CIDADE NO AR Publicidade 728x90
25/02/2022 às 17h03min - Atualizada em 28/02/2022 às 00h00min

A tecnologia da Hikvision ajuda a indústria siderúrgica a melhorar a segurança e a eficiência dos funcionários

SALA DA NOTÍCIA Júlia Agnes
O processo de fabricação de aço é muito complicado. Colocar o minério no forno para transformá-lo em ferro e depois em um pedaço de aço requer dezenas de processos. Durante esses processos, a inspeção e manutenção regulares dos fornos são a principal prioridade. No passado, os inspetores tinham que subir dezenas de metros em cada forno, de hora em hora, e medir sua temperatura com um termômetro infravermelho para evitar acidentes causados por superaquecimento. Alta temperatura, gás venenoso e respingos de flores de ferro tornavam este ambiente de trabalho totalmente hostil para eles. Uma vez que o equipamento falhe, não só causará perdas financeiras, mas também poderá causar acidentes.

Algumas empresas líderes do setor siderúrgico estão se esforçando para superar os desafios e impulsionar um novo modo de produção. Por exemplo, a Angang Steel, segunda maior siderúrgica da China, adotou a solução de medição automática de temperatura da Hikvision, líder mundial no fornecimento de soluções e produtos de segurança, para ajudar os trabalhadores a se afastarem de acidentes, e ficarem mais próximos de condições de trabalho eficientes e seguras.

Localizada na base da indústria pesada no nordeste da China, a Angang Steel tem uma longa história e um papel fundamental na indústria. Nos últimos anos, a empresa tentou ativamente soluções inovadoras para fabricação inteligente e para resolver problemas de saúde e segurança.

Tomemos como exemplo a inspeção e manutenção de altos-fornos. Desde 2019, a Hikvision e o parceiro local, Yutai Security, ajudaram a Angang Steel a aplicar imagens térmicas em altos-fornos de produção de ferro. Ao avaliar a intensidade da radiação infravermelha emitida por objetos, as câmeras térmicas têm sido usadas na detecção de anomalias de temperatura antes do início de um incêndio. Eles encontram pontos quentes e defeitos invisíveis em máquinas ou sistemas elétricos que podem indicar um problema potencial. Eles também realizam medições sem contato nas áreas de difícil acesso manual.

Por meio da conexão em tempo real entre instrumentos de imagem térmica front-end e um sistema back-end, os inspetores podem usar fluxos de vídeo de diferentes posições em um forno e monitorar as mudanças de temperatura em áreas específicas do revestimento do forno, gerar relatórios e receber informações em tempo hábil com avisos de irregularidades de temperatura.

O sistema mede automaticamente a temperatura, gera relatórios e também permite que os trabalhadores pesquisem e comparem dados históricos e monitorem as mudanças nos fornos recebendo alertas em tempo real.

Siderurgia inteligente por meio de operação remota

Além da medição automática de temperatura dos altos-fornos siderúrgicos, soluções digitais e inteligentes em todo o processo de siderurgia ajudam os trabalhadores a perceber remotamente locais de produção complexos e programar a produção em tempo real.

A Hikvision usa tecnologia de imagem térmica para realizar monitoramento on-line em tempo real. Além disso, outros tipos de sensores podem ser usados para inspecionar com mais precisão o status operacional do equipamento. Com base nisso, os alarmes antecipados de possíveis riscos de segurança serão acionados no menor tempo possível.

“Antigamente, as inspeções dos altos-fornos eram totalmente manuais. Os trabalhadores precisavam usar uma pistola de temperatura para detectar a temperatura da superfície do forno, gastando muito tempo. Além disso, havia muitos riscos de segurança, como envenenamento por gás e lesões por queda. Portanto, temos que descobrir soluções eficazes para proteger a saúde e a segurança dos funcionários nesse processo perigoso”, disse Yin Fengwei, gerente geral da filial de Anshan da Yutai Security.

Na oficina de fabricação de aço da Angang Steel, o processo de produção pode ser visualizado remotamente por meio de dispositivos de vídeo inteligentes Hikvision e grandes telas. Por meio de excelente processamento de brilho de imagem, imagens com alta taxa de quadros e outras tecnologias, a imagem do processo de despejo e dessulfuração de aço fundido em ambientes de alta temperatura e alto brilho pode ser gerada e depois transmitida para o back-end, permitindo que os trabalhadores visualizem e avaliem o status de produção a tempo de garantir a qualidade do produto.

“A detecção manual é definitivamente incomparável com o monitoramento inteligente, pois é difícil refletir a situação em tempo real e não é possível fornecer um alerta antecipado eficaz. Com o sistema Hikvision instalado, agora podemos obter os principais dados dos altos-fornos, que podem ser registrados com precisão e facilmente pesquisados no computador. Por exemplo, podemos ver e verificar claramente se o material de isolamento está diminuindo ou mesmo caindo. Isso garante o progresso contínuo da produção e a segurança dos trabalhadores”, disse Yin Fengwei.

Mais tecnologias para uma siderúrgica inteligente

Em termos de logística de produção, a Hikvision usa Inteligência Artificial, Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) e outras tecnologias para fortalecer a capacidade da Angang Steel de reconhecer informações importantes em processos relacionados. Por exemplo, a função de contagem de um botão pode acionar a análise de dados de vídeo sobre o peso e a quantidade dos materiais. Os resultados da análise podem ser cruzados com os dados de peso existentes e os dados de quantidade registrados manualmente. Em seguida, o sistema pode imprimir automaticamente as etiquetas informativas dos materiais.

Além disso, a Hikvision usa tecnologia de percepção multidimensional para monitorar e controlar os veículos na fábrica de forma inteligente. Por exemplo, a fusão de dados de vídeo e radar pode detectar violações de veículos ao reconhecer velocidade anormal ou trilhas de direção. Ele fornece aos departamentos de supervisão de segurança feedback sobre violações de veículos e condições anormais na fábrica e descobre os riscos potenciais do transporte de veículos com antecedência.

A Hikvision tem desenvolvido continuamente soluções para responder às necessidades dos usuários corporativos da indústria siderúrgica, com sólida área de P&D. Suas tecnologias inteligentes estão ajudando cada vez mais usinas siderúrgicas a melhorar a qualidade e a eficiência, além de aliviar a carga de trabalho dos trabalhadores em ambientes de trabalho difíceis e ajudá-los a trabalhar com mais segurança e eficiência.

Sobre a Hikvision
A Hikvision é líder mundial na oferta de produtos e soluções de segurança eletrônica. Com uma força de trabalho de P&D abrangente e altamente qualificada, a Hikvision desenvolve e fabrica um conjunto completo de produtos e soluções para uma ampla gama de mercados verticais. Além da indústria de segurança, a Hikvision amplia seu alcance aos mercados de tecnologia residencial, industrial e automotiva.

Os produtos da Hikvision também fornecem soluções de negócios a usuários finais, proporcionando operações mais eficientes e de maior sucesso comercial. Comprometida com a máxima qualidade e segurança de seus produtos, a empresa incentiva os parceiros a aproveitar os muitos recursos de segurança cibernética que oferece, incluindo o Centro de Cibersegurança Hikvision. Para mais informações, visite-nos em https://www.hikvision.com/pt-br/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp