CIDADE NO AR Publicidade 728x90
17/02/2022 às 18h39min - Atualizada em 18/02/2022 às 00h00min

Inteligência Artificial vai tornar EaD mais seguro

Reconhecimento facial é uma das novidades da plataforma

SALA DA NOTÍCIA Redação
Divulgação
 

O Ensino à Distância (EAD) vai ganhar novos aliados, este ano, para tornar a experiência acadêmica mais ágil e segura.  As novidades tecnológicas passam por ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como a identificação facial dos estudantes de escolas públicas, e o reconhecimento automático de erros de redação, acelerando a correção de textos entregues ao professor. 

O reconhecimento facial permitirá que o professor tenha absoluta certeza de que o aluno é realmente o aluno. Por meio do recurso, é possível saber quando ele entrou na sala de aula virtual e por quanto tempo permaneceu.  É o check-in completo da presença e permanência do estudante.

— Uma consequência natural é que o reconhecimento facial aumenta o compromisso do estudante com o aprendizado.  Podemos dizer que fortalece o compromisso com o estudo —  explica Jorge Barbosa, diretor de tecnologia da IP.TV School, a plataforma de softwares especializada em programas e aplicativos de EAD.

Com o aluno devidamente identificado, outra ferramenta entrará em ação para melhorar o aprendizado. É o "Machine Learning", que cruza os dados de desempenho do aluno por meio de testes, exercícios e provas, sem a obtenção de informações pessoais do usuário para fins comerciais.  Por consequência, o professor terá uma avaliação precisa de cada estudante e a qualidade do curso pode ser aprimorada.

— Ao contrário de outras plataformas que usa os dados pessoais para vários fins, a nossa intenção é reverter todas as informações em benefício do aprimoramento do curso — explicou Jorge Barbosa.

Já a correção automatizada de texto (ortografia e concordâncias verbal e nominal) possibilita ao professor tirar dúvidas referentes a outros componentes estruturais de redação, aprimorando a capacidade narrativa dos alunos. Além disso, ao identificar sucessivamente os trechos incorretos, o sistema poderá evoluir e ficar ainda mais refinado em suas correções por meio do "Machine Learning".

Sobre a IP.TV School

A tecnologia da IPTV School permite que mais de 10 mil salas de aula on-line, espalhadas por capitais e lugares remotos do Brasil, garantam o acesso ao ensino à distância, atendendo cerca de 9 milhões de alunos e 350 mil professores.  O recurso tecnológico está presente, também, em dezenas de estúdios ao vivo.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp