08/12/2021 às 18h07min - Atualizada em 09/12/2021 às 00h10min

Comunidade open source local recebe apoio de infraestrutura de portal 100% brasileiro de Computação em Nuvem

Infraestrutura foi disponibilizada para construção de um mirror site, otimizando a experiência do usuário e disponibilidade das imagens openSUSE

SALA DA NOTÍCIA Henrique Aragão
https://binario.cloud/
Binario Cloud
Ter a liberdade de executar, acessar e modificar o código-fonte de um software, ou até mesmo redistribuir cópias, com ou sem modificações, é um importante fator para a evolução das tecnologias que fazem parte do dia a dia das organizações em todos os níveis. Desde os anos 90, quando o open source se consolidou como uma alternativa sólida para serviços de infraestrutura, os horizontes da indústria de tecnologia têm se aberto cada vez mais para um modelo ágil e econômico — portanto, melhor adaptado às necessidades do mercado.

Com o mindset focado nesta perspectiva de evolução constante, a comunidade brasileira do openSUSE e a Binario Cloud, provedor brasileiro de cloud computing nascida com base em OpenStack, firmam parceria para hospedagem de um mirror do openSUSE no Brasil. Um mirror disponibiliza repositórios de pacotes e images do openSUSE, portanto, os usuários do sistema terão baixa latência durante atualizações e consequente melhoria na experiência de uso.

"Durante os primeiros meses de operação, a disponibilidade dos repositórios melhorou sensivelmente a experiência dos usuários de openSUSE localizados no Brasil, tirando boa parte da carga dos mirrors existentes e oferecendo mais velocidade no download das atualizações", afirma Erico Mendonça, engenheiro de suporte da SUSE Brasil e membro da comunidade openSUSE Brasil.

Rapidez para o download de imagens openSUSE no Brasil e mais estabilidade

Considerado pelo mercado um dos sistemas operacionais mais ambiciosos do momento, o openSUSE Leap 15.3 é a versão mais recente desta distribuição. Seu principal destaque é a disponibilização de uma ampla gama de ferramentas avançadas em um sistema leve, estável e de alta eficiência, que pode ser usado por qualquer pessoa ou corporação gratuitamente.

Hoje, um dos principais desafios das fornecedoras de software é garantir baixa latência para suas aplicações. Conforme o mercado de cloud computing cresce, a tendência é que as instituições consumam recursos computacionais e armazenem seus dados com provedores em diferentes localizações - incluindo aquelas que disponibilizam aplicações e outros serviços para o mercado. Assim, é natural que a velocidade de acesso às aplicações que fazem parte do dia a dia da operação seja colocada em xeque.

Dito desta forma, os impactos podem parecer abstratos, porém são muito sólidos para o usuário final: atraso nos fluxos de trabalho, baixo desempenho e uma experiência prejudicada com a aplicação ao final do dia. Para os especialistas, em uma sociedade que vivencia a transformação digital todos os dias, latência é a nova indisponibilidade.

Atenta a esse movimento e aos desafios específicos que os usuários de um país de dimensões continentais, como o Brasil, podem enfrentar, a comunidade openSUSE Brasil buscou por um parceiro no mercado de cloud computing alinhado aos valores da comunidade para disponibilizar um mirror site (cópia exata de um conjunto de dados) em nuvem, garantindo baixa latência e a melhor experiência aos usuários brasileiros.

"O openSUSE tem total sinergia com o nosso trabalho na Binario Cloud. Como provedor de serviços construídos com base em código aberto, adaptados para as necessidades das organizações brasileiras, queremos apoiar as comunidades de software livre por comprovarmos, diariamente, os impactos e o valor do open source no avanço tecnológico global", afirma Luiz Fernando de Souza, CBO da Binario Cloud.

Infraestrutura certificada para apoiar o desenvolvimento do openSUSE

Mirrors são sites espelho que entregam uma mesma informação a múltiplas fontes com alto nível de confiabilidade e integridade. Por isso, criar um espelho é uma prática recomendada quando há necessidade de disponibilizar a clientes em uma localização geográfica específica mais rapidez nos downloads.

Não por acaso, é comum que mirrors sejam criados em nuvem. No caso da Binario Cloud, o data center que suporta sua operação está localizado no Brasil, tem acesso direto aos principais fornecedores de fibra óptica e é certificado pelos principais órgãos reguladores internacionais em performance, disponibilidade e segurança física e lógica.

Com isso, além de melhorar a experiência dos usuários brasileiros durante o download de patches e atualizações, os repositórios do openSUSE no mirror brasileiro também contam com alto nível de redundância, evitando que seus dados sejam perdidos em caso de desastre e mantém a disponibilidade da aplicação através do espelhamento de requisições.

Instâncias virtuais de alta performance com openSUSE: o melhor dos dois mundos

Visando ampliar a utilização desse potente sistema operacional, também foi disponibilizada a imagem openSUSE Leap 15.3 sem custo adicional no serviço Binario Cloud Compute. Na prática, isso significa que os clientes Binario Cloud poderão subir máquinas virtuais de forma automatizada para o ambiente em nuvem com essa distribuição Linux.

Este é mais um importante avanço da indústria da tecnologia da informação no Brasil, que agora pode contar com alta performance, disponibilidade e flexibilidade de compute, utilizando as distribuições openSUSE.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp