CIDADE NO AR Publicidade 728x90
13/10/2022 às 14h17min - Atualizada em 14/10/2022 às 00h12min

Projeto de três passos ajuda jovens aprendizes em São Paulo

Organização paulistana tem projeto que visa a diminuição da desigualdade, mantém programa de inclusão produtiva que vai desde o desenvolvimento individual, formação técnica até a Inserção do mercado de trabalho

SALA DA NOTÍCIA lucia furlan - jornalista
www.larsirio.com.br
.

Desde 2012 podemos perceber um aumento do desemprego em nível global, isso já na época chegava em 212 milhões de desempregados e grande parte desse contingente formado por jovens que estão iniciando sua vida profissional. Na pós-pandemia, aquilo que já era uma desigualdade visível na sociedade se amplificou de uma forma desastrosa e, muitas famílias ficaram sem renda.


O Lar Sírio Pró-Infância, uma Instituição de assistência Social, da região leste de São Paulo, tem buscado trabalhar não só a entrega de alimento de forma emergencial, mas algo para dar a essas pessoas autonomização de proverem suas famílias, oferecendo curso de profissionalização tanto para jovens quanto para adultos. 

A Superintendente do Lar Sírio Pró-Infância – Sra. Elaine Bueno Silva entende que a educação oferece algo além da renda, traz o sentimento de empoderamento, já que muitos se sentem indignos e desistem de lutar. “nosso papel é apoiar de forma emocional esses indivíduos, fortalecendo o sentimento de pertencimento, para que se sintam plenos em seus direitos”. A entidade acolhe mais de 1000 jovens e crianças por dia, na região leste da cidade e tem como missão enfrentar a desigualdade social, promovendo oportunidades à região com projetos sociais, sempre alinhados aos objetivos sustentáveis da ONU.

Sob o ponto de vista da profissionalização, vale destacar o Projeto de 3 Passos para a inclusão produtiva –exclusivo para o público de 15 a 17 anos, tem por objetivo ampliar o conhecimento dos jovens e sua formação profissional, diversificando o repertório cultural para atuarem dignamente no mundo do trabalho – e atende de uma forma complementar também os familiares. Composto por três fases: Plano de desenvolvimento individual, formação técnica e Inserção do mercado de trabalho para geração de renda.

O 1º Passo: Firmar compromisso com os adolescentes e seus familiares diante das muitas alternativas cursos profissionalizante que temos disponíveis, conscientizando-os e suas famílias sobre a corresponsabilidade no processo de formação do jovem, e para esse passo temo o plano de desenvolvimento individual que é apresentar ao jovem e sua família as opções que temos e diante da realidade individual, traçar um plano de desenvolvimento humano.

2º Passo: Estimular o crescimento profissional deste jovem a partir de competência chaves. Criando a visão de comunidade, espírito colaborativo, uma organização participativa, disciplinar às regras que são compartilhadas e desenvolvendo um senso de pertencimento. Para esse segundo objetivo, a gente disponibiliza toda essa série de cursos junto aos parceiros da instituição como Sesi, Senac, o Senai, Sebrae, Expro e outros que se filiaram à entidade.

3º Passo: Acompanhar a jornada profissional deste jovem formado ampliando suas oportunidades de inserção no mundo do trabalho - momento da Inclusão produtiva de fato. São realizadas mentorias, seja a partir de uma rede de empresas que possam oferecer oportunidade de trabalho, ou da cultura empreendedora, para juntos fortalecer as oportunidades desse começo. Recentemente, o Lar Sírio se tornou polo de inclusão produtiva da região Leste1 pela parceria entre a Prefeitura e o Sebrae. “Em 2023 o Lar Sírio completará 100 anos de existência, e em seu centenário daremos início ao Projeto de transformação do entorno da instituição em um ambiente integrado para os próximos cinco anos. A ideia é que através da visão socioeducacional, trabalhando em redes e engajando pessoas físicas e empresas do bairro, mais o apoio do poder público e outras empesas do terceiro setor, daremos vida a projetos complementares para apoiar os mais vulneráveis”, conta Elaine

Vale citar a trajetória do jovem Alisson Ribeiro da Guarda (foto), que iniciou no Lar Sírio em 2017, cursou profissionalizante de Designer Gráfico e hoje com 18 anos está com estágio em andamento, com o sonho do primeiro emprego realizado. Alison é um dos milhares dos jovens da instituição com oportunidades de conhecer as profissões do futuro e ingressarem em seu primeiro emprego tendo a visão de onde eles querem chegar.
 
Para mais informação entre em nosso site:
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp