CIDADE NO AR Publicidade 728x90
17/01/2022 às 10h22min - Atualizada em 20/01/2022 às 00h00min

Roman Abramovich consegue cidadania portuguesa por meio da Lei da Nacionalidade

Milhares de brasileiros também podem ser beneficiados com nova legislação

SALA DA NOTÍCIA Thalita Guimarães mion
 

O multimilionário russo, Roman Abramovich, dono do Chelsea (clube de futebol profissional inglês), conseguiu se tornar cidadão europeu por meio de Portugal. Depois de desistir do pedido de visto feito no Reino Unido, devido a um conflito diplomático da Inglaterra com a Rússia, o empresário se beneficiou de uma nova lei portuguesa, em vigor desde 2015, que oferece naturalização aos descendentes de todos aqueles perseguidos e expulsos da Península Ibérica durante o período da Inquisição.

 

Somente no Brasil, acredita-se que mais de 30 milhões de pessoas sejam descendentes de judeus e não sabem, podendo, assim,  ter o mesmo direito à cidadania portuguesa. Isso porque, segundo a atual lei lusitana, qualquer descendente de judeu na epóca da Inquisição, independentemente se este tenha se convertido ao cristianismo ou conseguido fugir para outros países, tem direito a se tornar cidadão português. 

 

Itay Mor, advogado israelense e fundador do Clube do Passaporte, empresa especializada na obtenção da cidadania portuguesa, com sede no Brasil, explica que são os chamados cristãos-novos, famílias que foram obrigadas a se converter ao cristianismo no período da Inquisição. “Temos números que apontam que mais de 200 mil descendentes dos judeus sefarditas já usufruíram dessa lei. O Brasil é o país com o terceiro maior grupo de candidatos que já aplicaram para a cidadania por meio dessa lei e esse número  pode ser ainda maior, se levarmos em conta que muitos brasileiros ainda não sabem que têm esse direito”, ressalta.

 

Mor lembra que se tornar cidadão português abre portas para quem deseja viver também em outro país europeu. “Isso porque há a segurança de trânsito livre, de moradia e trabalho sem limitações nos 26 países que fazem parte do Acordo Schengen, cujas nações europeias, como o Reino Unido, decidiram abolir oficialmente o controle em suas fronteiras mútuas”, afirma.

 

Apesar de ser possível ter direito à cidadania portuguesa, nem sempre a comprovação de ascendência é fácil. “Por isso, depois de realizar o meu próprio processo de cidadania portuguesa, resolvi ajudar outras pessoas que têm esse desejo e precisam de auxílio para realizá-lo. Hoje,  depois de apenas dois anos de atuação no Brasil, o Clube do Passaporte tem mais de 2.500 brasileiros interessados pelo processo e o número tende a aumentar”, comenta.

 

Como funciona o processo por meio do Clube do Passaporte

Primeiro é realizada uma análise documental por meio de profissionais genealógicos verificando se existe a possibilidade de encontrar documentos necessários para comprovação do direito à cidadania. Isso confirmado, é realizado estudo genealógico, que pode chegar até a 15ª geração, com preparação de toda documentação familiar até a descoberta do ancestral judeu. 

Com resultado positivo, os documentos são enviados para a Comunidade Judaica de Portugal, que irá assinar o certificado oficial. A partir desse momento é realizada a confirmação de que todos os processos tiveram êxito e os próximos passos serão apenas burocráticos. O último passo é a entrada com pedido de cidadania no Ministério da Justiça de Portugal, que geralmente leva 2 anos para ser finalizado. 

Sobre o Clube do Passaporte

 

Empresa especializada na obtenção da cidadania portuguesa, atua no Brasil, Israel e Portugal. Conta, desde 2017, com uma equipe multidisciplinar internacional que têm ajudado brasileiros no processo de cidadania portuguesa, sendo boa parte pela via sefardita, que abrange todos os cristãos-novos - milhões de brasileiros cuja origem é, muitas vezes, completamente desconhecida. Além disso, o escritório assessora empresários de qualquer descendência que queiram investir no país ibérico de diversas formas, como por meio do chamado Golden Visa.

 

Criado pelo advogado israelense Itay Mor, tem no seu currículo mais de centenas de processos de cidadania finalizados e milhares em legitimação. Mor também é o fundador da Associação Over the Rainbow Portugal, entidade que tem como objetivo aumentar a cooperação cultural e empresarial entre a comunidade judaica como um todo e Portugal.

 

Saiba mais: www.clubedopassaporte.com.br 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp