15/02/2022 às 17h20min - Atualizada em 16/02/2022 às 00h00min

Instituto de Engenharia promove palestra para debater a faixa azul para motos

Experiência recente é realizada em São Paulo com intuito de minimizar acidentes com motociclistas

SALA DA NOTÍCIA Da redação
Divulgação
Desde 25 de janeiro, a cidade de São Paulo implantou uma medida para trazer mais segurança aos motociclistas. Trata-se da Faixa Azul, feita na avenida 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad.

Com essa novidade, o Instituto de Engenharia debate o assunto nesta quarta-feira, às 10h, em um evento gratuito e online. A palestra "A experiência com a Faixa Azul para motos em São Paulo" tem como público alvo engenheiros, arquitetos e interessados no tema.

Dentre os palestrantes estão Ricardo Teixeira, secretário de Mobilidade e Trânsito de São Paulo e Luiz Fernando Devico, diretor de Planejamento da CET. A moderação do evento se dará pela coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito do IE, Maria da Penha Nobre.

A ideia da Prefeitura de São Paulo é organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas e pacificar e humanizar o trânsito da cidade.

A Faixa Azul não é exclusiva e tampouco obrigatória para motocicletas. A demarcação da via entre as faixas 1 e 2 se dá para, em momentos de tráfego lento, fazer com que as motos possam transitar com mais disciplina, de forma segura e consciente e sem alterar a dinâmica já existente na via.

A avenida 23 de Maio foi escolhida para o projeto piloto por tratar-se de uma via com alto número de trânsito de motocicletas: 2.400 motos por hora, chegando a 50 mil ao dia, com 78% dos sinistros no local envolvendo a moto.

A Faixa Azul tem cerca de 5,5 km de extensão e a ideia é reduzir em até 30% o número de acidentes com motocicletas na via.

Serviço:
Palestra "A experiência com a Faixa Azul para motos em São Paulo"
Quarta-feira, dia 16 de fevereiro
Horário: 10h
Evento online. Informações no site:
https://www.institutodeengenharia.org.br/site/events/a-experiencia-com-a-faixa-azul-para-motos-em-sao-paulo/

Sobre o Instituto de Engenharia
O Instituto de Engenharia (IE) é uma sociedade civil sem fins lucrativos com 105 anos de tradição, credibilidade e comprometimento com o desenvolvimento do Brasil.

O IE realiza estudos e debates temáticos para direcionar o desenvolvimento do país em áreas estratégicas como energia, mobilidade, logística, infraestrutura, tecnologia e agronegócios.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp