CIDADE NO AR Publicidade 728x90
12/01/2022 às 14h54min - Atualizada em 13/01/2022 às 00h10min

Organizações promovem trilha inédita na margem do Rio Pinheiros para observação e reconhecimento de flora e fauna

O Instituto Trilhas junto ao Lab Rio Pinheiros irá promover caminhadas abertas a qualquer pessoa na margem do rio no Parque Bruno Covas/ Novo Rio Pinheiros

SALA DA NOTÍCIA MAURICIO ANTUNES BARREIRA
Foto: Instituto Trilhas

Uma das áreas mais emblemáticas da cidade está se transformando em um parque linear urbano e, para convidar as pessoas a conhecer o local, serão oferecidas trilhas a pé de janeiro a junho de 2022, promovendo uma imersão no local de reconhecimento da natureza. 
 

Grandes árvores de pau-brasil, garças, paineiras e palmeiras juçara são parte da paisagem da margem do rio Pinheiros - que quem passa a 90km/h de carro não vê. A trilha, guiada por gestores ambientais, contará sobre as espécies, o rio e outras informações importantes para valorizar e preservar a área que está passando por um processo de qualificação para se tornar um espaço público com equipamentos esportivos, culturais e gastronômicos acessíveis a todas as pessoas. O passeio de estréia será realizado no aniversário de São Paulo, dia 25 de janeiro, às 16h.  E nos meses seguintes, serão realizados em 2 finais de semana por mês. 

Os passeios são para até 30 pessoas e as inscrições podem ser realizadas nos links divulgados no site do Laboratório Rio Pinheiros www.labriopinheiros.org . O ponto de encontro para iniciar o passeio é na Nossa Praça Ponte Laguna (Avenida professor Alceu Maynard Araújo - Vila Cruzeiro) às 15h50 e o passeio tem duração aproximada de duas (2) horas, terminando no Terminal Santo Amaro (estações Santo Amaro do Metrô e CPTM, e ônibus). 

Para participar, basta se inscrever, ir com roupa e sapatos confortáveis e não esquecer de levar água, máscara e protetor solar. 

As trilhas fazem parte das atividades do Lab Rio Pinheiros, que está estudando a área, as dinâmicas, o entorno e as transformações, de forma a fazer proposições para que o parque promova uma cidade mais democrática, sustentável e acessível para todas as pessoas. Desta forma, ao participar das trilhas, as pessoas também irão colaborar com informações sobre o acesso e a experiência no parque.

 

Serviços

Janeiro

25/01 (terça-feira)
https://bit.ly/RioPinheiros2501
29/01 (sábado) https://bit.ly/RioPinheiros2901  

Fevereiro 05/02 (sábado) e 19/02 (sábado); 

Março 05/03 (sábado) e 19/03 (sábado); 

Abril 02/04 (sábado) e 16/04 (sábado);

Maio 07/05 (sábado) e 21/05 (sábado); 

Junho 04/06 (sábado) e 18/06 (sábado).

 

Horário: 16h às 18h

 

Local de início: Nossa Praça - Avenida professor Alceu Maynard Araújo - Vila Cruzeiro

Local de término: Terminal Santo Amaro (estações Santo Amaro do Metrô e CPTM)

 

Contato

 

Sobre o Passeio: 

Michele Toledo | (11) 99381-4888  | [email protected] 

Sobre o Laboratório: 

Leticia Sabino  |  (11) 99516-1656  | [email protected]


 

Quem somos

O Instituto Trilhas é uma organização sem fins lucrativos, de cunho multidisciplinar e que busca propiciar à sociedade ações de educação, formação e sensibilização no campo da educação socioambiental. Tem como propósito fortalecer a relação entre a sociedade e o ambiente, estimular o desenvolvimento humano e promover o direito à cidade, à cultura e à arte, buscando contribuir com um processo de desenvolvimento mais sustentável.

https://institutotrilhas.org.br/#/ | www.instagram.com/instituto.trilhas/ 

 

O Laboratório Rio Pinheiros é uma iniciativa realizada pelo Metrópole 1:1 e SampaPé!,  criada em parceria com a Farah Service, que apoia,  junto ao consórcio Parque Novo Rio Pinheiros. O projeto tem o objetivo de contribuir com a transformação das margens do rio em espaço público de convívio acessível, democrático e acolhedor para todas as pessoas. Para isso, realiza estudos, metodologias participativas, experimentações e ações de ativação concomitante com as obras já previstas para criação do parque linear Rio Pinheiros-Bruno Covas.

O Laboratório propõe aprofundar-se em algumas questões importantes na transição  de um dos espaços mais emblemáticos da cidade: o rio Pinheiros e suas margens, que está ocorrendo por meio da requalificação da Ciclovia do Rio Pinheiros, na margem leste, e a implantação de parque linear de 17 km, na margem oeste. Os projetos irão ampliar o acesso da população ao maior rio aberto da cidade, mudando a relação das pessoas com a água, a natureza, as vias adjacentes e os bairros.

As frentes de estudo do Laboratório focam nos impactos do projeto dentro e fora das margens, como o entorno urbano e comunidades lindeiras, além da garantia da existência de espaços, atividades e elementos que promovam o acesso, uso e segurança nas margens do rio de pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais. 

www.labriopinheiros.org 
 

Metrópole 1:1

O Metrópole Um pra Um é um escritório de urbanistas e arquitetos que trabalha com um planejamento urbano além dos mapas, focado em pessoas, na escala real, a escala 1:1.  Defendem  a importância dos espaços públicos, não apenas como áreas de lazer e descanso, mas também no seu potencial pedagógico e de incentivar o olhar crítico. O objetivo é tornar as discussões da cidade acessíveis a quem mais interessa: os cidadãos. Trabalham com pesquisas, projetos, estudos urbanos e são especializados em projetos de mobilidade urbana, infância e urbanismo tático. Realizam oficinas e capacitações com comunidades e corpo técnico de gestões públicas, como forma de construir espaços de diálogos mais participativos e cidades mais inclusivas. 

www.metropoleumpraum.com.br  | www.facebook.com/metropoleumpraum  | www.instagram.com/metropoleumpraum  | https://br.linkedin.com/company/metropoleumpraum  | https://twitter.com/metropole1pra1 


SampaPé!

O SampaPé! é uma organização sem fins lucrativos, liderada por mulheres e fundada em 2012, que tem como objetivo construir cidades mais caminháveis com as pessoas. Atua nas frentes de promoção da cultura do caminhar e humanização das cidades, realizando projetos e metodologias para engajar e capacitar a cidadania e quem toma decisões nas cidades. Promove ações político-cidadãs, de comunicação, mapeamento, urbanismo tático, legibilidade, formação, pesquisa, entre outras. Idealizaram e mobilizaram a Paulista Aberta, em São Paulo - principal programa de abertura de ruas para as pessoas na cidade. Desenvolveram metodologias técnicas e participativas para a transformação dos espaços públicos com perspectiva de gênero junto ao poder público em Curitiba e Salvador.www.sampape.org  | www.facebook.com/sampape.sp  | www.instagram.com/sampapesp  |  https://sampape.medium.com  |https://br.linkedin.com/company/sampapé  | https://twitter.com/sampape_oficia

 

Apoio:

Farah Service

A Farah Service, foi fundada em 1986 e especializou-se na prestação de serviços que visam contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos por meio de parcerias entre a comunidade e os setores públicos e privados (CPP). Dessa forma, as empresas passam a desempenhar um papel ativo e importante na sociedade, contribuindo com iniciativas que, de fato, modificam e melhoram a vida do cidadão. 

@farah.service
 


 

 

 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp