CIDADE NO AR Publicidade 728x90
27/12/2021 às 10h48min - Atualizada em 27/12/2021 às 10h40min

Quais os assuntos a serem abordados no início da alfabetização

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Divulgação
No início das atividades de alfabetização, devem ser construídas as ideias a serem introduzidas durante o ano letivo, com alguns assuntos específicos para assimilação do aprendizado.
 
De acordo com a BNCC, que nada mais é o documento que pré estabelece e serve como parâmetro ao que deve ser ensinado nas instituições brasileiras.
 
No período de aprendizagem relacionado a alfabetização o falar, ouvir e explorar através de atividades dinâmicas e lúdicas é de fundamental importância. 
 
A seguir será exposto detalhadamente assuntos abordados no início da alfabetização, continue a leitura e aproveite.

Assuntos abordados na educação infantil

Consciência fonológica e formas do alfabeto

 
Instruindo a criança por meio da capacidade de codificação e decodificação dos sons da língua, que são por sua vez os fonemas em material gráfico e os grafemas das atividades de alfabetização.
 
É importante ressaltar que esse processo é construído por intermédio das atividades de alfabetização e o uso da apostila da educação infantilAssim, com auxílio de uma professora a construção começa.
 
Além disso, esses artifícios utilizados nas escolas combinam muito bem com o método fônico de alfabetização.
 
O próximo tópico sobre um dos assuntos abordados no início das atividades de  alfabetizaçãosão as relações  fonográficas.
 
No processo de alfabetização infantil, cabe a instituição de ensino, bem como pais e responsáveis fazer com que as crianças sejam capazes entre outras coisas de:

 
  • diferenciar desenhos de símbolos e letras;
  • conhecer o alfabeto da língua que está sendo aprendida;
  • perceber de que maneira acontece a relação entre os fonemas e grafemas.
 
É aqui que entra a importância das atividades de alfabetização, e do trabalho com sílabas rimas entre outras brincadeiras.

A fono ortografia


São pontuadas três importantes relações que contribuem para a aprendizagem dos alunos na construção do conhecimento da ortografia com base na bncc.

 
  1. As relações entre a variedade de língua oral falada e a língua escrita;
  2.  os tipos de relações entre a fonologia e a ortografia do português do Brasil;
  3.  a estrutura da sílaba do português do Brasil.
 
As capacidades gerais do alfabetizado são definidas com  o processo de alfabetização bncc, em que estão pontuadas oito capacidades das atividades de alfabetização que devem ser transmitidas aos alunos, são elas:

 
  • conhecer as diferenças entre a escrita e as outras formas de representação;
  • dominar as conversas ações gráficas letras maiúsculas e minúsculas,cursiva e script,
conhecer o alfabeto;
  • compreender a natureza alfabética do nosso sistema da escrita;
  • dominar as relações entre Pirapemas e fonemas;
  • saber decodificar palavras e textos escritos;
  • saber reconhecer globalmente as palavras;
  • fluência e rapidez na leitura.
 
As competências relacionadas ao conhecimento fonográfico são básicas para o processo de alfabetização.
 
Além disso, no ensino fundamental essas capacidades serão complementadas com o conhecimento da ortografia do português brasileiro.
 
Aprender o alfabeto é dominar o código de comunicação, da mesma forma acontece como o sistema de escrita e leitura. Essas são fundamentais para a integração do indivíduo na sociedade.
 
A BNCC estabelece que o processo de alfabetização é a principal ação pedagógica que deve ser desenvolvida nos anos iniciais.  
 
Dessa forma, esse documento estabelece que ao término do segundo ano, os alunos sejam capazes de possuir competências referentes à leitura e escrita e essas são obtidas por meio das atividades de alfabetização desenvolvidas.

Como fazer para ensinar alfabetização: o que é introduzir?

 
No começo da alfabetização existem alguns pontos primordiais que devem ser trabalhados como, por exemplo, as atividades com sílabas.
 
É de suma importância que durante o processo de alfabetização seja apresentado ao aluno letra por letra. Pois é fundamental que a criança tenha contato com todas as letras individualmente.  
 
Outro assunto a ser abordado no início desse aprendizado é a exploração dos  sons das letras, este ponto traz muitas vantagens para as atividades de alfabetização.
 
O trabalho pedagógico com atividades de alfabetização, incluem também fazer:

 
  •  associações;
  •  seguir a sequência do alfabeto;
  • o usar livros infantis;
  •  usar músicas;
  •  jogos.
 
 Além disso, existem outras maneiras para chamar atenção do aluno como, por exemplo, as atividades contidas na apostila  educação infantil geralmente  são para colorir ou  ligar pontos.
 
 Assim, para que o aluno comece  a aprender o alfabeto é interessante ensinar a diferença entre as letras, desenhos e símbolos,  começando com as vogais apresentando para ele  incentivando a leitura de atividades com Alfabeto.
 
Além disso, é interessante que as crianças, no início da alfabetização, observem em gravuras desenhos para pintar livros de músicas. Assim, irão assimilar o som com as letras escritas.
 
Uma das formas de trabalhar o alfabeto de acordo com a BNCC é ajudar o aluno a reconhecer as letras do seu próprio nome ou dos colegas.
 
Para isso, é necessário construir uma lista e com auxílio do professor identificar e reconhecer os nomes de  som das letras como apresentação da sala.
 
Como um dos primeiros assuntos a serem abordados no início da alfabetização,  o  ensino das vogais, que o nome das letras são os mesmo do som emitido, consecutivamente o reintroduzir o ensino das consoantes.
 
Dessa forma, tudo vai se encaixar, uma vogal com uma com uma consoante se torna uma sílaba. E dessa maneira  o aluno vai assimilando a construção das palavras e a sua leitura.
 
O trabalho pedagógico para a educação infantil  no início das atividades de alfabetização, são essenciais, eles vão construir  os alicerces para as próximas fases do ensino  do aluno.

Conclusão

 

Os assuntos a serem abordados no início da alfabetização, devem apresentar muitas atividades  com sílabas. Dessa forma, será mais fácil que a criança assimile a construção da leitura com a escrita. 
 
As atividades de alfabetização, possuem grande relevância para esse processo de aprendizado.
 
Os profissionais pedagógicos precisam estar cada dia mais capacitados para melhor desenvolver esse trabalho de alfabetização com seus alunos.
 
E com o uso da cartilha de alfabetização e a apostila da educação infantil se torna mais fácil para o aluno acompanhar as atividades do processo de alfabetização.
 
Fica o convite para que volte a visitar o nosso post, e colher informações que agregam valor para o ensino dos seus alunos, até mais.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp