31/03/2022 às 17h05min - Atualizada em 01/04/2022 às 00h00min

Sankhya investe na HR tech PontoTel para expandir sua estratégia em soluções de Human Capital Management

Aporte será direcionado para as áreas de inteligência de mercado, marketing e força de vendas, a fim de construir um ecossistema completo que alia os benefícios do ERP com uma solução robusta de HCM

SALA DA NOTÍCIA Caren
Felipe Calixto, CEO da Sankhya.

A Sankhya, desenvolvedora brasileira de sistemas de gestão ERP e criadora do conceito EIP (Enterprise Intelligence Platform), acaba de anunciar um investimento na empresa PontoTel, HR tech referência em gerenciamento de ponto. Com isso, a tecnologia da PontoTel passa a integrar o portfólio de soluções da Sankhya, fortalecendo ainda mais sua atuação em Human Capital Management (HCM). Já a PontoTel terá um leque de ofertas mais competitivo ao incluir o ERP utilizado por mais de 16 mil clientes em todo o Brasil, além de ampliar a capilaridade da sua força comercial significativamente, já que a Sankhya está presente em todo o país. As empresas continuarão atuando de maneira independente, mas compartilhando sinergias em prol do crescimento de ambas em todas as frentes de trabalho. 

“A partir da iniciativa, complementamos nosso escopo criando um ecossistema de soluções para RH no Brasil, totalmente integrado ao nosso ERP na nuvem, e que traz mais transparência e visibilidade para a gestão de ponto dos colaboradores. Estamos desenvolvendo algo totalmente inovador para o setor de HCM, uma oferta que aproveitará o melhor das duas empresas”, disse Felipe Calixto, CEO da Sankhya. Segundo o executivo, o investimento na PontoTel se dará em forma de recursos financeiros, para crescimento das áreas de inteligência de mercado, marketing e força de vendas. 

Fundada em 2014 pelos Co-CEOs Pedro Pimenta e Gustavo Bobrow, a PontoTel possui mais de 1.000 clientes (Uber, Neon e XP Investimentos estão entre eles) e cresce, em média, 50% ano a ano. A HR tech, tem como um dos principais diferenciais um sistema de gestão de ponto totalmente parametrizável, inteligente e com uma interface simples que utiliza Inteligência Artificial (IA), priorizando a Experiência do Usuário (UX).  

“A legislação no Brasil é uma das mais complexas do mundo, por isso, nos preocupamos em desenvolver uma solução parametrizável, que cumpre regras de múltiplos sindicatos simultaneamente, o que a torna uma das plataformas mais completas do setor”, explica Pimenta, ressaltando outras características da tecnologia, como a capacidade de coletar o ponto via celular, desktop, notebook, QR Code, reconhecimento facial, entre outros. 

O sistema da PontoTel também é inteligente o suficiente para juntar todas as informações coletadas numa folha de pagamento única, independentemente da infraestrutura da empresa e se feito de forma online ou presencial, e ainda oferece recursos para o envio de notificações, troca de mensagens e integração com outras soluções de RH. O investimento realizado pela Sankhya chega em um ótimo momento, já que boa parte das empresas está implementando o modelo de trabalho híbrido e precisa de uma ferramenta robusta para gerenciar o ponto dos colaboradores. 

“A tendência do mercado é que esses sistemas sejam cada vez mais inteligentes e transparentes, empoderando o colaborador, fazendo com que ele esteja no controle dos seus dados. Além disso, não vemos razões para as empresas continuarem a usar um relógio de ponto no futuro, se há um dispositivo que faz muito mais coisas, como mostrar um banco de horas, enviar notificações, fazer reconhecimento facial, entre outras atividades”, afirmou Gustavo Bobrow. 

Este é o segundo investimento da Sankhya após receber um aporte de R$ 425 milhões do fundo soberano de Singapura, o GIC. O primeiro foi a aquisição da Neppo Tecnologia, fornecedora de soluções de comunicação omnichannel com Inteligência Artificial, em novembro de 2021. A companhia mantém seus planos de M&A previstos para este ano, quando pretende realizar, ao menos, seis novas operações. 

Sobre a Sankhya - Fundada em 1989, a Sankhya Gestão de Negócios é uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de gestão corporativa (ERP) do Brasil. Atualmente, a empresa possui 49 Unidades de Negócio e conta com uma equipe superior a 1800 funcionários e 16 mil clientes nos 26 estados do Brasil. Em 2017, a Sankhya foi pioneira ao lançar a BIA, a primeira assistente virtual do mercado de ERP, que utiliza uma tecnologia altamente inovadora de Inteligência Artificial (IA), para auxiliar os gestores a antecipar o futuro e otimizar os processos de negócio. A empresa também foi pioneira ao anunciar em 2019 uma plataforma colaborativa baseada no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform), que conecta os dados da empresa com o mercado e realiza análises preditivas baseadas no comportamento do usuário, orquestrando a estratégia e conduzindo-o na aplicação dos fundamentos de gestão. Em 2020, o GIC, fundo soberano de Singapura, se tornou acionista minoritário da Sankhya, investindo quase meio bilhão de reais na empresa brasileira. A transação marcou um dos maiores investimentos em companhias de software de gestão do país, firmando a Sankhya como uma das maiores provedoras de ERP do Brasil.  


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp