10/11/2022 às 11h21min - Atualizada em 14/11/2022 às 08h00min

Black Friday 2022: a importância da logística durante a maior promoção de produtos do ano

Organização, planejamento no gerenciamento de estoque e frete são fundamentais para o sucesso de vendas durante a mês de novembro

SALA DA NOTÍCIA Nicolas Nakamura
Banco de Imagens - DACHSER

São Paulo, novembro de 2022 – Depois de dois anos marcados pela pandemia da Covid-19, a reabertura total dos estabelecimentos e a normalização do estoque de produtos devem aquecer a Black Friday deste ano no varejo tradicional - afinal, de acordo com a pesquisa realizada pela IDEIA em 2021, mais da metade dos brasileiros costumam aproveitar esta data especial do comércio para fazer compras. 

A fim de atender à demanda necessária, as marcas precisam ter um alto controle de importação e estoque dos produtos. “Para o sucesso de vendas na Black Friday, as empresas devem se comprometer com as fases do processo logístico, desde a importação das mercadorias até o armazenamento e a entrega ao consumidor final. É notório a dificuldade logística nesta data, são pedidos acima da média e o prazo de entrega acaba se estendendo. Mas, com uma boa organização, esses desafios podem ser superados”, pontua João Paulo Caldana, diretor executivo da Dachser Brasil. A Dachser tem anos de experiência em implementação de serviços de logística no mundo inteiro, com o intuito de otimizar o balanço logístico de seus clientes. 

Além de compras em lojas nacionais, sites do exterior caíram no gosto dos brasileiros. Segundo estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 71% das pessoas preferem comprar pela internet, seja pela praticidade, a ampla escolha de produtos ou os preços abaixo da média. No entanto, durante a Black Friday, é importante que o consumidor se atente às taxas de entrega, ao prazo e a disponibilidade dos produtos. “É importante que os varejistas trabalhem com um provedor de logística profissional para garantir que as entregas sejam feitas com segurança, dentro do prazo e com o melhor custo”, completa Caldana. 

Diante de um evento como a Black Friday, todo o processo de logística deve ser planejado com antecedência, principalmente entre a cadeia de suprimentos e o varejo, para atender todos os pedidos realizados por clientes no e-commerce. É de extrema importância o trabalho organizacional durante a data, porque qualquer erro nos processos pode afetar negativamente a imagem da empresa, fazendo com que o consumidor não volte mais a efetuar compras pelo site. 

Apesar de a data demandar uma atenção especial de controle de estoque, em qualquer período do ano o planejamento logístico inteligente pode reduzir os custos de transporte e armazenamento, além de aumentar a eficiência de entrega dos produtos, com o menor custo possível. 

Sobre a DACHSER

A DACHSER, empresa familiar com sede em Kempten, na Alemanha, provê transporte logístico, armazenagem  e serviços customizáveis em duas frentes de negócios: Dachser Air & Sea Logistics e Dachser Road Logistics. Além da divisão em duas linhas de negócios, Dachser European Logistics e Dachser Food Logistics. Um serviço completo de logística de contrato e soluções específicas para a indústria completam o portfólio de ofertas da companhia. Com uma rede de transportes, tanto na Europa quanto em outros continentes e com um sistema de TI integrado, a empresa provê soluções inteligentes no mundo todo. Com cerca de 31.800 funcionários, em 376 locais de 42 países ao redor do mundo, a DACHSER gerou receita de 7,1 bilhões de euros em 2021. Nesse mesmo ano, o setor de logística movimentou um total de 83,6 milhões de embarques, pesando 42,8 milhões de toneladas. Para mais informações sobre a DACHSER, visite o site da empresa.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp