19/09/2019 às 16h01min - Atualizada em 19/09/2019 às 16h01min

Alunos do Colégio Franciscano Pio XII participam do projeto internacional “Chalk 4 Peace”

Com objetivo de promover a paz por meio da expressão artística, estudantes vão desenhar no ginásio do Colégio com giz colorido, no dia 20/09

COMMUNICA BRASIL
No próximo dia 20 de setembro, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, finalizam o projeto artístico “Chalk 4 Peace”, movimento criado nos Estados Unidos, que busca propagar a paz. Em uma ação colaborativa com giz de lousa colorido, os pequenos vão expressar suas visões de um mundo mais pacífico em uma área de aproximadamente 1,7 mil metros quadrados ao redor do ginásio do Colégio. Entre as imagens que serão desenhadas e pintadas, haverá o símbolo da paz, o Tau (símbolo de São Francisco), a representação de um pombo, além dos nomes do projeto e da instituição, grafados em tamanho gigante. A ação vai contar com a participação de professores, coordenadores e auxiliares, além de ser aberta para visitação dos pais na entrada e saída dos alunos.
 
Segundo Paula Neves Fava Bon, orientadora educacional da Educação Infantil, o projeto tem o intuito de abordar a expressão artística e cultural, integrando as áreas de artes, inglês e ensino religioso e estimulando a colaboração da comunidade escolar. “Nosso objetivo é de vivenciar projetos mundiais e despertar o sentimento de pertencimento e colaboração ao movimento maior, que é o movimento pela paz, integrando o conhecimento adquirido tanto nas outras disciplinas quanto nas aulas de inglês”, afirma Paula.
 
Para colocar o projeto em prática, os professores de Arte e Ensino Religioso contextualizaram a expressão artística, promovendo conversas sobre o que é a paz, o cuidado com as atitudes, com as palavras na convivência com o outro, bem como a expressão artística destes sentimentos e atitudes.
 
Também trataram sobre a estética dos trabalhos e apresentaram o movimento “Chalk4Peace” e suas intenções. Em seguida, trabalharam em sala o surgimento dos símbolos da paz e, além disso, com ajuda dos professores, as crianças produziram os próprios gizes que serão usados no dia da ação.
 
A missão do projeto inclui promover a arte por meio de mostras de jovens artistas, de todas as idades, a desenhar a sua visão sobre a paz, em espaços públicos ou privados, com giz de lousa, em eventos previamente agendados e organizados. No Colégio Pio XII, professoras e auxiliares participam da ação junto com os alunos, pintando, desenhando e contribuindo para a produção. “Buscamos defender a paz de uma maneira que todos possam compartilhar a sua visão e mensagem sobre a paz, independentemente de sua visão política e religiosa”, finaliza Paula.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp