CIDADE NO AR Publicidade 728x90
01/12/2022 às 17h26min - Atualizada em 02/12/2022 às 00h02min

Professor Adriano Chan, uma das maiores referências na redação para vestibulares no país, estreia programa na Unesp TV

Em “Redação Vunesp - Caminhos de uma Pesquisa”, Chan, ao lado de convidados especiais, dará importantes dicas para uma boa redação nos principais vestibulares e concursos do país

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Cláudio Paulino
Quando o tema é redação para vestibulares ou mesmo para concursos públicos, Adriano Chan (formado em Letras com ênfase em Latim e Português, e especialização em Linguística e em Filosofia e mestrado em Comunicação) é uma das principais referências no Brasil. E a partir de outubro, o professor ficará mais próximo daqueles que buscam ter um ótimo desempenho em redação, por conta da estreia do seu programa “Redação Vunesp - Caminhos de uma Pesquisa”, na Unesp TV.

Com o programa, Chan buscará eliminar os mitos e desfazer os nós teóricos dos conceitos para uma boa redação, dissecando os critérios da grade de correção da Vunesp e oferecendo dicas das características que os corretores esperam de uma boa redação.

Na cidade de Bauru (SP), a programação da TV Unesp pode ser assistida em sinal aberto, pelo canal 45 UHF (sinal analógico) e 46.1 HD (sinal digital), ou ainda pela TV a cabo, no canal 18 da operadora Claro NET. Vale destacar que o programa também estará disponível no canal da TV Unesp no YouTube (youtube.com/tvunesp).

Ao longo de três episódios da temporada de estreia, Adriano Chan estará acompanhado por convidados especiais, como professores titulares da Unesp e especialistas em direito e psicologia, com objetivo de ampliar o repertório dos alunos/candidatos.

Conteúdos – No primeiro episódio, que vai ao ar no dia 06 de dezembro, às 17h30, com reapresentação em 08/12, às 10h30, Adriano Chan focará em como entender, identificar e usar as palavras-chaves para um bom desempenho no critério “A” das avaliações das provas: o Tema. O programa também debaterá a questão “Heranças Digitais: entre o direito à transferência de bens à família e privacidade do morto e de terceiros”, com a participação do psicólogo e ator Leonardo Miggiorin e da professora de direito e tecnologia do INSPER, Natalie Fragoso.

Já no segundo episódio, o professor explicará a diferença entre coesão e coerência, apresentando os seus princípios e explicitando os principais equívocos sobre como a estrutura de texto não deve se resumir a uma fórmula. Neste programa, que vai ao ar nos dias 13/12, às 17h30 e 15/12, às 10h30, serão abordados os critérios B (coerência e tipo de texto) e C (coesão e modalidade) das avaliações, além de contar com a presença do professor da Unesp, Antônio Suárez de Abreu.

Por fim, no terceiro e último episódio da primeira temporada serão dados exemplos de textos bem-sucedidos, além de demonstrar quais são os erros mais comuns com exemplos reais de candidatos e de alunos. O programa irá ao nos dias 20/12, às 17h30 e 22/12, às 10h30.

Adriano Chan – Formado em Letras com ênfase em Latim e Português, e especialização em Linguística e em Filosofia e mestrado em Comunicação, Adriano Chan é um dos principais nomes no ensino de redação para vestibulares do país. Em suas aulas, utiliza um método criado por ele com base na Linguística Cognitiva, que tem o objetivo de organizar o pensamento criativo, indo no sentido contrário ao que os professores – sobretudo de cursinhos – costumam ensinar, com fórmulas que engessam a criação. 

Criado em 2007, seu Laboratório de Redação vem obtendo, ano após ano, resultados expressivos que o caracterizam como um doa melhores do país. Nos últimos cinco anos, Chan introduziu mais um diferencial no curso, com o objetivo de contribuir na construção de repertório de seus alunos: palestras com pensadores e profissionais de referência em suas áreas de atuação. Dentre alguns nomes estão Mia Couto, Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé, Lilia Schwarcz, entre muitos outros.

PROGRAMA REDAÇÃO VUNESP
Apresentação: Adriano Chan
Unesp TV: Canal 45 UHF (sinal analógico) e 46.1 HD (sinal digital) e 18 da operadora Claro NET, em Bauru (SP) e Canal da Unesp no YouTube (youtube.com/tvunesp).
Dias: 06, 13 e 20/12, terças-feiras, às 17h30 e 08, 15 e 22/12, quintas, às 10h30
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp