10/03/2022 às 17h19min - Atualizada em 11/03/2022 às 00h00min

Principal malware distribuidor de e-mails maliciosos explora o conflito entre Ucrânia e Rússia

A Check Point Research revela que o Emotet é o malware mais predominante no mundo, bem como no Brasil ao liderar a lista nacional; os pesquisadores também observaram que o Emotet está sendo usado na criação de campanhas de e-mails maliciosos que tiram vantagem do conflito Ucrânia/Rússia

SALA DA NOTÍCIA Check Point Software
https://www.checkpoint.com/pt/
Imagem Ilustrativa - Divulgação Check Point Software
A Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point Software Technologies, divulga o Índice Global de Ameaças referente ao mês de fevereiro de 2022. Os pesquisadores relataram que o Emotet permaneceu como o malware mais prevalente, impactando 5% das organizações em todo o mundo, enquanto o Trickbot caiu ainda mais no índice para o sexto lugar.

O Trickbot é um botnet e trojan bancário que pode roubar dados financeiros, credenciais de contas e informações de identificação pessoal, além de se espalhar lateralmente em uma rede e descarregar um ransomware. Durante 2021, o Trickbot apareceu no topo da lista de malwares mais prevalentes por sete vezes. Nas últimas semanas, no entanto, a Check Point Research não notou novas campanhas do Trickbot e este malware agora ocupa o sexto lugar no índice global. Isso pode ser devido, em parte, a alguns membros do Trickbot se juntarem ao grupo de ransomware Conti, conforme sugerido pelo próprio grupo no recente vazamento de dados do Conti.

Além disso, em fevereiro, a CPR observou cibercriminosos se aproveitando do conflito Rússia/Ucrânia para atrair pessoas para baixar anexos maliciosos; e o malware mais prevalente do mês passado, o Emotet, de fato está atuando exatamente assim, com e-mails que contêm arquivos maliciosos e o assunto “Lembre-se: Ucrânia-Rússia conflito militar: bem-estar de nosso membro da tripulação ucraniana".


“Atualmente, verificamos a exploração do tema do conflito Rússia/Ucrânia em campanhas de e-mail maliciosos que atraem as pessoas para baixar anexos maliciosos. É importante sempre verificar se o endereço de e-mail do remetente é autêntico, ficar atento a erros ortográficos nos e-mails e não abrir anexos ou clicar em links, a menos que tenha certeza de que o e-mail é seguro”, afirma Maya Horowitz, vice-presidente de Pesquisa da Check Point Software Technologies.

De acordo com análise dos pesquisadores da CPR no início do conflito no Leste Europeu, no dia 24 de fevereiro, os ataques cibernéticos ao governo e ao setor militar da Ucrânia aumentaram 196% nos primeiros três dias de combate registrando uma média de 228 ciberataques por organização por dia na Ucrânia. Houve também um aumento de 4% dos ataques cibernéticos às organizações russas e os e-mails de phishing nos idiomas eslavos orientais aumentaram em sete (7) vezes, sendo que um terço desses e-mails de phishing maliciosos foram direcionados a destinatários russos enviados de endereços de e-mails ucranianos.

A CPR também revelou em fevereiro que Educação / Pesquisa prossegue sendo o setor mais atacado globalmente, seguido por Governo/Militar e ISP/MSP. A “Web Server Exposed Git Repository Information Disclosure” foi a vulnerabilidade mais explorada tendo afetado 46% das organizações no mundo; seguida pela “Apache Log4j Remote Code Execution” que caiu do primeiro para o segundo lugar e impacta 44% das organizações em todo o mundo. A “HTTP Headers Remote Code Execution” foi a terceira vulnerabilidade mais explorada, com um impacto global de 41%.

Os principais malwares de fevereiro no Brasil

O principal malware no Brasil em fevereiro prosseguiu sendo o Emotet que apresentou o índice de 4,85% de impacto nas organizações brasileiras; em segundo lugar foi o Glupteba (2,61%) no ranking nacional no mês passado, enquanto o Trickbot (2,17%) ocupou o terceiro lugar.

O Emotet é um cavalo de Troia avançado, autopropagável e modular que já foi usado como um trojan bancário e, atualmente, distribui outros malwares ou campanhas maliciosas. O Emotet usa vários métodos para manter técnicas de persistência e evasão a fim de evitar a detecção, e pode ser distribuído por e-mails de phishing contendo anexos ou links maliciosos. Segundo relatório Threat Intelligence da Check Point Software, nos últimos 30 dias, 61% dos arquivos maliciosos no Brasil foram encaminhados via e-mail.

O Índice de impacto de ameaças globais da Check Point Software e seu mapa ThreatCloud são alimentados pela inteligência ThreatCloud da Check Point, a maior rede colaborativa que fornece inteligência de ameaças em tempo real derivada de centenas de milhões de sensores em todo o mundo, em redes, endpoints e dispositivos móveis. A inteligência é enriquecida com mecanismos baseados em IA e dados de pesquisa exclusivos da divisão Check Point Research (CPR).

A lista completa das dez principais famílias de malware em fevereiro pode ser encontrada no Check Point Software Blog.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp