24/05/2022 às 15h59min - Atualizada em 25/05/2022 às 00h01min

10 dicas de segurança residencial que não podem faltar em sua casa

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Nosso lar é o refúgio de segurança e por isso, ele realmente precisa estar seguro para que possamos refletir esse sentimento em nossas vidas.

Existem diversos passos simples que podem manter sua casa mais segura contra roubos ou arrombamentos. Lidar com as conseqüências de um roubo pode ser perturbador e demorado, por isso, é essencial que você mantenha sua casa ou apartamento seguro.

Também é uma boa ideia você ter um seguro residencial válido, assim o prejuízo não fica todo em suas costas na hora de reparar ou substituir alguma coisa que tenha sido furtada.

Como proteger minha residência contra roubos?

Continue lendo para conhecer as 10 principais dicas de segurança doméstica, evitando assim que ladrões tirem vantagem de sua casa. Vale lembrar ter essas práticas vão te ajudar na hora da burocracia de qualquer apólice de seguro residencial. Bora?

Tenha um alarme

A instalação de um alarme é algo comum para quem realmente se importa com a segurança residencial. Além de manter o seu ambiente mais seguro, é um item importante para ajudar a reduzir os custos do seu seguro.

Crie o hábito de ativar o alarme sempre que sair de casa ou antes de dormir. Lembretes no telefone ou na porta vão ajudá-lo a criar essa rotina.

Verifique suas fechaduras

Existem fechaduras que dificultam a entrada de um invasor e elas devem ser sua escolha na hora de cuidar da sua segurança residencial.

Fechaduras comuns serão facilmente abertas. Utilize modelos modernos, como as biométricas, por exemplo. A boa e velha chave tetra também ajuda bastante como uma segunda opção.

Janelas seguras

A mesma regra de trancas resistentes serve para janelas e sacadas. Além do óbvio, que é sempre manter elas fechadas quando não estiver em casa, instale fechaduras realmente seguras e que possam dificultar um arrombamento.

Muitos alarmes têm sensores para janelas, o que vai te ajudar a acompanhar se está tudo realmente trancado.

Além disso, o risco aqui não é apenas o de um assalto. As janelas e sacadas oferecem o risco de queda eminente para crianças, idosos e animais de estimação.

Então, além de cuidar da segurança no sentido de ter uma janela com trancas seguras, é essencial que você também pense na segurança contra quedas.

Para isso, a maneira mais simples de resolver é instalando redes de proteção em todos os vãos abertos que ofereçam perigo de queda, principalmente se você mora em apartamento ou sobrado, onde as janelas estão mais altas.

Esconda objetos de valor

Caso o arrombamento seja eminente, o ideal é que objetos de valor como jóias ou documentos estejam fora de vista.

Para isso, existem cofres de todos os modelos, desde visíveis até modelos mais discretos, que ficam embutidos em paredes ou móveis. Com isso, você vai conseguir manter seus objetos pessoais mais seguros.

Deixe as chaves num local seguro

Se você tem cópias de chaves da casa ou do carro, é sempre interessante deixar isso em um local seguro, como comentamos a questão do cofre acima.

Isso porque uma vez que sua casa seja invadida, as cópias das chaves vão facilitar que os ladrões não tenham para sair do ambiente o mesmo trabalho que tiveram ao entrar.

Mais uma vez, falando da questão do seguro residencial, as seguradoras não pagam indenização para imóveis que não tenham sinais de arrombamento.

Tenha um sistema de iluminação inteligente

Hoje em dia, com dispositivos como a Alexa, ficou fácil manter sua residência automatizada, permitindo que você acenda luzes ou ligue uma TV, mesmo estando fora.

Isso ajuda a manter o imóvel com a sensação de habitado, o que muitas vezes pode ser um fator determinante na hora do bandido escolher entrar ou não.

Em ambientes externos, como quintal ou garagem, considere ter luzes com sensor de presença.

Guarde suas ferramentas em um local fechado

Uma vez dentro do quintal ou garagem, os meliantes podem utilizar suas próprias ferramentas para arrombar uma porta interna. Por isso, é interessante manter suas ferramentas trancadas.

Não tome como certo que todas as suas medidas de segurança estão funcionando como deveriam. Se você tiver um alarme ou qualquer iluminação inteligente, verifique-os regularmente.

É sensato realizar uma verificação anual para garantir que todas as suas medidas de segurança estejam atualizadas. O autoteste é uma boa prática, mas um profissional pode fornecer uma avaliação mais completa.

Além de seguir essas dicas e truques de segurança residencial, não se esqueça de divulgar suas práticas com familiares ou vizinhos. Na hora de um incidente, são eles que vão te ajudar, se notarem algo de errado com sua rotina.

 

Tenha um grupo de whatsapp com pessoas que possam te socorrer na hora de uma abordagem. Peça para seus vizinhos ficarem de olho no seu imóvel, caso você tenha que viajar ou se ausentar por períodos contínuos.

Os bandidos aproveitam de um vacilo momentâneo, como uma porta aberta ou janela com fácil acesso ou, na maioria das vezes, escolhem seus alvos após uma análise da rotina diária da residência. Evite ambos e você terá uma vida mais tranqüila e segura!


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp