CIDADE NO AR Publicidade 728x90
05/04/2022 às 12h45min - Atualizada em 07/04/2022 às 00h01min

MPD e Helbor apresentam o icônico e elegante Figueira Leopoldo no Itaim Bibi

Projeto do estúdio Perkins&Will é inspirado na arte cinética, design de interiores das áreas comuns é assinado por Carlos Rossi e paisagismo na área interna do edíficio é de Benedito Abbud

SALA DA NOTÍCIA MáquinaCW
https://maquinacw.com/
Textura, efeito degradê e vegetação formam a fachada dinâmica e elegante do Figueira Leopoldo (Imagens: Neorama/Divulgação MPD e Helbor)
A MPD Engenharia e a Helbor se unem para desenvolver em parceria mais um empreendimento imobiliário na cidade de São Paulo que tem tudo para se tornar um elegante ícone da paisagem paulistana. A MPD, responsável pela realização e construção, e a Helbor, pela incorporação, lançaram o Figueira Leopoldo, um empreendimento de altíssimo padrão localizado na esquina da rua Leopoldo Couto Magalhães com a rua Jusseape, no Itaim Bibi. O endereço icônico é conhecido por concentrar diversos projetos de luxo, além de ser um dos últimos terrenos disponíveis nesse trecho. Trata-se de um residencial de 32 andares, é assinado por Perkins&Will, estúdio global de arquitetura e design que dita tendências e incorpora a personalidade inquieta da capital paulista.

“O projeto do Figueira Leopoldo oferece aos paulistanos o prazer e bem-estar de viver em apartamentos amplos, com planta livre, e soluções de fachada que criam movimento e dinamismo, proporcionando flexibilidade, adaptabilidade, liberdade e muita qualidade de vida. A parceria entre as empresas resgata o que há de melhor, disruptivo e inovador na arquitetura brasileira de apartamentos de alto padrão", destaca Débora Bertini, Diretora de Incorporação da MPD Engenharia.

O edifício terá 30 unidades de 355 m² cada, com quatro suítes, além dos diferenciados apartamentos nos níveis Garden (762 m²) e Duplex (622 m²). O Figueira Leopoldo resgata as antigas plantas dos edifícios da década de 50, 60 e 70, assinados por grandes ícones da arquitetura brasileira e internacional. Com plantas livres, amplas janelas, pilares periféricos e lajes planas, o design contemporâneo com alma modernista proporcionou generosas aberturas de iluminação e ventilação, bem como grande flexibilidade para modificações e adaptabilidade dos espaços, conforme as demandas dos futuros moradores. As áreas privativas incluem quatro vagas de garagem para as unidades de 355 m² e cinco vagas para os apartamentos dos níveis Garden e Duplex.

“É sempre um enorme desafio propor um produto que seja relevante para a cidade de São Paulo, que enobreça a paisagem e ao mesmo tempo atenda bem quem nele irá morar. O Figueira Leopoldo, empreendimento da parceria Helbor e MPD, apresenta uma série de diferenciais e o principal deles é a localização: é o último terreno disponível na região do Itaim Bibi. Trata-se de um projeto arrojado e robusto, que traz detalhes requintados apreciados pelo público de alto padrão”, ressalta Marcelo Bonanata, Diretor de Vendas da incorporadora Helbor.

O projeto de design de interiores das áreas comuns é assinado por Carlos Rossi, que atua há mais de 25 anos em projetos nas áreas corporativas. Seus trabalhos têm se destacado em mostras, revistas especializadas e livros internacionais, além do reconhecimento de diversos prêmios nos principais concursos da arquitetura brasileira e internacional, incluindo o Americas Property Awards. O projeto feito por Rossi e sua equipe buscou trazer aos espaços a sofisticação e modernidade. Uma harmonia entre os contrastes de materiais como o ripado, o concreto e o cimento queimado buscam equilíbrio entre o requinte e o conceito de lar. A integração entre o paisagismo interno e externo traz harmonia ao projeto, possibilitando também a entrada de luz natural aos espaços. Os detalhes das texturas, o mobiliário de design e uso da madeira para aquecer os ambientes são utilizadas como expressões para enfatizar o conforto e a elegância de cada ambiente.

Já o paisagismo na área interna e externa do edifício é assinado por Benedito Abbud. Fundado em 1981, o escritório Benedito Abbud Paisagismo Planejamento e Projetos tem como foco a criação de projetos e planos de arquitetura paisagística com identidade própria. Em 40 anos, são mais de 5.200 projetos paisagísticos em todo Brasil e em outros países como Argentina, Uruguai e Angola. “O paisagismo do Figueira Leopoldo foi criado como uma sequência visual que se descortina, conforme nos deslocamos pelos ambientes. Para tanto, utilizamos infinitos tons de verdes da vegetação, plantas aromáticas para o olfato e frutíferas para o paladar e atração dos pássaros. Já no conjunto aquático, um espelho duplica a paisagem, realçando o verde. Nesse empreendimento, o paisagismo abraça literal e carinhosamente os seus moradores”, afirma Abbud.

A área externa  do Figueira Leopoldo conta com um jardim e outras amenidades de um condomínio de alto padrão, como lounge, salão de festas, brinquedoteca, piscina, spa e espaço fitness. O terreno com área total de 1.793,61m² tem fechamentos feitos com materiais naturais: um muro de pedra e ripas de madeira cria uma solução de permeabilidade, que permite a vista dos pedestres para os jardins do edifício, tornando o passeio mais amigável e agradável.

Arte cinética inspira projeto arquitetônico
Arquitetura e arte sempre estiveram íntimamente ligadas ao longo da história em uma inspiração mútua e contínua. Não por acaso, o projeto arquitetônico do Figueira Leopoldo foi inspirado na arte cinética, em especial no trabalho do artista brasileiro Abraham Palatnik, que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos, ilusões de ótica ou posicionamento de peças.

“Criamos um edifício móvel, dinâmico e que, a cada ângulo ou hora do dia em que é observado, assume uma nova estética e relação com o observador. Através da fachada, que cria esses efeitos, o prédio se relaciona com o entorno e a cidade, os protagonistas são os moradores”, conta Douglas Tolaine, Diretor de Design do estúdio da Perkins&Will São Paulo.

A fachada é composta por três tons de painéis madeirados em um degradê, saindo de uma tonalidade mais clara, passando por uma mediana até alcançar nuances mais escuras, permitindo que o edifício seja admirado mesmo de longe. Esse efeito, junto às soluções de textura e aos jardins nos terraços das unidades trouxeram leveza e dinamismo para o design do prédio.  

Os brises deslizantes, por sua vez, conferem ainda mais movimento à identidade do edifício, além de colaborar com o controle de iluminação e ventilação naturais nos apartamentos. Ao longo de todo o edifício os brises, desenvolvidos a partir dos painéis deslizantes madeirados, assumem o protagonismo de se mover em cada pavimento e criar a obra de arte que a cada dia terá uma nova configuração, assim como as obras de Palatnik, o artista inspirador da dinâmica e elegante fachada do Figueira Leopoldo.

Sobre a MPD Engenharia
A MPD atua há quase quatro décadas na construção de indústrias, hospitais, universidades, galpões de logísticas, shopping centers e na construção e incorporação de apartamentos e escritórios de médio e alto padrão, prezando pela qualidade de acabamento, responsabilidade socioambiental, entrega 100% no prazo e respeito pelos clientes e colaboradores. Além disso, investe em desenvolvimento tecnológico e boas práticas construtivas, sem deixar de lado as responsabilidades social e ambiental. Por meio do Instituto MPD, braço de responsabilidade social e organização sem fins lucrativos ligado à MPD Engenharia, desenvolve programas focados em construção, educação e sustentabilidade, a fim de gerar impactos positivos e transformar vidas por meio de ações consistentes e campanhas solidárias, possibilitando aos beneficiados exercer com plenitude e confiança o seu direito à cidadania. Para realizar seus programas, o Instituto MPD colocou em prática uma política de trabalho voluntário com envolvimento direto dos colaboradores da MPD Engenharia. Para a construtora e incorporadora, seus colaboradores são seu principal pilar, sendo primordiais para que alcance seus objetivos de negócio. Pela constante valorização de sua equipe, a empresa já foi reconhecida, em 2021, com o prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, uma parceria entre FIA e o UOL; duas vezes com o Prêmio Valor Carreira como uma das Melhores Empresas na Gestão de Pessoas; sete vezes como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar da revista Você S.A; além de já ter sido eleita a 4ª maior construtora do país pelo Ranking Intec 2022. Para mais informações, acesse: https://www.mpd.com.br/

Sobre a Helbor

Inspirados na história do imigrante Hélio Borenstein, desde 1977, a Helbor trabalha com foco, dedicação e ousadia na medida certa para realizar projetos imobiliários inovadores, nos melhores terrenos e locais estratégicos. Sua equipe se concentra em desenvolver soluções e espaços que atendam às necessidades para moradia e trabalho de milhares de pessoas e famílias. A Helbor desenvolve a gestão de todo o processo imobiliário, coordenando a ação de fornecedores, sempre com transparência e responsabilidade. Possui trajetória de solidez e fórmula própria de conduzir as relações com o mercado. Tudo isso aliado ao compromisso de zelar por uma gestão financeira saudável e de entregar o que foi prometido. A Helbor já desenvolveu mais de 250 projetos, que somam mais de 7,5 milhões de m² de empreendimentos entregues, em fase de construção ou em lançamento. No total, são mais de 40 mil unidades entregues, entre apartamentos, casas, conjuntos comerciais, unidades hoteleiras e lotes urbanizados. Presente em 30 cidades do País, em 10 estados e no Distrito Federal, a Helbor foi fundada em Mogi das Cruzes (SP) e tem contribuído para o desenvolvimento do mercado imobiliário brasileiro, oferecendo produtos inovadores e conceitos diferenciados, além de gerar empregos e oportunidades de negócio. Desde outubro de 2007, a Helbor é Companhia Aberta listada no Novo Mercado da B3.

Sobre a Perkins&Will
Estúdio multidisciplinar de arquitetura e design baseado em pesquisas, a Perkins&Will foi fundada em 1935 sob a crença no poder do design de transformar vidas. Guiados pelos valores de excelência em design, diversidade e inclusão, pesquisa, resiliência, propósito social, sustentabilidade e bem-estar, somos comprometidos com a missão de projetar um mundo melhor e mais bonito. A Perkins&Will foi eleita pela revista norte-americana Fast Company uma das Mais Inovadoras Empresas de Arquitetura e figura entre os principais rankings globais dos líderes no setor. Com uma equipe global de mais de 2.300 colaboradores, a Perkins&Will tem 26 estúdios pelo mundo para oferecer serviços de arquitetura, design de interiores, ambientes de marca, design urbanístico e paisagismo. Estabelecido em 2012, o estúdio São Paulo da Perkins&Will conta com 80 colaboradores multidisciplinares e desenvolveu projetos para nomes como Hospital Israelita Albert Einstein, Rede D’Or, Prevent Senior, Grupo Fleury, Bank Of America, C6 Bank, Tozzini Freire Advogados, Machado Meyer Advogados, Insper, Escola Bilíngue Pueri Domus, Grupo SEB, Trisul S.A, SDI Incorporadora, Vitacon, Bolsa de Imóveis, You.Inc, Lúcio Engenharia e MPD Engenharia. Entre os nossos parceiros estão o estúdio dinamarquês Schmidt Hammer Lassen; a consultoria de design e estratégia de varejo Portland; a consultoria de planejamento de transporte sustentável Nelson\Nygaard e a empresa de design de hotelaria de luxo Pierre-Yves Rochon (PYR). Para mais informações, visite www.perkinswill.com.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp