CIDADE NO AR Publicidade 728x90
05/04/2022 às 10h16min - Atualizada em 11/04/2022 às 00h10min

Valor do metro quadrado no Brasil nem sempre é real

Empresário do segmento alerta para análise injusta do mercado

SALA DA NOTÍCIA Agência Maverick

Itapema, em Santa Catarina, é considerada atualmente a quarta cidade com o metro quadrado mais caro do Brasil (R$ 8.856/m²), segundo o último ranking do FIPE/ZAP+. Entretanto, para Bruno Fabbriani, CEO da Incorporadora BFabbriani, essa estimativa não corresponde à realidade.


 

Fabbriani explica que essa estimativa é uma comparação por metro quadrado, uma forma de definição básica para se ter um parâmetro geral. Mas, por mais útil que seja, sua simplicidade pode ser enganosa. "Existem peculiaridades locais em cada mercado analisado que, infelizmente, não são levadas em consideração, fazendo com que qualquer conclusão comparativa dos preços dos imóveis seja leviana", alerta.


 

Tendo como exemplo a cidade de Itapema, o CEO da incorporadora ressalta que todas as cidades que estão nessa comparação - São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Balneário Camboriú (SC) -, são mercados que têm custo de financiamento para imóveis prontos e para o pós-chaves dos imóveis vendidos na planta. "Só que em Itapema não são cobrados os juros pós-chave. Ali, o custo de capital já está embutido no preço e não é acrescido após a finalização do empreendimento. E é essa a maior questão dessa comparação que, do jeito que está, não é justa", analisa.


 

Fabbriani ainda comenta que se o cálculo do metro quadrado fosse realizado sem o custo de capital embutido de Itapema ou se fosse adicionado esse valor no comparativo com as outras cidades do ranking, o metro quadrado da cidade estaria, em média, mais de 20% abaixo do que tem sido divulgado. "Assim, o ranking da forma como está, que analisa parâmetros únicos para todos os mercados, não atende às particularidades de cada cidade", afirma. 


 

Para o empresário, empreendimentos que têm plantas, localização e valores de construção semelhantes são aqueles que podem ser comparados de forma muito mais justa e clara. "Estimar o valor médio de um imóvel com base em regiões incompatíveis, com outros parâmetros de custo, exige uma análise que vai muito além das cifras. Afinal, são muitos os aspectos que alteram a valorização de uma cidade", finaliza. 



 

Sobre a BFabbriani

A BFabbriani é uma incorporadora que tem como objetivo oferecer soluções inteligentes ao setor imobiliário. Fundada em 2014, no Rio de Janeiro, migrou para Santa Catarina por acreditar no potencial econômico do Estado. A empresa já possui cinco empreendimentos e todos estão localizados em Itapema, onde também está o escritório central. Este ano, há previsão de quatro obras na cidade e duas em Joinville. Com sua capacidade técnica e segurança jurídica, a incorporadora destaca-se em um dos mercados que mais cresce no Brasil. Além disso, sustentabilidade, valorização de pessoas e inovação são três pilares presentes em todas as suas ações. O objetivo da empresa é entregar um imóvel com o melhor padrão de qualidade, e melhor condição de pagamento em uma região estruturada e com facilidade de compra para seu público-alvo. Todas essas características tornam a BFabbriani referência em investimentos, na construção civil e no segmento imobiliário.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp