CIDADE NO AR Publicidade 728x90
11/11/2022 às 18h49min - Atualizada em 14/11/2022 às 08h02min

Fundação Telefônica Vivo promove 2ª edição nacional do enlightED, uma das maiores conferências globais de educação

Com tema “Inovação que conecta. Educação que transforma.”, evento acontece de forma gratuita em formato híbrido – presencial e online – nos dias 16 e 17 de novembro

SALA DA NOTÍCIA Fundação Telefônica Vivo

Acontece na próxima semana o enlightED, uma das mais importantes conferências de educação, tecnologia e inovação em âmbito global. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de novembro, simultaneamente na Espanha e em nove países da América Latina – Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai, Venezuela, além do Brasil –, com programação online e presencial. Pelo horário do Brasil, a manhã é dedicada à programação na Espanha, que pode ser acompanhada online, e, à tarde, a programação nacional vai acontecer no Teatro Vivo, em São Paulo.  

 

O foco do enlightED 2022 será “Inovação que conecta. Educação que transforma”, com o objetivo de refletir sobre o impacto das competências digitais, e promoção da equidade e inclusão por meio da inovação e da tecnologia. O evento reunirá especialistas de diferentes áreas da educação e, para se inscrever para o evento presencial gratuitamente, basta acessar aqui

 

Partindo da premissa de desenhar a 2ª edição do EnlightED Brasil, com assuntos relevantes para o momento do país, a organização contou com apoio de curadoria de importantes especialistas do setor. Participaram da idealização Claudia Costin, fundadora e diretora do CEIPE FGV-RJ; Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB); Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação e Tatiana Klix, diretora do Instituto Porvir e jornalista especializada em educação e inovação. 

 

A edição Brasil terá abertura de Renato Gasparetto, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo e conselheiro da Fundação, seguido do keynote de José Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, sobre “O papel da inclusão digital na construção de novos horizontes para as juventudes”. Ainda participarão Luciano Meira, co-fundador, professor e coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street, empresa de tecnologias educacionais lúdicas, e Lilian Bacich, diretora da Tríade Educacional e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), na mesa “A tecnologia como aliada para enfrentar os desafios atuais das escolas”, que terá a jornalista Tatiana Klix como mediadora. Lia Glaz, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Frederico Amancio, Secretário de Educação de Recife/PE, e Doug Alvoroçado, CEO Olhares - Educação Inclusiva, estarão na mesa “Como apoiar os professores no desenvolvimento das competências digitais”. O professor, doutor em Educação Matemática e finalista do Global Teacher Prize, Greiton Toledo, que desenvolve projetos de tecnologia na rede pública de Goiânia, também participará contando sua história.  

 

Se no primeiro dia, a programação está voltada para as discussões sobre desafios atuais de escolas e professores, no dia 17, o foco estará nos desafios e oportunidades para jovens relacionados ao desenvolvimento de competências digitais. Laercio Candido, professor, programador e aluno da primeira turma da 42 São Paulo, uma das maiores escolas de educação em tecnologia do mundo, falará sobre tecnologia para inclusão social e digital a favor da equidade. No mesmo dia, ainda terá uma mesa sobre “O trabalho do presente já é digital: como incluir e preparar jovens para esse mundo?”, com Caio Dib, consultor em projetos que trabalham com educação e inovação, Olavo Nogueira, e Camila Achutti, fundadora e CEO da Mastertech; e outra com o tema “Experiências no desenvolvimento de competências digitais com foco em equidade”, estarão a jornalista Cíntia Gomes, a professora Suziane Toffoli e a co-diretora executiva do Olabi e coordenadora da PretaLab, Silvana Bahia. O dia também terá um keynote, que ficará por conta de Lucia Dellagnelo, com o tema de “Competência digital é a nova alfabetização para a vida”. O encerramento será uma apresentação inspiracional de Gilson Franco, professor da rede municipal de Fortaleza, poeta e cordelista.  

 

Na agenda global – que contará com tradução simultânea nos idiomas português, inglês e espanhol, quando não for o idioma original – estão confirmadas presenças de nomes como a psicóloga Susan David, autora do best-seller Emotional Agility; Mónica Ares, responsável pela aprendizagem e educação imersiva da META; Ousman Umar, fundador da Nasco Feeding Minds, imigrante e vítima de gangues de imigrantes que agora está promovendo a educação digital em Gana; o matemático Nuno Crato, matemático e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal; Bisila Bokoko, fundadora do African Literacy Project, considerada uma das dez mulheres espanholas mais influentes nos negócios nos EUA, e Alok Kanojia, psiquiatra, presidente e cofundadora da Healthy Gamer, de onde ajuda a tratar vícios em vídeo jogos, entre outros. A programação completa está disponível aqui

 

Além disso, por meio do ProFuturo, a Fundação Telefônica Vivo selecionou três professores brasileiros para acompanhar o evento na Espanha, a fim de estimular o compartilhamento de boas práticas sobre o tema de matemática aplicada ente docentes especialmente no Brasil.   

 

A transmissão dos dois dias de programação será realizada pelo site da Fundação, no portal do  Terra e no canal da Fundação Telefônica Vivo no Youtube.  Após o evento, toda a programação global será disponibilizada no Enlighted Talks, plataforma que compila o conteúdo gerado no evento. Tudo será categorizado por temas, com a possibilidade de busca por palavra-chave, facilitando assim o acesso às discussões.  

 

O enlightED é organizado pela Fundación Telefónica, IE University, South Summit e Fundação Bancária La Caixa. Desde que foi criado em 2018, já reuniu mais de 2 milhões de espectadores em 46 países e 300 palestrantes internacionais, consolidando-se como uma referência mundial no âmbito da inovação educacional. Desde 2021, o Brasil faz também a edição nacional do evento.  

 

Serviço 

 enlightED 2022 Data: 16 e 17 de novembro de 2022 Horário: a partir das 14h Local: Teatro Vivo - Av. Dr. Chucri Zaidan, 2.460 - Morumbi - São Paulo – SP Para conferir a programação, acesse: https://fundacaotelefonicavivo.org.br/programacao-enlighted/ 

 

Sobre a Fundação Telefônica Vivo 

Há 23 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é uma das responsáveis pela esfera social no conceito ESG da Vivo, alinhada ao propósito da companhia e confiante que a digitalização do Brasil é um importante facilitador para uma sociedade mais justa, humana e inclusiva. Nesse sentido, o foco da atuação social da Fundação está em apoiar competências digitais de educadores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio da escola pública. Integrante de movimentos e coalizões sociais que discutem estratégias e agendas para implementação de uma educação mais digital, a Fundação oferece cursos à distância e gratuitos de formação continuada para qualificar educadores a desenvolverem práticas pedagógicas inovadoras, alinhadas à BNCC e ao novo ensino médio, além de recursos qualificados de aprendizagem. 

  

A transformação digital exige cada vez mais que crianças e adolescentes estejam aptos a utilizar elementos da tecnologia de maneira crítica e a favor da sociedade, tendo a compreensão de todas as suas potencialidades e impacto, o que torna o ambiente escolar um aliado para o desenvolvimento de competências digitais nos estudantes. Por isso, a Fundação promove também itinerários formativos, como o de Ciência de Dados que está presente em escolas regulares, técnicas e centros de educação profissional, apoiando assim a implementação do Novo Ensino Médio. Além disso, a instituição trabalha fortemente o voluntariado corporativo, que tem como objetivo sensibilizar e engajar colaboradores da Vivo em ações que gerem impacto social, tanto no formato presencial quanto digital. 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp