19/05/2022 às 11h47min - Atualizada em 20/05/2022 às 00h10min

Segurança no trânsito: 4 itens para manter seu carro em dia

Maio Amarelo é oportunidade de conscientizar toda a sociedade para o tema da segurança no trânsito

SALA DA NOTÍCIA BASF
https://www.basf.com/br/pt/products/automotive-and-transportation.html
Unsplash
Desempenhamos diversos papéis no trânsito, como pedestres, passageiros, condutores de veículos. E cada um desses papéis exige atenção e cuidado para garantir a segurança, reduzir os riscos e evitar acidentes. O Movimento Maio Amarelo, é uma oportunidade de conscientizar toda a sociedade para o tema da segurança no trânsito e tentar reduzir o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Como motoristas, a responsabilidade inclui a direção segura e os cuidados com a manutenção do veículo para garantir um bom funcionamento e até a proteção dos passageiros. Leilane Correa, do Time de Indústria Automotiva da BASF, cita 4 itens para verificar e manter em ordem no seu carro:
Pneus: procure manter os pneus calibrados e com alinhamento e balanceamento em dia. Verifique se não estão ficando com os sulcos reduzidos, conhecido como pneu “careca”, porque aumenta a probabilidade de derrapagens, instabilidade na direção e dificuldade para frear. Bom estado dos freios, amortecedores, molas, rolamentos, eixos e rodas também é importante para a durabilidade dos pneus.
Freios: fundamental para a segurança, o sistema de frenagem deve ser verificado periodicamente e precisa de fluído específico para proteger contra corrosão, garantir estabilidade térmica, o desempenho e a confiabilidade dos freios. Já, o fluido de arrefecimento, fornece proteção para motores e radiadores contra a corrosão e superaquecimento.
Itens internos: Os cintos de segurança são indispensáveis – inclusive no assento traseiro.  Eles evitam que os ocupantes sejam lançados para fora do carro e garantem a posição correta do corpo no caso de acionamento do air bag. O encosto de cabeça evita o movimento brusco da cabeça para frente e para trás em caso de batidas traseiras, reduzindo o risco de lesões. Já o air bag, bolsa de ar que se infla imediatamente em caso de colisão, é item de segurança obrigatório desde 2014. Vale checar as orientações sobre validade no manual do veículo.
Combustível: procure abastecer em postos que tenham bandeira dos distribuidores, desconfie de preços muito abaixo do mercado, confira os selos e lacres do Inmetro. São formas de evitar combustíveis adulterados que podem danificar o sistema e causar pane – podendo parar o carro abruptamente. Por outro lado, combustíveis aditivados melhoram o desempenho e, apesar do preço mais alto, promovem economia no consumo e redução das emissões.
“Desenvolvemos materiais funcionais e soluções que permitem que os veículos sejam construídos e operem de forma mais eficiente e segura, com tecnologias que vão dos plásticos de engenharia, passando pelas tintas automotivas, os catalisadores e aditivos e lubrificantes” explica Leilane. “Porém, além do funcionamento do veículo, é fundamental que o condutor tenha atenção, siga as normas e sinais de trânsito e, por que não, o respeite e seja cortês para com os outros motoristas para que o trânsito seja cada vez mais seguro”, considera Leilane.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp