28/10/2022 às 15h30min - Atualizada em 29/10/2022 às 00h00min

Black Friday: veja cinco dicas para uma compra segura

Como se proteger na hora de comprar pela internet

SALA DA NOTÍCIA Amanda Albero
https://www.publicitarioscriativos.com/descubra-como-utilizar-a-black-friday-em-favor-da-sua-empresa/

A Black Friday é sempre uma data de grande importância para o varejo. No ano passado, movimentou cerca de R$ 4,2 bilhões no e-commerce brasileiro, segundo a NielsenIQ. Porém, o consumidor precisa ficar atento para não cair em golpes.

“A Black Friday oferece várias possíveis situações que favorecem os ataques de hackers, a primeira é o desejo do consumidor de adquirir um produto mais em conta, em um curto período. Aproveitando desta situação, os cibercriminosos utilizam técnicas, como o Phishing, enviando (por e-mail) ofertas falsas, com páginas falsas, porém com URL´s muito próximas às originais. A terceira está atrelada à alta movimentação de dados bancários para compra e venda”, o que dificulta uma análise apropriada e devida do comprador, diz Alexandre Morelli, Head of Cybersecurity na NAVA Technology for Business, empresa que fornece serviços e soluções de negócios e tecnologia.

Ele lembra que há a possibilidade de um golpista atacar um site legítimo, por meio de técnicas chamadas de Deny of Service (DOS), derrubá-lo por um determinado tempo, podendo atrair os compradores, com e-mails considerados phishing, levando-os a um site falso.

Veja abaixo cinco dicas de Morelli para uma compra segura:

 

Preste atenção no domínio da loja

Alguns golpistas criam falsos sites usando domínios (link ou URLs) semelhantes aos de grandes redes de varejo, assim como o mesmo layout de página. É importante que você avalie se o link é realmente do site legítimo, já que geralmente dá para perceber pequenas alterações na grafia.  Verifique, ao acessar a página de pagamento, se o link está vinculado a um protocolo seguro, como HTTPS. Isso significa que o site é criptografado e mais seguro.

 

Cuidado com compra por email

A compra por meio de e-mail marketing é comum no Brasil, mas é necessário ficar atento ao remetente e observar se faz parte mesmo de um canal oficial da loja.

 

Desconfie de descontos absurdos

Antes de comprar, faça uma pesquisa da média de preço em sites confiáveis e desconfie de lojas que oferecem grandes descontos. Você pode acabar adquirindo um produto e nunca receber. 

 

Atualize seu antivírus

Instale antivírus em todos os seus aparelhos eletrônicos e mantenha-o atualizado para evitar o roubo de informações pessoais ao visitar um site duvidoso.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp