08/10/2021 às 13h28min - Atualizada em 09/10/2021 às 00h10min

Descubra a importância de desenvolver habilidades de gerenciamento de projetos desde a infância

Ricardo Triana, diretor-geral do Project Management Institute para o Brasil e a América Latina, explica quais são os benefícios de incluir essas práticas no desenvolvimento de crianças a partir dos cinco anos de idade

SALA DA NOTÍCIA Roberta Scalabrini
A criança pode não saber, assim como muitos pais, mas aquela brincadeira com blocos de montar para construir uma torre – ou até uma cidade completa – é o primeiro contato dos pequenos com o gerenciamento de projetos. Isso porque, aos cinco anos, a criança já é capaz de realizar atividades elaboradas, como produzir e organizar jogos de blocos de montar.

“É nesse período que elas começam a gerenciar projetos e desenvolver habilidades importantes que serão utilizadas ao longo de suas vidas, no âmbito pessoal e no profissional, gerenciando os mais diversos recursos”, explica Ricardo Triana, diretor-geral do PMI (Project Management Institute) para o Brasil e a América Latina.

Como autoridade mundial em gerenciamento de projetos, o PMI (Project Management Institute) capacita pessoas a transformarem ideias em realidade, preparando organizações e indivíduos para trabalharem de maneira mais eficiente em um mundo em constante mudança. Isso inclui o estímulo ao aprendizado de forma lúdica através de jogos, como os de blocos, utilizados por crianças para construir casas e tantos outros tipos de edifícios.

“O gerenciamento de projeto proporciona à criança o desenvolvimento de três habilidades importantes: empatia, influência colaborativa e possibilidade de propor soluções inovadoras”, esclarece Triana.

Para pré-adolescentes e adolescentes, os conceitos de gerenciamento de projetos podem ser aplicados em algumas matérias essenciais na escola, como a Matemática. Segundo o diretor-geral do PMI para o Brasil e a América Latina, é possível introduzir os conceitos dentro das disciplinas sem comprometer ou alterar os conteúdos.

O gerenciamento de projetos pode ser inserido nas quatro fases da infância e beneficiar as crianças até a vida adulta com habilidades que aumentarão sua qualificação para o mercado de trabalho, preparando a nova geração para os projetos de carreira e de vida.

O PMI acredita na capacidade de todos os agentes de mudança, independentemente da idade, de impactar positivamente o mundo – valorizando as contribuições de todas as gerações e proporcionando um impacto social positivo. “O nosso futuro está nas mãos das próximas gerações. Com ferramentas, treinamento e uma comunidade de apoio, ampliamos as habilidades dos futuros líderes para que eles possam ser arrojados com mais rapidez”, finaliza Triana.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp