrentar o cenário econômico e tecnológico. O primeiro ponto é, sem dúvida, poder contar com a força de uma marca mais estabelecida. Com o ingresso em uma rede, em vez de começar a construir uma imagem e uma reputação desde o início, a empresa já sai na frente com o respaldo de uma marca renomada, e também tende a ganhar mais visibilidade e agilidade nos processos.
 
Ao adotar esse modelo, todas as partes integrantes de um negócio imobiliário são impactadas positivamente: o proprietário, o corretor e o comprador ou inquilino. Sob a perspectiva do corretor, o indicador é a eficiência na comercialização do banco de imóveis da empresa, que acaba tendo mais produtos em carteira, gerando resultados positivos também para seus clientes. Para o proprietário, é a taxa de conversão de clientes interessados em comprar ou alugar um imóvel, que impacta em um ganho de velocidade no fechamento do negócio. Para os clientes, a grande variedade de ofertas e a garantia de um bom atendimento.
 
A qualificação e a estratégia  também são mais eficazes, já que uma rede oferece seu know-how, sistema de tecnologia próprio, estratégias de marketing e leque de produtos.  Com processos complexos e mudanças cada vez mais aceleradas, o mercado imobiliário se encontra em fase de digitalização. Esse movimento tem feito as empresas repensarem os seus modelos de negócios, a fim de continuarem atuando e gerando novas oportunidades. Portanto, associar-se a uma rede imobiliária é uma excelente estratégia para quem quer trabalhar em parceria, visando também a expansão do mercado imobiliário da cidade.
 
 
* Presidente da rede de imobiliárias Netimóveis
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp