CIDADE NO AR Publicidade 728x90
21/08/2022 às 11h35min - Atualizada em 22/08/2022 às 00h23min

21ª FIL oferece mais de 10 atividades permanentes

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) volta, presencialmente, em 2022 com uma programação cultural recheada, durante os dias 20 a 28 de agosto. São mais de 10 atividades permanentes em seis espaços diferentes da cidade, entre eles, as exposições sobre os homenageados desta edição da FIL.
  


No centro de Ribeirão Preto acontecem várias exposições. Uma delas é sobre a vida da autora homenageada Carolina Maria de Jesus, que será retratada em formato de linha do tempo, em painéis 3D. Considerada uma das primeiras escritoras negras do Brasil e uma das mais importantes do país, Carolina nasceu em Sacramento (MG), em uma comunidade rural. Filha de pais analfabetos, ela frequentou a escola por pouco tempo, onde aprendeu a ler, escrever e desenvolver o gosto pela leitura.

Também como uma forma de celebrar os homenageados desta 21ª edição da FIL, a Fundação do Livro e Leitura apresenta uma exposição sobre Ariano Suassuna (escritor), Carolina Maria de Jesus (escritora), Daniel Munduruku (autor infantojuvenil), Magda Soares (autor educação), João Augusto (autor local), Isabel Cassanta (professora). A mostra contempla painéis (frente e verso) com facetas da trajetória de cada um deles. Também na Praça XV de Novembro, das 9h às 20h.

Outra mostra permanente na Praça XV é a Exposição de Fotos do Projeto FaDa. Um varal com fotos produzidas por pessoas com deficiência, mostram seu olhar sobre o mundo. O projeto FaDa (Família, Diversidade e Amigos) é uma instituição que acolhe familiares de pessoas com deficiência em nível informativo, oferecendo eventos de conscientização, capacitação, lazer e empoderamento em relação aos direitos dessa população. O trabalho pode ser visitado no Estande Diversidade, das 9 às 20h.
  


Também na Praça XV de Novembro, (próximo à Rua Visconde de Inhaúma), a Brinquedoteca Itinerante, em parceria com o Centro Universitário Moura Lacerda, será a atração do público infantil. O espaço oferece atividades voltadas ao brincar infantil, através de uma maneira de aprendizagem efetiva e vivência lúdica. A instalação conta ainda com jogos e brinquedos adaptados para pessoas com deficiência.

A programação permanente também traz a exposição “As Caras de Mel Duarte”, produzida por estudantes participantes do projeto Recortando Palavras, que criaram caricaturas inéditas e autorais da escritora. Essa é a terceira edição do projeto educativo que incentiva o potencial criativo dos estudantes da rede pública de ensino, através da produção de fanzines e caricaturas. A exposição acontece também na Praça XV de Novembro.

Outra exposição presente na área tradicional do centro de Ribeirão Preto será a “Ligados pela História”. A mostra destaca as singularidades e os pontos comuns da história dos 34 municípios da região metropolitana de Ribeirão Preto, que foram registrados em uma produção audiovisual exibida em episódios, em parceria com o SBT. O trabalho, que também resultou no livro “Ligados Pela História”, foi realizado pelos pesquisadores do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC), sob coordenação da jornalista Adriana Silva. A exposição conta com uma programação permanente com atividades culturais nas cidades que compõem a região metropolitana.

Centro Cultural Palace
Um outro ponto tradicional da FIL é o Centro Cultural Palace que também recebe atividades permanentes. Entre elas, a exposição “Alarp na FIL 2022 – Artes Visuais”, com os artistas visuais da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (Alarp) que criam obras exclusivas para esta 21ª FIL. A mostra está no Salão Verde, no andar térreo.

Já no primeiro andar do Centro Cultural Palace acontece a exposição “Abaporu Periférico”, que celebra o Centenário da Semana da Arte Moderna de 1922. A “Fábrica de Cultura Zona Leste e São Bernardo do Campo” preparam telas grafitadas com releituras de algumas das principais obras do Modernismo. São 12 telas que contemplam os trabalhos de Anita Malfati, Zina Aita, John Graz, Tarsila Amaral e Di Cavalcanti.

O mezzanino do Centro Cultural Palace (2º andar) recebe a exposição “Invisíveis Crônicas Fotográficas”, com o fotógrafo Max Gallão Mesquita, que teve a missão de dar visibilidade aos moradores de rua e pessoas comuns. São 80 fotos coloridas e em preto em branco, distribuídas entre 14 painéis.

O tradicional espaço dos autores locais e ponto de encontro dos escritores da região acontece no Salão Mármore. O espaço para a venda e exposição dos livros está presente desde a primeira edição da FIL.

Tour por Ribeirão Preto
Os visitantes da 21ª FIL também poderão fazer um tour guiado (em uma van) por pontos culturais da cidade, com monitoramento dos estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Publicidade e Propaganda da Unaerp. Os passeios apresentarão os edifícios com arquitetura moderna de Ribeirão Preto e as obras do artista plástico italiano Bassano Vaccarini. Também serão exibidos vídeos educativos sobre os locais visitados, produzidos pela TV Unaerp. O ponto de saída do tour será na Praça XV de Novembro e a atividade tem duração de aproximadamente duas horas. Os passeios pela arquitetura moderna acontecem nos dias 24, 25 e 26 de agosto, sempre às 10h. Já o passeio “Bassano Vaccarini”, acontece nos mesmos dias, porém, às 14h. A capacidade máxima em cada passeio é de 15 pessoas e será realizado por ordem de chegada.

A programação completa da FIL pode ser acessada no site da Fundação do Livro e Leitura: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/

21ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
A FIL será realizada de 20 a 28 de agosto de 2022, com cerimônia de abertura no dia 19 de agosto, de forma híbrida, ou seja, presencial em vários locais de Ribeirão Preto e com algumas atividades transmitidas ao vivo através da plataforma oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento.

Nesta 21ª edição, que tem o tema "Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira", a FIL contará com diversas atividades artísticas, literárias e culturais, durante 10 dias. 

A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 21 anos de história e 20 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e convidados reconhecidos internacionalmente. Nas edições presenciais, a FIL recebe, em média, um público de 183 mil pessoas e já chegou a oferecer mais de 300 atividades por edição, além de atender mais de 15 mil estudantes.

No ano passado, o evento foi realizado em formato 100% digital, em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país. Nesta primeira edição on-line, alcançou 30 mil pessoas, em 27 países, em 110 horas de programação.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 21 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp