CIDADE NO AR Publicidade 728x90
01/12/2022 às 16h20min - Atualizada em 04/12/2022 às 00h03min

Unigel apoia Orquestra Parassinfônica do Estado de São Paulo

Protagonizada por músicos com deficiência, o grupo se apresenta neste sábado, 3 de dezembro, às 21h, na Sala São Paulo

SALA DA NOTÍCIA Thomas Augusto Sampaio Ferraz
Unigel
Divulgação

Com objetivo de fortalecer iniciativas culturais inclusivas, a Unigel - uma das maiores empresas químicas da América Latina e maior fabricante de fertilizantes nitrogenados do país - celebra apoio à OPESP (Orquestra Parassinfônica do Estado de São Paulo), a primeira orquestra do mundo protagonizada por integrantes com deficiência física. O patrocínio foi realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura e todo o processo se consolida com uma grande estreia na Sala São Paulo, no dia 03 de dezembro de 2022, mesma data em que é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - proclamado em 1992 pela ONU. 

Segundo Igor Cayres, idealizador do projeto e produtor da OPESP, a apresentação comemora os avanços do trabalho realizado durante o ano: “Este dia é emblemático, uma vez que será a primeira vez que o público vai poder ter contato com os primeiros frutos do trabalho duro que estes músicos vêm fazendo. O grupo é formado por 33 músicos, sendo 8 com deficiência, e todos tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de uma orquestra sinfônica e agora vão ao palco da Sala São Paulo - o mesmo pelo qual gigantes da música mundial também já pisaram”, conta. 

Júlia Tygel, Gerente de Atividades Sociais da Unigel, afirma que, seja em iniciativas locais onde a companhia tem operação instalada, ou em projetos em outras localidades, o viés educativo por meio da cultura é uma grande diretriz do trabalho social da empresa, e que a Orquestra cumpre essa prerrogativa em todos os sentidos: “A OPESP é um projeto pioneiro que une excelência técnica e oportunidade para pessoas com deficiência na área da música clássica. Ficamos orgulhosos por apoiar um projeto tão meritório e que está alinhado com nossos valores de inovação, qualidade e inclusão”, conclui. 

Além da OPESP, a Unigel apoia via Lei de Incentivo à Cultura a Cultura Artística, a Osesp, o Guitar Coop, o Instituto Tomie Ohtake, um projeto cultural desenvolvido pelo Hospital Albert Einstein em Paraisópolis e a Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP), além de projetos locais nas cidades onde a empresa atua, como o Teatro do Kaos e Coral Canto Mágico (ambos em Cubatão/SP). Além disso, mantém há 18 anos duas escolas vinculadas à rede pública de Candeias (BA), atendendo cerca de 1.300 alunos.  

Serviço

Orquestra Parassinfônica de São Paulo - OPESP

Site: link

Espetáculo de estreia

Data: 03 de dezembro de 2022

Horário: 21h

Local: Sala São Paulo

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos, São Paulo - SP

Ingressos: R$20,00


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp