29/10/2022 às 19h20min - Atualizada em 31/10/2022 às 00h02min

Nova Acrópole lança podcast com reflexões sobre a Educação

Episódio resgata o papel do educador e o sentido profundo da Educação para a Vida

SALA DA NOTÍCIA Thiago Almada
https://nova-acropole.org.br/podcast
pexels

Quando deixamos de ser aprendizes? Será quando terminamos nossa formação para o mercado de trabalho? Você se lembra da última vez que aprendeu algo novo? É provável que você tenha aprendido alguma coisa nova hoje mesmo, por meio de uma conversa, um vídeo ou um acontecimento inesperado. Tal perspectiva sobre a busca proativa e constante do conhecimento em diferentes espaços e momentos é a premissa do Lifelong Learning (aprendizado ao longo da vida), um dos principais temas abordados por este episódio.

Em um mundo em transformação, o termo já vem sendo utilizado há algumas décadas para atender a necessidade de mais flexibilidade no entendimento das experiências de aprendizagem de forma contínua – não necessariamente vinculadas à instituições de ensino, classes sociais ou faixa etárias específicas. O modelo de ensino tecnicista do século 20 que predomina até hoje, por si só, já não é suficiente para preparar as pessoas para o mercado de trabalho e, principalmente, para a vida.

Tradições filosóficas dos mais diversos lugares e épocas mostram que o assombro e o deslumbramento, imbuídos de uma busca genuína de conhecer o mundo e seus motores, são características muito próprias do ser humano. Características essas muito vivas no período da infância, mas que, ao longo da vida, vão desaparecendo pela forma de vida em curso na contemporaneidade.

A Filosofia ensina que a educação faz parte de toda a vida do ser humano, uma vez que todos os momentos são propícios ao aprendizado. E o educador, aquele que mostra as oportunidades e inspira o interesse em buscar e aprender, extraindo o melhor de cada um. O viés filosófico também nos coloca em uma posição de humildade perante o conhecimento e a sabedoria: sendo aprendizes, experimentamos a vida. Erramos e corrigimos a rota, e isso, segundo o convidado deste episódio, Leonardo Gonçalves, é parte fundamental do crescimento. "A ideia de assumirmos que somos aprendizes por toda a vida nos coloca numa posição de vulnerabilidade e de constantes falhas. Tentar e falhar faz parte desse processo, e está tudo certo. Precisamos aprender a encarar isso como algo natural; é o jeito mais rápido de crescer", comenta Leonardo. E continua: "Buscar conhecimento de maneira proativa e contínua é uma das competências essenciais para a vida".

Essas e muitas outras reflexões filosóficas sobre a educação, e como o ser humano está em constante aperfeiçoamento, estão presentes no episódio "A Educação para a Vida".

Leonardo Gonçalves é professor e voluntário da Nova Acrópole há mais de 15 anos, além de atuar e desenvolver pesquisas na área da Educação. É fundador da Casa da Vida AftersCOOL. Head de Projetos do Pacto Alegre e um dos Articuladores do Porto Alegre Cidade Educadora.

Ouça o Podcast na íntegra através dos links:

Site Nova Acrópole
https://nova-acropole.org.br/podcast/a-educacao-para-a-vida-dia-do-professor/
Spotify https://open.spotify.com/episode/4RIkDsiS2NjjWZCTDdrDpE?si=cad762fed7f6480a
YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=ptV2QxEb1M4

Este e outros conteúdos estão disponíveis no site www.nova-acropole.org.br/podcast. Lá, você irá encontrar mais de 220 podcasts filosóficos.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp