30/08/2022 às 10h47min - Atualizada em 01/09/2022 às 00h00min

PPG dá dicas para oficinas que buscam soluções sustentáveis

Evitar desperdícios e melhorar a produtividade são apenas algumas atitudes que podem contribuir para o meio ambiente

SALA DA NOTÍCIA PPG
Atualmente as vantagens de ser sustentável vão além da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. A adoção desses hábitos pode garantir, além do bom andamento dos negócios, qualidade e rapidez na execução diária dos serviços dentro das oficinas. Seja evitando o desperdício, seja utilizando produtos que ajudem a minimizar os impactos ambientais, incluir as melhores práticas de sustentabilidade na rotina pode fazer a diferença.

Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da divisão de repintura da PPG, destaca seis dicas para que as oficinas de repintura automotiva melhorem a eficiência dos processos e minimizem os impactos ambientais no planeta. Confira a seguir.

Organização é essencial: o local de trabalho deve estar sempre limpo e organizado. Para isso, é fundamental padronizar os espaços de acordo com o processo executado em cada ambiente e ter disponível todo o ferramental e os acessórios necessários para fazê-lo. Um ambiente nessas condições ajuda a evitar contaminações no serviço de repintura e, consequentemente, retrabalho.

Siga o sistema de pintura padrão indicado: é muito importante que o sistema adotado esteja dentro dos padrões e especificações técnicas sugeridas pois misturas de produtos de marcas diversas podem comprometer a qualidade final da repintura. Qualquer problema gerado em uma situação como essa dificulta a identificação da causa e da resolução do problema, ou seja, investem-se tempo e esforço em uma situação improdutiva.

Mantenha a equipe treinada: além de investir em produtos e equipamentos de qualidade e tecnologia, é imprescindível que a equipe técnica responsável pelo processo seja treinada para utilizar as ferramentas de forma correta. É fundamental verificar se o fornecedor dos produtos disponibiliza o suporte necessário para a qualificação da equipe de trabalho.

Atenção para a manutenção: a manutenção periódica da cabine de pintura é um ponto muito importante para a produtividade do processo de repintura. A conservação dos filtros, com trocas regulares dentro do recomendado pelo fabricante, garante o tempo de secagem adequado dos produtos e a dispersão de névoa. Assim, é possível evitar problemas comuns, como a perda de brilho.

Invista em alta tecnologia: é muito importante que a oficina escolha a tecnologia adequada para tornar seu processo produtivo. Os sistemas de alta tecnologia PPG para o mercado de repintura, por exemplo, são focados em produtividade e direcionados a empresas que possuem alta demanda de serviço, para otimizar o trabalho de pintura e reduzir o consumo de produtos, energia e tempo. Além disso, o acompanhamento e a busca pelo aperfeiçoamento no consumo de produtos devem ser um processo contínuo e fazer parte da cultura do negócio, tornando-se um compromisso diário, de modo a engajar todos os colaboradores, áreas e funções.

Controle gastos desnecessários com água e energia: por último, mas não menos importante, o uso de água e energia merece atenção redobrada. Ações simples já são suficientes para um retorno positivo. No caso da energia, é possível utilizar todo o potencial da luz do dia para evitar o excesso de lâmpadas acesas, implantar uma rede elétrica otimizada com pontos estratégicos de energia e investir em vernizes de secagem rápida para reduzir o consumo de energia na cabine. Já no uso de água, pode-se monitorar o tempo de lavagem dos veículos, utilizar produtos de limpeza a seco, quando possível, e implementar sistemas de lixamento a seco.

Negócios sustentáveis

A sustentabilidade tem desempenhado um papel importante nos negócios da PPG. No setor de tintas, por exemplo, a companhia é pioneira na introdução de produtos de Composto Orgânico de Baixa Volatilidade (VOC), estando à frente no desenvolvimento de tecnologia à base de água, uma opção segura para o meio ambiente e para o profissional que a utiliza, visto que ela proporciona produtividade e ganho financeiro para todos os mercados.

Quando o assunto é sustentabilidade, a empresa é destaque no mercado de repintura automotiva com produtos como o Sistema de Pintura Envirobase High Performance (EHP), que possui tecnologia 100% à base de água, representando a quarta geração de tintas base água desenvolvida pela PPG nos mercados americano e europeu desde 1996. O Sistema EHP tem como principal característica um índice VOC 80% menor que as tintas convencionais. Em linha com as ofertas sustentáveis, recentemente, o Sistema EHP também passou a contar com o verniz EC550 de alto brilho, criado especificamente para uso com o revestimento à base de água Envirobase High Performance e ideal em todas as condições de aplicação, incluindo temperatura e umidade extremas, o endurecedor padrão ECH5075 e o diluente de alta temperatura ECR85.

Além disso, os produtos da empresa são 100% livres de chumbo na composição e com pré-tratamento de baixa temperatura automotivo, o que economiza até 50% de consumo de energia. 


PPG: NÓS PROTEGEMOS E EMBELEZAMOS O MUNDO®
Na PPG (NYSE: PPG), trabalhamos todos os dias para desenvolver e entregar as tintas, revestimentos e materiais em que os nossos clientes têm confiado por quase 140 anos. Com dedicação e criatividade, resolvemos os maiores desafios dos nossos clientes, colaborando estreitamente para encontrar o caminho certo a seguir. Com sede em Pittsburgh, operamos e inovamos em mais de 75 países e registramos vendas líquidas de US$ 16.8 bilhões em 2021. Atendemos clientes dos setores de construção, produtos de consumo, industrial e mercados de transporte e de reposição. Para saber mais, visite o site internacional da PPG ou o site da PPG Brasil
We protect and beautify the world é uma marca registrada e o logotipo da PPG é uma marca registrada da PPG Industries Ohio, Inc. Renner é uma marca registrada da Renner Herrmann S.A. e Renner Sayerlack S.A., utilizada sob licença. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp