16/09/2022 às 17h30min - Atualizada em 18/09/2022 às 00h00min

Dicas para ter um primeiro dia na faculdade incrível

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

O primeiro dia na faculdade é um dos mais importantes da nossa vida, pois indica que estamos fazendo uma transição entre fases diferentes da vida. Ao mesmo tempo em que deixamos a adolescência, nos encaminhamos para a vida  adulta, cheia de desafios e responsabilidades.

 

Apesar dessa mistura de sentimentos, precisamos nos preparar para viver essa experiência. Por isso, é importante pensar na roupa que vai usar, organizar os Cadernos Personalizados e principalmente, ser pontual.

 

Assim, confira as nossas dicas para ter um primeiro dia na faculdade incrível.

Como se preparar para o primeiro dia de aula na faculdade

Só de pensar no primeiro dia de aula, dá um frio na barriga e isso é normal, faz parte do processo. Apesar da ansiedade, é importante se preparar para enfrentar o primeiro dia de aula na faculdade.

 

Por isso, na véspera, durma cedo, separe a roupa que vai vestir e deixe sua mochila e objetos como estojo, Cadernos Personalizados, garrafa de água e etc organizados. Além disso, coma alimentos leves para ajudar a dormir com mais tranquilidade.

 

Confira outras dicas para encarar o primeiro dia na faculdade.

Vestimenta

Diferente da escola, na faculdade não se usa uniforme, o que pode causar dúvidas sobre o que vestir.

 

Logo, a dica é usar o bom senso, e escolher roupas simples e confortáveis, especialmente se vai de ônibus.

 

Assim, aposte na combinação camisa, camiseta ou blusa e calça jeans. Não tem como errar. Também vale a pena levar um casaco, caso a sala tenha ar condicionado e você seja do time que sente frio.

Pontualidade

Na faculdade, ninguém vai ficar te cobrando horário, o que não significa que você não vá levar falta. Além disso, não é de bom tom entrar na sala de aula após a aula ter começado.

 

Então, programe-se para sair ainda mais cedo no primeiro dia, já que você não sabe como é o trânsito no trajeto que vai fazer e principalmente, para não criar uma primeira imagem que vai te acompanhar no resto da faculdade.

Nova rotina

Essa dica casa com a anterior. Depois de alguns meses de férias, a rotina deve estar desregulada. Por isso, é importante retomar os horários das atividades, especialmente a hora de dormir.

 

O sono é muito importante para os estudos de acordo com a neurociência, então se quer ter qualidade de aprendizado, cuide do seu sono, assim como da alimentação, que nas férias costuma ser apenas à base de lanches.

Conheça a faculdade

No primeiro dia, é bom chegar cedo para conhecer as instalações da faculdade, ou seja, saber onde fica a secretaria, a biblioteca, a sua sala, banheiros, lanchonete, etc. No entanto, essa exploração também pode ser feita durante o intervalo. 

 

Esse passo é importante para encontrar rapidamente algum desses espaços quando for preciso.

Interaja com os colegas

No primeiro dia, você vai sentir uma grande diferença com relação aos colegas, mas é preciso se enturmar e interagir com os demais colegas. 

 

Dessa interação podem surgir parcerias, amizades e até casamentos.

Anote tudo

Como mencionamos antes, a faculdade é bem diferente da escola onde você era cobrado. Na faculdade você deve ser autônomo, por isso, anote tudo o que os professores disserem. Use a biblioteca.

 

Além disso, mantenha seus Cadernos Personalizados organizados, pois o conteúdo de todo o curso vai ajudá-lo na hora de escrever seu trabalho de conclusão de curso. Apesar de ser importante, poucos estudantes fazem isso.
 

Conclusão

O primeiro dia na faculdade é um dia que desperta diversos sentimentos. É um dia marcante em toda a sua vida. Por isso, é uma experiência única para cada pessoa.

 

No entanto, algumas dicas servem para todos, como se preparar, cuidar do sono, organizar as anotações, entre muitos outros cuidados.


O que você achou dessas dicas? Conheça alguns modelos de  Cadernos Personalizados para usar na faculdade.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp