CIDADE NO AR Publicidade 728x90
22/08/2022 às 18h21min - Atualizada em 23/08/2022 às 00h00min

Super Festival de Robótica chega à sexta edição

Evento, que tem como tema Inteligência Artificial – Construindo o Futuro!, será realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba nos dias 27 e 28 de agosto

SALA DA NOTÍCIA Berlitz Comunicação
https://blog.viamaker.com/super-festival-de-robotica-chega-a-sexta-edicao/
Divulgação| Berlitz Comunicação
A VIAMAKER® Education, empresa líder do segmento de robótica educacional premium brasileiro, realizará nos dias 27 e 28 de agosto, das 8h às 18h, a 6ª edição do SUPER FESTIVAL DE ROBÓTICA, no Parque Tecnológico de Sorocaba – Avenida Itavuvu, nº 11.777 – em Sorocaba, interior de São Paulo. O evento, aberto ao público, contará com a participação de mais de 100 escolas parceiras da empresa e 1200 estudantes do Ensino Fundamental I, II e Médio. Este ano, o FESTIVAL terá como temática central “Inteligência Artificial – Construindo o Futuro!”.

“A proposta do FESTIVAL é estimular a curiosidade, a criação, a soluções de problemas por meio da tecnologia, que são ações próprias da cultura maker, desenvolvendo algo que complemente e desperte os valores dos alunos”, ressalta Marcos Pollo, Diretor Educacional da VIAMAKER® Education. “O modelo do evento, que envolve educação e tecnologia para crianças e jovens por meio de apresentação de pesquisas, de atividades coopetitivas -- cooperação e competição -- e de oficinas abertas ao público, vem ao encontro do que acreditamos: de estar inserido na educação como diversidade para demonstrar habilidades, competências individuais e o desejo de aprender e trabalhar em equipe”, completa.

A participação de escolas parceiras que adotam a Plataforma Digital VIAMAKER® garante a equidade do FESTIVAL, uma vez que os estudantes já dominam o programa de educação tecnológica ASTROMAKER®.



Ao todo, participarão 112 equipes, sendo 56 do Ensino Fundamental I (anos iniciais) e 56 equipes do Ensino Fundamental II (anos finais) e do Ensino Médio.

Realizado em dois dias, o FESTIVAL terá desafios e atividades divididas entre as equipes do Fundamental I, no sábado (27/08), e dinâmicas para o Fundamental II e Ensino Médio, no domingo (28/08).

“A robótica está em sala de aula porque já está inserida na sociedade, não só na indústria, mas em outras áreas, como na medicina, nos esportes, em projetos sustentáveis, por exemplo. O FESTIVAL cumpre esse papel de colocar em sintonia e em evidência a robótica na educação a partir do Ensino Básico, porque o estudante começa a desenvolver o pensamento computacional e é estimulado a encontrar soluções para problemas da vida real”, explica William Correa, Head de Marketing da VIAMAKER® Education.


A expertise da VIAMAKER® no desenvolvimento de programas para o segmento educacional, utilizando conhecimentos maker, robótica, programação e STEAM, une o aprendizado em sala de aula às propostas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que norteiam os currículos dos sistemas e redes de ensino. Os materiais da empresa também estão alinhados às estratégias pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas brasileiras, nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

“O programa ASTROMAKER® utiliza como base nas suas atividades os conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade, conforme orientações da BNCC. E isso também estará presente em todas as atividades do FESTIVAL”, pondera Pollo, Diretor Educacional.


“Inteligência Artificial – Construindo o Futuro!”.

Ao adotar a temática “Inteligência Artificial – Construindo o Futuro!”, o SUPER FESTIVAL DE ROBÓTICA se alinha à educação do século XXI, permeada por variadas e abrangentes questões que devem oferecer aos estudantes as ferramentas para que possam lidar com demandas atuais e de um futuro cada vez mais próximo.

Esse também é o intuito do FESTIVAL ao estimular estudantes e equipes, uma vez que os participantes do fundamental I (anos iniciais) deverão apresentar pesquisas sobre Inteligência Artificial, trazendo para as competições a tecnologia, com a qual a educação estabelece diálogos, transformando e personalizando a aprendizagem nos mais variados contextos.

Para além dos muros da escola, o FESTIVAL também aponta para questões macros, entre elas o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, parte da agenda mundial adotada pelas Nações Unidas (ONU) sobre o Desenvolvimento Sustentável voltada à educação, que enseja a necessidade de “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

“É preciso fazer esta integração entre a proposta ODS4 e as discussões que envolvem a Inteligência Artificial centrada no ser humano, com o objetivo de garantir que ela não aprofunde a dificuldade de acesso ao conhecimento e às tecnologias. Pelo contrário, que estimule capacidades e proteja os direitos humanos para uma colaboração homem-máquina efetiva para a vida, o aprendizado, o trabalho e para o desenvolvimento sustentável, entre outros desafios sociais urgentes”, lembra William Correa, da VIAMAKER® Education.


Para a entrada no evento, a VIAMAKER® Education sugere às escolas, estudantes e visitantes a doação de 1 (um) quilo de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Fundo Social de Sorocaba.

Serviço:
SUPER FESTIVAL DE ROBÓTICA (6ª edição)

Data: 27 e 28 de agosto

Horário: 8h às 18h

Local: Parque Tecnológico de Sorocaba – Av. Itavuvu, nº 11.777, Sorocaba/SP.

Temática central: “Inteligência Artificial – Construindo o Futuro!”

*Evento gratuito, aberto ao público.

Site oficial: https://festivalderobotica.com

VIAMAKER® Education: https://viamaker.com/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp