CIDADE NO AR Publicidade 728x90
03/11/2021 às 16h08min - Atualizada em 03/11/2021 às 17h20min

Palhetas limpadoras são essenciais para uma limpeza eficiente do para-brisas, principalmente na época de chuva

Imprescindíveis para segurança dos motoristas e pedestres, os componentes do conjunto de limpeza em bom estado, incluindo as palhetas, são obrigatórios pelo Código de Trânsito Brasileiro. Grupo Universal Automotive Systems alerta para a importância da manutenção

SALA DA NOTÍCIA Rodrigo Freitas
Pixabay
A segurança dos condutores e passageiros dos veículos de passeio é imprescindível na hora de dirigir, não há nenhuma dúvida. Por isso, é muito importante manter todos os itens do carro em ordem, e isso inclui as palhetas limpadoras. Além disso, o conjunto de limpeza do para-brisas em condições de uso são obrigatórios, como estabelece o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com Felipe Ferrari, engenheiro mecânico e gerente de desenvolvimento de produtos do Grupo Universal Automotive Systems, os limpadores com mau estado de conservação, por exemplo, com a borracha ressecada podem interferir diretamente no campo de visão do motorista, o que pode ocasionar acidentes.

“Quando o limpador está com a borracha ressecada, dura ou desgastada há riscos de criar marcas e superfícies rugosas (aspecto de lixa) no para-brisa, o que causa uma marca no vidro que ficará danificado e, consequentemente, diminuirá sua vida útil e dos demais limpadores que forem colocados no futuro, com desgaste da borracha”, alerta o engenheiro. 

A estrutura geral do limpador é outro ponto crucial ao que o condutor do veículo deve estar atento. O estado de conservação do seu corpo e de seus conectores que são ligados junto ao braço, se estiverem com marcas de desgaste ou apresentando uma leve fragilidade, poderão soltar-se do braço do limpador durante o uso, o que também pode causar arranhões no para-brisa, ou até mesmo quebrá-los.

Para um limpador poder realizar a limpeza com qualidade e ter uma boa durabilidade prolongada, sem arranhar ou danificar o para-brisas, é recomendado que os proprietários dos veículos sempre busquem palhetas que tenham seu lábio de limpeza, mais conhecido como borrachinha ou rodinho de borracha, 100% EPDM, fugindo das versões de silicone ou compostos plásticos, que geralmente são materiais mais duros e menos resistentes.

O check-up do sistema do limpador de para-brisas é imprescindível para a segurança veicular, e o condutor deve sempre se atentar aos seguintes detalhes:

•          Se o reservatório de água não está seco;
•          Verificar se a bomba do reservatório de água está funcionando normalmente (dependendo dos veículos com acionamento elétrico ou manual);
•          Checar se as mangueiras de condução da água do limpador estão intactas sem furo, nem quebradas ou ressecadas;
•          Se o chuveirinho, brucutu ou esguicho do limpador não está entupido;
•          Analisar se o motor do limpador está funcionando corretamente;
•      Realizar o aperto dos parafusos dos braços dos limpadores caso estiver solto ou com folga em seu mecanismo;
•          Atentar-se ao desgaste ou quebra do corpo do braço do limpador;
•          Analisar as condições gerais da palheta, desde sua borracha, estrutura e conectores do braço.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp