04/11/2021 às 12h09min - Atualizada em 07/11/2021 às 00h00min

48ª Feira do Livro Espírita de Ribeirão Preto acontece de 5 a 13 de novembro

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Após promover uma edição 100% on-line no ano de 2020 por conta da pandemia do novo Coronavírus, a 48ª Flerp - Feira do Livro Espírita de Ribeirão Preto traz uma novidade neste ano: a sua primeira experiência em formato híbrido – com atividades presenciais e outras on-line - em função da continuidade da crise sanitária.   A abertura oficial do evento acontece no Centro Cultural Palace, na próxima sexta-feira (5/11), às 10h, podendo ser assistida direto no local – seguindo protocolos de segurança ou ainda remotamente. O restante das atividades contará com transmissão pela página do Facebook ou pelo canal do YouTube da USE (Intermunicipal de Ribeirão Preto – Órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo).

A experiência de 2020 trouxe muitas adaptações para a equipe organizadora do evento, que precisou reinventar o modelo e as atrações da feira, investindo em inovação. A iniciativa transformou a maneira habitual da entidade na promoção de suas atividades e no contato o público. “O ano passado trouxe desafios para toda a humanidade. Para realizarmos a Flerp não foi diferente”, diz Mário Gonçalves, diretor do Departamento do Livro da USE.  Ele conta que a Flerp acontece desde 1974, em praça pública e explica que o objetivo é levar o conhecimento e a literatura espírita para toda a população de Ribeirão Preto e região. “Não realizar a feira naquele momento seria frustrante.  E, a alternativa encontrada foi levá-la para a maior praça pública do mundo: a internet. Assim, junto com o desafio da inovação, veio o aprendizado”. 


Mário Gonçalves revela que em 2020 a principal dificuldade encontrada foi a de realizar um evento totalmente reformulado, como se fosse pela primeira vez. “Tivemos que buscar o conhecimento de como fazer e lidar com a ansiedade diante da expectativa se daria certo. Agora em 2021, com a experiência adquirida, está bem mais tranquilo de realizar essa edição da feira em formato híbrido”, destaca.

Volta às origens
A adaptação  da Flerp para esse novo momento da pandemia não é a única novidade desta 48ª edição. Sua abertura oficial também será um marco, pois acontecerá no Centro Cultural Palace, onde foi feita a sua primeira edição. Segundo organizadores, o retorno da feira ao Palace pode ser considerado histórico. “Somente a 1ª Flerp foi realizada neste ponto turístico da nossa cidade, que na época ainda era o Hotel Palace”, lembra Gonçalves. Todas as outras edições aconteceram na Esplanada do Teatro Pedro II e na Praça Carlos Gomes. “Levar a Flerp de volta ao Palace está sendo uma feliz oportunidade de voltarmos onde tudo começou, às nossas raízes”, avalia.


As expectativas dos organizadores para a realização do evento estão altas, conforme afirma o diretor do Departamento do Livro da USE. “É possível que o evento alcance um público maior, que não se delimitará somente à região de Ribeirão Preto, podendo se estender por todo o Brasil —  e isso sem perder o contato físico e o sentimento de fraternidade com os participantes”, conclui.
A programação da 48ª FLERP conta com diversas palestras em formato de entrevistas, que poderão ser assistidas pelo Facebook www.facebook.com/useribeirao/ e pelo canal do YouTube www.youtube.com/c/USESP, além de canais parceiros como a RAETV – Rede Amigo Espírita.  

Acesso aos livros
Os livros estarão disponíveis tanto no espaço do Centro Cultural Palace como no site [email protected], podendo ser acessado de qualquer localidade. Durante todo os dias, o público contará com valores promocionais, com condições especiais para as obras de Allan Kardec – autor francês e influente educador, que se tornou o codificador do Espiritismo.  
Para auxiliar na escolha dos títulos, a organização do evento preparou uma seleção composta por todos os gêneros da literatura espírita (obras filosóficas, estudos científicos, contos, romances, poesias, infantojuvenis, entre outros).

Programação da 48ª FLERP
Dia 5/11 (sexta-feira)
10h00 – abertura com Merhy Seba
19h30 – Alberto Albeida: seus livros e vida e obra de Thereza de Brito

Dia 6/11 (sábado)
10h00 – Palestra com André Trigueiro
15h00 – Ei Feira: encontro interativo de jovens espíritas
19h30 – Antônio Cesar Perri de Carvalho: seus livros e vida e obra de Clóvis Tavares

Dia 7/11 (domingo)
10h00 – Domingo Feliz: programação para evangelizadores e infância. Participação do educadora Lúcia Moysés
19h00 – Andréa Laporte Milani: vida e obra de Therezinha de Oliveira

Dia 8/11 (segunda-feira)
20h00 – André Luiz Peixinho: seu livro e vida e obra de Léon Denis

Dia 9/11 (terça-feira)
19h30 – Orson Peter Carrar: seus livros e vida e obra de Yvonne Pereira

Dia 10/11 (quarta-feira)
19h30 – Leda Marques Bighetti: seus livros e vida e obra de Herculano Pires

Dia 11/11 (quinta-feira)
19h30 – Denise Lino: seu livro e vida e obra de Amélia Rodrigues

Dia 12/11 (sexta-feira)
19h30 – Cassio Carrara e David Liesenberg: seus livros e vida e obra de Cairbar Schutel

Dia 13/11 (sábado)
10h00 – Rozana Silqueira Paixão: vida e obra de Zilda Gama 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp