19/09/2019 às 12h17min - Atualizada em 19/09/2019 às 12h17min

Universidade disponibiliza biblioteca digital gratuita para alunos e comunidade

A Unicesumar dispõe de um dos maiores acervos do País, com 400 mil títulos cadastrados

New Age Comunicação
 

Com a proposta de acessar o acervo acadêmico completo por meio de qualquer dispositivo móvel conectado à internet, a Unicesumar disponibiliza a biblioteca digital de forma gratuita para os alunos e a comunidade (BDU). Basta o usuário digitar a palavra-chave no metabuscador e a pesquisa é realizada em livros físicos, e-books, artigos científicos, teses, dissertações, entre outros. A integração do conteúdo tem como objetivo chegar à informação necessária de forma mais rápida e assertiva, até a obtenção de dados sobre casos raros, mais específicos ou dentro de uma janela temporal. A instituição é uma das primeiras do Brasil a adotar o metabuscador como ferramenta inteligente de busca. São mais de 400 mil títulos cadastrados, entre periódicos científicos, livros, jornais e revistas nacionais e internacionais, TCCs, dissertações e teses. Por este sistema, os alunos também têm acesso às bibliotecas da Pearson e da Minha Biblioteca, além de Repositório Digital Unicesumar - RDU, Portal de Revistas Científicas da instituição, bases de dados e portal Capes.

O novo sistema possibilita ao aluno acesso a todo o acervo digital da instituição e buscas com pesquisa avançada. Para a comunidade, o benefício se dá pelo acesso gratuito às produções acadêmicas e docentes que são realizadas dentro da instituição. “O pesquisador de hoje não tem tempo a perder. Antes se perdia muito folheando os livros, tirando cópias e, muitas vezes, lendo artigos que não correspondiam ao segmento buscado. Para a comunidade acadêmica, isso é um ganho imensurável. Aumenta o acesso do aluno e pesquisador aos bancos de dados que estão disponíveis, dando mais visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e congregando a produção em todos os campi da Unicesumar”,enfatiza a diretora de Pesquisa da Unicesumar, professora Ludhiana Ethel de Matos Garbugio.

Os alunos da EAD Unicesumar podem acessar a BDU através do Studeo (ambiente virtual de aprendizagem), onde se encontra uma aba específica da biblioteca, ou através do site institucional. Com login e senha do acadêmico, o estudante tem acesso ao acervo completo, podendo realizar a busca por palavras-chave, título ou nome de autor.

Para a comunidade, o acesso é feito através do site. Dentre as opções de conteúdo, estão os TCCs de alunos, dissertações, teses e revistas científicas da Unicesumar. As produções podem ser lidas de qualquer lugar com acesso à internet, por meio de computador, laptop, tablet ou celular. 

Quem tiver interesse no acesso à Biblioteca Digital Unicesumar poderá conferir pelo site institucional www.unicesumar.edu.br/biblioteca.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp