CIDADE NO AR Publicidade 728x90
11/02/2022 às 10h00min - Atualizada em 14/02/2022 às 00h00min

Recebi a nota do Enem, e agora? Psicóloga dá dicas para segurar a ansiedade e fazer as melhores escolhas

Profissional orienta como fazer escolas nesse importante momento de decisão

SALA DA NOTÍCIA Erick Nogueira
A esperada nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que garante o acesso à faculdade, foi divulgada. Nesta hora, também é comum o candidato ficar ansioso, já que chegou a hora de fazer escolhas importantes, como a instituição e até o curso que irá frequentar.

A psicóloga Vanessa Bizzo, professora do curso de Psicologia da São Judas, conta que, após saber a nota do Enem, pode ocorrer uma sensação de alívio, mas também de muita ansiedade. 

“A ansiedade é um sinal muito comum nessa nova etapa da vida, pois, entrar na faculdade é um momento carregado de incertezas. Por ser uma fase de mudanças significativas, comumente surgem dúvidas, medo e insegurança, afinal, agora está nas mãos da pessoa o que ela imagina que será seu destino como profissional”.

Para controlar esse sentimento e garantir decisões acertadas, ela dá algumas dicas, que vão de conversar com os familiares, pensar positivo e separar a expectativa da realidade. “Nessas horas, o ideal é não se isolar. Procure seus pais e familiares para conversar e dividir o que está sentindo. Fale sobre seus medos, sobre suas expectativas. Falar de forma honesta e expressando verbalmente essa sensação ruim ajuda muito no controle da ansiedade”.

Vale também confrontar os pensamentos catastróficos com perguntas mais realistas. Isso tranquiliza a instabilidade. “Se pergunte: “qual a pior coisa que poderia acontecer se...??”. Essa pergunta traz a dimensão do real. Afinal, nada vai acontecer de tão grave que não possa ser resolvido”.

É importante que o candidato não fantasie expectativas alheias e não carregue para si um peso familiar.  “Cada um tem a sua história e faz aquilo que pode nas condições que tem, dentro do que é possível. Pensar assim traz um alívio muito grande”.

Para terminar, a psicóloga lembra das máximas “Viva um dia de cada vez “e “O futuro a Deus pertence”. “A aceitação de que o futuro é imprevisível finalmente permite que as escolhas sejam feitas e traz uma sensação de certeza de que isso era o que precisava ser feito e que não se trata apenas de uma aposta na vida, mas, de encarar a vida de uma maneira realista.

Nota do Enem – Na São Judas, o candidato que usa a nota do Enem pode ganhar bolsas de 50%, 60% e 100%. Mais detalhes, basta acessar o link.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp