CIDADE NO AR Publicidade 728x90
22/07/2022 às 16h28min - Atualizada em 23/07/2022 às 00h00min

Segurança do motociclista é tema de campanha interna na Recicle

Empresa lança projeto piloto “Moto Segura”, com o objetivo de garantir a segurança de seus colaboradores

SALA DA NOTÍCIA Roberta Lopes
Divulgação/Veolia Brasil.

O tempo gasto diariamente no deslocamento entre a casa e o trabalho e do trânsito intenso em algumas regiões têm feito da motocicleta o veículo preferido por trabalhadores para realizarem o percurso diário. Além de ser mais ágil e econômico, a moto é mais sustentável, já que é menos poluente que o carro.No entanto, o crescente número de acidentes registrados no último ano no país, mostra que a moto está envolvida em pelo menos 54% dos sinistros, segundo relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Preocupada com a segurança dos seus colaboradores, a Recicle lançou esta semana a campanha interna “Moto Segura”, a fim de reiterar a importância sobre os cuidados no trânsito, principalmente no deslocamento entre a casa e o trabalho. Foram realizadas palestras nas unidades de Barra Velha, Penha e Piçarras, que reuniram coletores e motoristas da empresa, uma vez que a maioria utiliza a moto como meio de transporte diário.

Para o gerente das unidades, Sandro Zucco, a campanha está alinhada aos valores da Veolia Brasil, grupo ao qual a Recicle faz parte. “Para a Veolia, segurança é inegociável, a vida humana vem sempre em primeiro lugar e é preciso que nossos colaboradores cuidem da segurança não só no exercício de suas atividades dentro da empresa, mas também nos demais deslocamentos”, observa.

O convidado para palestrar sobre o tema foi o especialista Paulinho Sestrem, pós-graduado em Gestão e Segurança no Trânsito, professor do Icetran (Instituto de Certificação de Trânsito e Transportes). “É muito importante ver empresas se preocupando com a segurança de seus colaboradores. Dados apontam que a maioria dos acidentes acontece na execução de tarefas diárias, em um caminho costumeiro, num percurso entre 0 e 10 km”, aponta. Durante o encontro, Paulinho mostrou que 90% dos acidentes são evitáveis, uma vez que alguém falha.

Dicas valiosas foram repassadas, como uso de capacete sempre bem afivelado; viseira e óculos para proteger os olhos; além do uso de roupa grossa, que ofereça proteção em caso de queda e queimaduras; e calçado fechado. Outro ponto abordado foi o triângulo da segurança do trânsito, composto por educação, engenharia e fiscalização. 

“Com esses três pilares é possível fazer uma boa viagem. A regra é prevenir sempre, prezar pela direção defensiva e antecipar riscos. O motociclista é o condutor que precisa de mais tempo para reação, tem que dar tempo de ver, pensar e agir, por isso a importância de respeitar a sinalização e os limites de velocidade”, destaca Paulinho.

Colaboradores aprovam iniciativa

Atento às dicas durante a palestra, o coletor Ywao Kyrratyro de Oliveira Totik, de 29 anos, concorda que a moto por si só, dá uma sensação de liberdade. No entanto, é consciente dos cuidados necessários para garantir a sua segurança no trânsito. “Vou ao trabalho todos os dias de moto. Uso capacete, luvas e tomo cuidado redobrado nos dias de chuva. Ver que a empresa se preocupa comigo é um incentivo a mais”, opina.

O motorista Ivo Rafael Gonçalves, 29 anos, embora se considere um motociclista experiente, reconhece o valor da ação promovida pela empresa. “Algumas vezes relaxamos quanto às regras de trânsito e os cuidados básicos no deslocamento. Ver a empresa reforçando os cuidados com a nossa segurança e que se preocupa conosco fora do horário de trabalho é muito gratificante”, diz. 

Jociel Santana, 45 anos, conhecido como Tita, é motorista da Recicle há 8 anos e dirige moto desde os 18. Ele explica que já sofreu algumas quedas, inclusive uma delas resultou em uma fratura no braço. “Venho sempre de moto para o trabalho e vez ou outra a gente leva um susto no caminho. Essas dicas trazidas pela empresa são muito importantes e com certeza vou repassá-las em casa, para a minha esposa, que também vai de  moto para o trabalho todos os dias”.

Ao final da palestra, os colaboradores foram presenteados com brindes e folders informativos. Prestigiaram o evento o gerente regional da Recicle, Julio Muller, e o coordenador de PSS (Prevenção Segurança e Saúde) da Veolia, Fabrício Martins.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp