26/07/2023 às 16h32min - Atualizada em 27/07/2023 às 00h01min

ITESP promove curso de processamento caseiro de pães no Assentamento Dom Tomás Balduíno, em Franco da Rocha

Curso será ministrado nesta quinta (27) e sexta-feira (28), das 08h30min às 16h30min, pela técnica Ana Lucia Giane, do SENAR

Fundação ITESP
Divulgação
A Fundação ITESP promove nesta quinta (27) e sexta-feira (28), o Curso de Processamento Caseiro de Pães no assentamento São Roque (Dom Tomás Balduíno), em Franco da Rocha. O curso acontece das 8h30min às 16h30min e será ministrado pela instrutora Ana Lucia Giani, técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), parceiro da fundação neste curso.

O assentamento São Roque (conhecido como Dom Tomás Balduíno) está estabelecido desde 2003 em Franco da Rocha, numa área de cerca de 620 hectares, na qual mais de 60% é composta de vegetação nativa (reserva florestal). São 60 famílias que moram e trabalham neste local.

As famílias originárias deste assentamento possuíam um perfil de trabalho assalariado urbano ou empregos esporádicos, sendo que várias já passaram por situação de rua na Grande São Paulo. O trabalho realizado pela ITESP no local tem sido no sentido de oferecer formação e capacitação para o trabalho rural, para transformar essas famílias em agricultores conhecedoras dos mais diferentes tipos de cultura, com destaque para a produção de mel, criação de pequenos animais, fruticultura, horticultura e serviços rurais (turismo, por exemplo).

A Fundação ITESP trabalha continuamente no sentido de compreender as características das diferentes localidades rurais, suas fragilidades e potenciais de crescimento para que possa oferecer às famílias que atuam com a produção agrícola uma formação técnica adequada para que esses núcleos familiares otimizem o trabalho que desenvolvem nos seus lotes e, com isso, garantam um crescimento econômico sustentado, fomentando assim a economia do local.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp