30/08/2022 às 18h35min - Atualizada em 31/08/2022 às 00h00min

Expedição Filhas do Paraná leva na garupa a bandeira contra a violência à mulher

Com apoio da Honda Blokton, a Confraria Filhas do Vento e da Liberdade percorreu diversas cidades do estado promovendo a conscientização sobre o problema das agressões doméstica e o feminicídio

SALA DA NOTÍCIA Rafaela Foggiato

A Confraria Filhas do Vento e da Liberdade, de Curitiba, formada por motociclistas mulheres, percorreu sobre duas rodas toda a divisa do Paraná com São Paulo de 15 a 21 de agosto. Com apoio da Honda Blokton, o projeto intitulado “Expedição Filhas do Paraná” leva na garupa a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, empunhando a bandeira do Agosto Lilás, mês e cor que representam a campanha nacional de combate a esse tipo de crime.

A ação reedita a iniciativa realizada em 2021, quando integrantes do grupo rodaram cerca de 3 mil quilômetros visitando municípios localizados próximos às divisas com São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além de Argentina e Paraguai. 

Uma atitude pioneira feita por mulheres, que também serviu para traçar uma rota para o mototurismo no estado, batizada de “As 5 Fronteiras do Paraná”. Naquela oportunidade, a confraria aproveitou o movimento mundial do Outubro Rosa para promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A segunda expedição começou com cinco motociclistas, que ganharam a companhia de outras duas durante o percurso. Elas caíram na estrada após uma largada simbólica em frente a Honda Blokton Hauer. 

Diário da ação nas redes sociais

A princípio, o trajeto teve paradas em oito municípios na divisa com São Paulo. A epopeia pode ser acompanhada diariamente em posts no Instagram e Facebook das Filhas do Vento e da Liberdade e também pelo Instagram da Blokton.

As cidades são (todas no Norte Pioneiro): Tomazina, Siqueira Campos, Joaquim Távora, Carlópolis, Ribeirão Claro, Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio. Já as outras quatro fronteiras da rota de mototurismo serão feitas em expedições futuras. 

O intuito é sensibilizar a sociedade na busca de apoio às mulheres vítimas de agressões, bem como chamar a atenção para investimentos na saúde mental delas e medidas preventivas e políticas para as populações mais vulneráveis à violência familiar e doméstica. 

Saúde, turismo e conscientização

A iniciativa conta com motociclistas que saem das suas casas para levantar bandeiras importantes em relação à mulher.  “Sozinha, a mulher tem poder, juntas elas causam impactam”, filosofa Telma Crummenauer, uma das fundadoras da Confraria Filhas do Vento e da Liberdade e idealizadora da Expedição Filhas do Paraná.

A frase virou um lema para as ações do grupo, servindo de combustível para várias realizações, como a Expedição Filhas do Paraná. 

“Mais que um projeto especial e pioneiro no motociclismo feminino, é uma iniciativa moderna, que alia a divulgação do turismo do Paraná para todo o país. Buscamos o incentivo ao intercâmbio de rotas com outros estados, a promoção da saúde e, principalmente, a conscientização das causas e todas bandeiras femininas”, enfatiza o texto do projeto elaborado pela confraria.

Plantio de árvores e cápsulas do tempo

Durante a passagem pelas cidades, as motociclistas fizeram o plantio de árvores ipês e visitaram entidades sociais e representativas. Na expedição de 2022 houve uma novidade: a trupe enterrou cápsulas do tempo em cada cidade do trecho. Nos recipientes, cartas escritas por mulheres das localidades, que serão abertas nas próximas décadas. O conteúdo aborda os anseios, as conquistas e as lutas dessas pessoas. 

“Queremos mostrar que elas não estão sozinhas e que podem mudar o rumo das suas histórias e se tornarem heroínas das suas vidas”, observa Telma. 

Ela reconhece a importância do apoio e da valorização da Honda Blokton ao público feminino, o que só faz crescer cada dia mais a força da mulher motociclista no estado e no Brasil.

Na rede Blokton, de cada três motos vendidas, uma tem a mulher como consumidora. No Paraná, de 2012 para cá, houve um salto de 70% no número de motociclistas com habilitação A. São cerca de 670 mil usuárias, enquanto no Brasil o contingente chega a 8,2 milhões.

“Estamos satisfeitos em poder apoiar essa causa tão importante. Temos ajudado diversas mulheres a realizarem seus sonhos em conquistar a sua motocicleta e é muito gratificante poder participar desse projeto maravilhoso”, ressalta Marcello Marcondes Macedo, diretor Geral da Honda Blokton, a maior rede de concessionárias de motos do Paraná.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp