12/02/2022 às 14h30min - Atualizada em 12/02/2022 às 14h30min

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes reuniu prefeitos e gestores para discutir o uso da tecnologia e dialogar sobre inovações - Prefeitura de Lages

Direcionado para pequenos e médios municípios, o Fórum propicia a troca de conhecimentos sobre como planejar e implantar ações que gerem economia, aumento de arrecadação e maior eficiência no serviço público

https://www.lages.sc.gov.br/noticia-descricao/3407/forum-de-cidades-digitais-e-inteligentes-reuniu-prefeitos-e-gestores-para-discutir-o-uso-da-tecnologia-e-dialogar-sobre-inovacoes

O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Serra Catarinense reuniu prefeitos, gestores, empresários e especialistas no Órion Parque Tecnológico, na manhã dessa quinta-feira (10 de fevereiro). Lages foi sede do evento que contou com a participação de mais de 40 prefeituras de todo o Estado. O encontro foipromovido pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Lages e Orion.

O uso de tecnologia no desenvolvimento dos municípios foi o tema tratado entre os participantes, que contaram com uma vasta programação. Entre os palestrantes estavam o vice-prefeito Juliano Polese, que falou sobre a inovação e transformação digital no aprimoramento da gestão pública, e o secretário da Saúde, Claiton Camargo, que abordou a importância dos parques tecnológicos no desenvolvimento do ecossistema e da economia de Santa Catarina.“A rede preconiza a troca de informações e de experiências valiosas para que juntos possamos construir as cidades que sonhamos e queremos viver”, destaca o vice-prefeito Juliano Polese, que no ato representou o prefeito Antonio Ceron.

Direcionado, sobretudo, para pequenos e médios municípios, o Fórum propicia a troca de conhecimentos sobre como planejar e implantar ações que gerem economia, aumento de arrecadação e maior eficiência no serviço público, melhorando a comunicação com os munícipes e promovendo um ambiente de conectividade, empreendedorismo e crescimento econômico.

O objetivo do Fórum é reunir prefeitos, gestores públicos de diversas áreas e vereadores interessados em conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades neste momento desafiador e importante para a adoção de novas tecnologias no fomento ao desenvolvimento socioeconômico. “Estamos em busca de cidades estruturadas em busca de caminhos e soluções, canalizando toda a inteligência para os cidadãos, para que cresça e se desenvolva de forma satisfatória”, argumenta o diretor da Rede Cidades Digitais, José Marinho.

A implantação do 5G nas cidades foi um dos temas importantes abordado durante o evento. O gerente de Projetos da Secretaria de Telecomunicações (Setel) do Ministério das Comunicações, Hélio Maurício Miranda da Fonseca, participou virtualmente de Brasília para dar orientações de como os municípios devem se preparar para a chegada da nova tecnologia.

A deputada federal Ângela Amin também participa virtualmente do evento apresentando detalhes da proposta de promoção de políticas públicas nas cidades é a Política Nacional de Ensino Digital, que tramita em caráter de urgência na Câmara dos Deputados e precisa ser votado ainda neste mês pelos parlamentares.

 

Texto: Aline Tives

Fotos: Ari Junior

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp