30/03/2022 às 16h07min - Atualizada em 31/03/2022 às 00h10min

No mês da Literatura Infantil, Lago de Histórias reabre sua Casa Cultural para visitas literárias

Retomada da programação

SALA DA NOTÍCIA Dedicata Comunica
Divulgação
Abril é um mês especialmente dedicado aos livros, autores e à literatura, sobretudo infantil. Para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil Dia Nacional do Livro Infantil; da Biblioteca; e Dia Mundial do Livro, a Editora e Casa Cultural Lago de Histórias, na Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro, retoma as Visitas Literárias após dois anos sem receber as escolas e suas crianças no Espaço, e no mesmo mês em que comemora aniversário de cinco anos.

“Esta visita é um encontro de ensino e aprendizagem regado com afeto, poesia, imaginação e beleza. Realizada há alguns anos, a Visita Literária tem um trajeto lúdico, onírico e poético por cada canto da casa cultural e acompanhamento da Equipe da Lago de Histórias com atividades pedagógicas”, conta Helena Lahis, fundadora da Casa Cultural e Editora.

Como funciona?
A escola e outros grupos sobem uma Escadaria de Livros, chegam ao Salão da Árvore
para instruções sobre a divisão do tempo e atividades e, no final da visita, cada aluno colherá um fruto (livro) dessa Árvore para levar para casa. Um Portal Literário, com Fonte Infinita da Lago de Histórias, abre as portas para o Salão das Histórias, onde há um aconchegante espaço com tatames e almofadas para o conforto dos visitantes.

Durante a visita, Helena Lahis, pedagoga e autora de diversos títulos da Casa, conversa com a garotada sobre como os livros nascem, desde que a história é escrita, a fase de ilustrações até chegar à impressão, utilizando material de suporte audiovisual e, claro, os livros da Lago de Histórias. Premiados e escolhidos em programas de governo, são alguns deles:  Soldado (acervo básico da FNLIJ e aprovado no PNLD Literário 2018), Olga (terceiro lugar na Biblioteca Nacional e acervo básico FNLIJ), A moça artista do topo do morro (aprovado no PNLD Literário 2018), Contos de encantar o céu (catálogo de Bolonha 2019 e acervo básico FNLIJ).

Divididas em grupos, as crianças ouvem contação de histórias e conhecem:

Lago na Calmaria: Para a escolha do livro que quer levar pra casa, no Salão das Histórias estarão disponíveis exemplares de cada uma das obras e cada um escolhe livremente o que mais gostar.

Varal de Ideias: São penduradas poesias de vários autores que podem ser lidas e devolvidas para que outros leiam.

Mural das Letras: Na parede principal do Salão das Histórias estão trechos de obras de diversos autores, às vezes desenhos.

Sala do Mergulho: A biblioteca conta com diversos livros infantojuvenis de muitas épocas, vários autores e outras editoras.

Esconderijo do Leitor: Um livro pode despertar o desejo de se esconder para ler. Os livros do Salão Principal podem ser levados para o Esconderijo do Leitor.
 
Caminho para o Céu: debaixo do céu, há um caminho que leva pra lá.  A amarelinha é para quem quer ver como é fácil chegar até o "céu".

Casa da Vicky: uma vampira amiga fez sua casa no pátio. Ela continua nos livros, mas todo mundo pode visitar a casa dela.
 
Eu quero esse!: O livro escolhido poderá ser autografado pela editora, Helena. Professores, responsáveis ou crianças também podem tirar fotos de recordação.

Mural do Escritor: Enquanto se aguarda o momento da foto ou do autógrafo, dá para ler as frases escolhidas a dedo para fazer pensar no Mural do Escritor.
Serviço:
Visita Literária na Lago de Histórias
Duração: 2h45 a 3h
Público: Alunos da Educação Infantil ao final do Ensino Médio
Lotação: 15 alunos (mínimo) até 30 alunos (máximo)
Visita Literária: R$ 75 (setenta e cinco reais) e inclui, além do ingresso à Visita, as atividades e um livro por aluno.

Outras informações e reserva de vaga pelos telefones:
(21) 97631-6131
(21) 3518-5549
Ou através do email: [email protected]




Assessoria de Imprensa
Andrea Drummond – [email protected]
24 9 8824-1512


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp