15/06/2022 às 11h31min - Atualizada em 21/06/2022 às 00h01min

4 desafios da indústria da construção a serem superados em 2022

Segmento se mostra aquecido, mas existem preocupações que precisam ser levadas em conta

SALA DA NOTÍCIA Agência Maverick

Não há dúvidas de que nos últimos dois anos a pandemia foi um risco global desconhecido que nenhum setor poderia ter antecipado. Mas, em 2022, novos desafios precisam ser superados para não impedir a construção civil de avançar. Segundo Bruno Fabbriani, CEO da Incorporadora BFabbriani, apesar do segmento se mostrar aquecido, juros altos, ano eleitoral, guerra e falta de insumo são algumas das principais preocupações dos empresários atualmente.


 

De acordo com Fabbriani, os quatro principais desafios para o mercado da construção a serem superados em 2022 são:


 

  1. O custo crescente de matérias-primas e equipamentos

O rápido aumento dos preços dos produtos de petróleo e gás provocado pelo ataque russo à Ucrânia continua ameaçando a recuperação global, afetando também os custos para a construção. Isso porque a demanda por materiais e suprimentos segue aquecida, mas a distribuição foi afetada, fator que impacta diretamente a disponibilidade e o preço das matérias-primas e dos equipamentos.


 

  1. Juros altos e ano eleitoral

Alta dos juros que, em março, atingiu 11,75% ao ano e já aponta para 12,75%, segundo indicações do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, desestimulam os negócios. Além disso, investidores tendem a agir com mais cautela em ano eleitoral, reduzindo o ritmo das atividades econômicas de forma geral.




 

  1. Contratar e reter pessoal qualificado

A indústria da construção civil no Brasil criou aproximadamente 76 mil novos postos de trabalho somente no primeiro bimestre do ano. Embora as oportunidades de emprego no segmento estejam em ascensão, a baixa oferta de mão de obra pode estagnar o setor. A rotatividade de pessoal e a falta de qualificação continua sendo um dos desafios mais significativos para as construtoras.


 

  1. Manter-se atualizado com as novas tecnologias

O aproveitamento de novas tecnologias permite que as incorporadoras melhorem os processos operacionais otimizando tempo e recursos, resultando em maior desempenho do projeto de construção com visibilidade quase em tempo real do andamento. Mas isso envolve custos que nem todas conseguem arcar.


 

Para o CEO da Incorporadora BFabbriani, todos os anos há uma série de desafios para diferentes indústrias ao redor do mundo. A da construção não é exceção. Mas, apesar das dificuldades, há também muitas oportunidades. "Sabemos que ainda há questões que, por muitas vezes, impactam fortemente o segmento. Mas vemos também um movimento crescente de otimismo entre os empresários, que estão revisando seus negócios e implementando novas estratégias com objetivo de beneficiar a todos os envolvidos e manter o setor aquecido mesmo diante das dificuldades", explica.

 

 

Sobre a BFabbriani

A BFabbriani é uma incorporadora que tem como objetivo oferecer soluções inteligentes ao setor imobiliário. Fundada em 2014, no Rio de Janeiro, migrou para Santa Catarina por acreditar no potencial econômico do Estado. A empresa já possui cinco empreendimentos e todos estão localizados em Itapema, onde também está o escritório central. Este ano, há previsão de quatro obras na cidade e duas em Joinville. Com sua capacidade técnica e segurança jurídica, a incorporadora destaca-se em um dos mercados que mais cresce no Brasil. Além disso, sustentabilidade, valorização de pessoas e inovação são três pilares presentes em todas as suas ações. O objetivo da empresa é entregar um imóvel com o melhor padrão de qualidade, e melhor condição de pagamento em uma região estruturada e com facilidade de compra para seu público-alvo. Todas essas características tornam a BFabbriani referência em investimentos, na construção civil e no segmento imobiliário.


 

Assessoria de Imprensa BFabbriani

Agência Maverick

Thalita Guimarães Mion

+55 (11) 98178-2994 / Whats +55 (41) 99927-9236

[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp