05/09/2022 às 16h34min - Atualizada em 06/09/2022 às 00h00min

Conheça os professores brasileiros que estão se destacando na Skillshare

Artistas e criadores de conteúdo compartilham suas experiências, ensinam e monetizam as aulas na maior plataforma online de aprendizagem do mundo para criativos

SALA DA NOTÍCIA Raquel Rapini
http://www.skillshare.com/
Na maior plataforma de aprendizagem online do mundo para pessoas criativas, artistas e criadores de conteúdo brasileiros estão se destacando como professores, garantindo renda extra enquanto compartilham seus conhecimentos com alunos do mundo inteiro. Fomentar o mercado criativo e permitir que profissionais sejam remunerados fazendo o que amam é um dos pilares da Skillshare, que carrega o lema: todas as pessoas são criativas e capazes de ensinar. Entre os nomes de destaque nacionais estão: Agatha Vieira, Matheus Macedo, Luli Reis, Lucas Pelizaro, Giovana Vescovi e Enrico Luzi.

A Skillshare possui uma equipe dedicada à curadoria dos conteúdos e oferece programas de fomentação interna para professores que produzem aulas de boa qualidade. Por meio do apoio da plataforma, artistas brasileiros de diferentes áreas criativas estão se destacando ao monetizar suas aulas conforme os alunos interagem com seus conteúdos na plataforma.

“Nosso objetivo é dar suporte direto à economia criativa, oferecendo a diferentes profissionais da área a oportunidade de gerarem uma receita complementar e passiva. Com isso, garantimos que artistas, músicos, empreendedores, cinegrafistas e fotógrafos continuem fazendo aquilo que amam, ao mesmo tempo que garantem uma renda extra compartilhando conhecimento sobre seus assuntos de expertise”, explica Nicolas Scafuro, VP e Head of International da Skillshare.

Conheça a seguir quem são esses artistas e criadores de conteúdo que viram uma transformação em suas carreiras após começarem a divulgar seus trabalhos como professores na Skillshare.

Agatha Vieira  



Em 2015, a designer e ilustradora Agatha Vieira partiu de sua terra natal, Rio de Janeiro, em busca de novas experiências na Inglaterra e não voltou mais. O trabalho da artista passa por branding, impresso, templates e ilustração digital. A sua história com a Skillshare começou quando ela era aluna na plataforma e assistia às aulas para se atualizar e aprender como usar sua criatividade de forma mais leve.

“Eu publiquei minha primeira aula em 2020 e, desde então, já ensinei mais de 10 mil alunos de várias partes do mundo. Nesse período ensinando na Skillshare, aprendi muita coisa. O melhor de tudo foi que eu encontrei outra paixão, que é ensinar iniciantes a encontrarem seu propósito criativo e perderem o medo de usar um software novo, como por exemplo o Photoshop ou Procreate”, compartilha Agatha Vieira.

Giovana Vescovi  



Natural de Campinas, a artista visual e ilustradora brasileira Giovana Vescovi trabalha com foco em desenhos abstratos, botânicos e surrealistas. Além de criar murais e artes digitais para diversos clientes, ela é criadora de conteúdo e Top Teacher na plataforma da Skillshare.

Giovana publicou seu primeiro curso na Skillshare no início de 2021. Após meses de incerteza profissional e financeira durante o auge da pandemia, resolveu desenvolver um curso de desenho na plataforma. Foram semanas de estudos sobre como criar um curso do zero, usando os artigos com instruções da plataforma.  
“Depois de definir o conceito principal do curso, peguei emprestado a câmera do meu marido, filmei o processo de uma ilustração completa, gravei as instruções passo a passo, e depois de assistir diversos tutoriais de edição de vídeo, editei o curso e postei”, conta a artista.

Algumas semanas após a divulgação do curso, os resultados começaram a aparecer: pessoas do mundo todo estavam assistindo às aulas e compartilhando projetos incríveis como resultado do que aprenderam.

“Hoje, posso dizer que a Skillshare é minha principal fonte de renda e traz muita segurança ao meu trabalho. Antes, trabalhando apenas como freelancer, minha renda mensal era muito incerta. Agora consigo ter mais controle das minhas finanças, além de conseguir tirar férias. Com a Skillshare, eu recebo de forma semi-passiva, mesmo quando não estou divulgando novas aulas, os cursos já publicados na plataforma continuam gerando renda”, completa Giovana.

Enrico Luzi  



Enrico Luzi, natural do Rio de Janeiro, trabalhava como engenheiro de telecomunicações quando descobriu sua paixão pela fotografia. Durante uma viagem de mochilão pela América do Sul, uma câmera se tornou sua principal companhia e ofereceu a solução perfeita para que ele criasse seu próprio negócio, independentemente de onde estivesse. Hoje em dia, o fotógrafo mora em Bolonha, na Itália, e já divulgou quatro aulas na Skillshare, conquistando mais de dois mil alunos.

“A ideia de virar professor na plataforma veio com o desejo de alcançar mais gente do que eu jamais seria capaz com workshops presenciais que eu oferecia na minha cidade. Sempre fui fascinado pelo ensino online. Meu primeiro curso nasceu como um teste. A recepção dos alunos foi incrível, e eu não conseguia acreditar. Isso me fez crer que devia insistir em dar aulas e, assim, nasceram novos cursos e uma parceria maravilhosa com o time da Skillshare para desenvolver conteúdos que já foram assistidos por milhares de pessoas”, conta Enrico.

Lucas Pelizaro  



Cineasta nascido no Brasil e criado em Londres, Lucas Pelizaro começou a carreira publicando vídeos no YouTube. O que era brincadeira, rapidamente se tornou uma paixão. Hoje, ele trabalha desenvolvendo propagandas para clientes como TikTok, McDonalds e LinkedIn.

Lucas publicou sua primeira aula na Skillshare em 2021, com uma ótima resposta dos alunos. Até o momento, foram cinco aulas divulgadas na plataforma, que ensinam desde como criar vídeos virais e construir uma presença de sucesso nas redes sociais até como gravar vídeos incríveis usando o smartphone, uma aula produzida inteiramente em português.

“A Skillshare ainda não é minha rede principal de renda. Até hoje, em um período de seis meses, consegui faturar aproximadamente US$ 600 na plataforma, mas adoro como é uma forma passiva e divertida de fazer dinheiro e também como criar conteúdo para ajudar outras pessoas. É algo que me dá muita satisfação”, afirma Lucas.

Matheus Macedo



Natural de Brasília, Matheus é desenhista especializado em realismo utilizando grafite, carvão e lápis de cor. Após trabalhar dando aulas presenciais, começou a alimentar o sonho de ter seu próprio curso online e encontrou na Skillshare a oportunidade de torná-lo realidade.

“A Skillshare foi o lugar ideal que eu encontrei para dar o primeiro passo porque o processo de subir um curso ali não poderia ser mais fácil. A plataforma se encarrega de fornecer toda a estrutura e suporte para a produção de um curso online e, estando ele pronto, ela também faz com que a aula chegue até às pessoas que querem aprender. Assim, meu objetivo tem sido transmitir aos alunos tudo o que aprendi e continuo aprendendo”, afirma Matheus.

Em relação à monetização das aulas, o artista afirma que a Skillshare funciona como um bom complemento de renda até o momento, e espera conseguir transformá-la em sua principal fonte de renda à medida que continua criando novas aulas.

Luli Reis



Natural de Porto Alegre, a artista visual brasileira Luli Reis trabalha principalmente com arte tradicional, como aquarela, lápis de cor, nanquim e guache. A professora possui, até o momento, duas aulas na Skillshare, uma sobre a teoria das cores e outra sobre o círculo cromático.

“A minha história com a Skillshare começou muito antes de eu publicar minha primeira aula em português. Foi em 2018 ou 2019 que divulguei a primeira classe na plataforma, quando ainda estava dando os primeiros passos na minha profissão de artista. Acredito que o conhecimento só tem valor real quando compartilhado, e é uma honra fazer essa troca de experiências com tantas pessoas através da plataforma da Skillshare. Além de ensinar, aprendo sobre planejamento, organização, direção e edição de vídeo. Eu aprendo enquanto ensino”, completa a artista.

Skillshare no Brasil

A Skillshare chegou recentemente ao Brasil para expandir o acesso à aprendizagem online no país, com mais de 40 mil classes disponíveis na maior comunidade online do mundo para pessoas criativas. Após uma transformação na interface, a plataforma passou a oferecer todo o conteúdo legendado, além de aulas produzidas em português por professores brasileiros.

“Além de abrir portas para mais alunos em busca de aprimorar suas habilidades, a Skillshare também contempla pessoas que estão atrás de um novo hobby, empreendedores que querem aprender novas técnicas para executar seus negócios e profissionais que podem compartilhar seus conhecimentos como professores na plataforma”, afirma Nicolas Scafuro, VP e Head of International da Skillshare.

A plataforma apoia ilustradores, escritores, web designers, animadores, músicos, cinegrafistas e profissionais da área de marketing e empreendedorismo que buscam fazer o que amam enquanto são remunerados por isso. São, até o momento, mais de 14 mil professores compartilhando conhecimento na Skillshare, muitos deles recebem treinamentos e workshops para aprender como ensinar de forma eficaz e com qualidade.

Atualmente, a comunidade global da Skillshare possui mais de 830 mil assinantes ativos em mais de 150 países, e adiciona cerca de 800 novos conteúdos a cada mês. O suporte para português visa ampliar ainda mais o alcance de professores e alunos em território brasileiro, bem como fomentar a produção de novos conteúdos no idioma.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp