28/10/2022 às 15h51min - Atualizada em 29/10/2022 às 00h02min

​Deptº de Química da PUC-Rio é nota máxima no Enade 2021

Pontuação firma bacharelado como um dos melhores do Brasil

SALA DA NOTÍCIA Lorena Paiva
www.ctc.puc-rio.br
Divulgação

O curso de Química da PUC-Rio recebeu nota 5 no Enade 2021. A terceira nota máxima consecutiva da graduação ocorre depois da participação de seis alunos na prova realizada em setembro do ano passado. A conquista representa para o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) a maior nota de conceito Enade contínuo de todos os bacharelados em Química do Brasil. 

A Profª Ana Percebom, coordenadora de graduação do Departamento de Química, comemorou o resultado e destacou a importância para os alunos diplomados. “Este é um resultado muito relevante porque mostra a qualidade do nosso curso, que está atingindo as expectativas do MEC na formação dos alunos para o mercado de trabalho. Nosso departamento tem a capacidade de acompanhar os alunos muito de perto, para que eles tenham todos os conhecimentos necessários para desenvolver as habilidades técnicas de laboratório, o pensamento científico, o senso crítico, assim como as habilidades sociais”, afirma a professora.

Julia Barroso do Nascimento, ex-aluna do curso de graduação e que fez o Enade 2021, disse que encontrou dificuldade nas questões discursivas, mas ficou satisfeita com a prova. “O resultado foi uma surpresa para mim. Isso fortalece o currículo da PUC-Rio como um todo, mantendo a fama de ser uma universidade de excelência”, disse ela. Recém-graduada, Julia é Analista Junior no setor de avaliação de performance de produto da L’Oreal Brasil. “Durante a graduação, fiz iniciação científica na área de físico-química. Na faculdade, também fiz uma especialização em cosmetologia e microbiologia e isso me abriu as portas para o mercado onde trabalho hoje”, relembra a ex-aluna.  

Além da avaliação máxima no Enade, a PUC-Rio garantiu o maior conceito no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) de 2021 dentre todos os cursos de bacharelado de Química do país. O IDD mensura o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes a partir do desempenho dos alunos concluintes no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. A avaliação analisa a relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp