CIDADE NO AR Publicidade 728x90
14/04/2022 às 17h30min - Atualizada em 15/04/2022 às 00h00min

"Pimp my Carroça em Circuito" reformou carroças de profissionais da reciclagem em São Bernardo do Campo

Realizado no Centro Esportivo Eder Simões Barbosa, no bairro do Alvarenga, a ação promoveu, no sábado 26/3, um mutirão de pintura e reformou carroças de catadoras e catadores de materiais recicláveis.

SALA DA NOTÍCIA Barbara Nere Honorato
Will Cavagnolli
 Com o objetivo de chamar atenção para o importante trabalho feito por catadoras e catadores de materiais recicláveis, o movimento Pimp My Carroça realizou a 26ª edição do Pimp My Carroça em Circuito. Com uma programação especial voltada a esses verdadeiros agentes ambientais, o evento aconteceu no dia 26/3, das 8h às 18h, no Centro Esportivo Eder Simões Barbosa, em São Bernardo do Campo.  Durante o evento, catadores e catadoras da cidade tiveram suas carroças reformadas e pintadas por artistas e grafiteiros da cidade convidados pelo projeto e receberam também itens de segurança, como capa de chuva, luvas emborrachadas, roupas refletivas, dentre outros.
 
A ação voluntária durante a pandemia é um gesto de empatia e também de investimento em profissionais informais, catadores e catadoras, que sofrem com a crise agravada pela pandemia da Covid-19.
 
Ivonete, empreendedora e catadora de materiais recicláveis, estava desempregada e encontrou na reciclagem uma solução para sua renda. "Eu achei o projeto muito incentivador para os carroceiros. Dá um suporte, uma ferramenta para ele conseguir executar seu trabalho com dignidade", afirma.
 
Por conta da pandemia, a ação aconteceu de portas fechadas, sem a presença de público, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Além disso, a tradicional grade de programação foi adaptada: conteúdos educativos e de orientações à saúde no formato digital foram enviados via whatsapp aos catadores participantes desta edição do evento.
 
Relevância social e urbana
O patrocínio à 26ª edição do Pimp My Carroça está alinhado à estratégia de engajamento social da BASF na América do Sul, que está baseada em dois pilares: valor compartilhado, para contribuir com o desenvolvimento socioambiental e, ao mesmo tempo, realizar negócios rentáveis; e cidadania corporativa, a fim de participar do desenvolvimento social das comunidades em que a BASF está presente.

"Apoiar a promoção de projetos sociais e ambientais, como o Pimp My Carroça, é uma maneira de contribuir para que os profissionais da reciclagem saiam da invisibilidade, conquistem o aumento de suas remunerações e firmem a importância social e ambiental que carregam. O projeto está alinhado a um dos focos do nosso investimento social, que é a educação ambiental e proteção de recursos naturais e da biodiversidade", comenta Ricardo Gazmenga, diretor de tintas decorativas da BASF para América do Sul.

Mika, uma das artistas voluntárias participantes da edição do Pimp My Carroça em Circuito em 2021, acredita que o projeto faz uma reflexão sobre a importância da reciclagem. "O objetivo de pintar uma carroça é justamente levar uma mensagem através dos catadores, que desempenham um papel que todos deveriam desempenhar: reciclar, levar esses materiais para um ponto de coleta, para que sejam reaproveitados e colaborar com o planeta", afirma.
 
Auxílios
Durante a ação, foram distribuídos kits de segurança (EPIs) para catadores, artistas e equipe, kits de prevenção à Covid-19, com máscaras PFF2 e álcool em gel e um vale-alimentação no valor de R$80,00 para livre utilização em supermercados.
 
"Para mim é gratificante ter essa profissão. Porque eu limpo a cidade e dessa limpeza eu tiro minha renda. Eu agradeço muito a Deus por essas pessoas que estão arrumando minha carroça que é meu meio de sustento. Agradeço muito por essa oportunidade. Porque é com a reciclagem que eu sustento minha família", conta Francisco Luciano, um dos catadores beneficiados pelo projeto.
 
A ação é uma iniciativa do Pimp My Carroça, movimento que visa criar visibilidade social e remuneração mais justa para catadores e catadoras de materiais recicláveis, e conta com o apoio da Secretaria Municipal dos Esportes e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e patrocínio da BASF, firmado via Lei de incentivo à Cultura - PRONAC.
 
______________________
Sobre o Pimp my Carroça
É um movimento que atua desde 2012 para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade - e aumentar sua renda - por meio da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva. Desde o seu início, mais de 2.000 catadores/as foram atendidos, mobilizando cerca de 1.200 grafiteiro(as) e aproximadamente de 2.500 voluntários (as) - além de 25 cooperativas de catadores que receberam mutirões de pintura. As ações do projeto foram replicadas em cerca de 50 cidades de 15 países diferentes, como Colômbia, Argentina, EUA e Marrocos.
 
Em 2017 o Pimp My Carroça lançou o premiado app Cataki. O aplicativo é gratuito e
aproxima o gerador de resíduo ao catador que vai dar a destinação correta a esse material. O objetivo da plataforma é utilizar a tecnologia para aumentar a renda dos catadores e ampliar os índices de reciclagem no Brasil.
 
Sobre a BASF
Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em www.basf.com.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp