CIDADE NO AR Publicidade 728x90
15/12/2022 às 17h38min - Atualizada em 03/01/2023 às 00h03min

5 Dicas para a manutenção dos pneus antes de uma viagem

Verificar a pressão dos pneus, o nível de calibragem, o estado de conservação e alinhamento das rodas são algumas das medidas para evitar possíveis acidentes ao longo do percurso

SALA DA NOTÍCIA Alvaro Vinicius Ferreira Lordelo
Freepik.com
 

Saiba quais as dicas para a manutenção dos pneus antes de uma viagem, a fim de garantir a segurança na estrada, além de evitar possíveis acidentes e prejuízos. 

 

Além de comprar pneu Michelin de qualidade para o seu veículo antes de fazer uma longa viagem, há cuidados de manutenção simples que precisam ser realizados para garantir que conseguirá ter uma viagem segura. 

 

Para ajudá-lo a saber quais os cuidados frequentes a serem realizados com os pneus do seu veículo, selecionamos algumas dicas especiais. Confira:

Dicas para a manutenção dos pneus antes de uma viagem

Antes de realizar uma viagem, o proprietário precisa dar atenção a todos os detalhes referentes a manutenção preventiva do veículo, bem como: nível de fluidos, pára-brisa, testar a bateria, entre outros, além de não se esquecer dos principais cuidados com o pneu. 

 

Confira a seguir, quais as dicas para a manutenção dos pneus antes de uma viagem:

1. Verifique a pressão dos pneus


A baixa pressão dos pneus pode colocar você, o motorista, sob pressão quando estiver na estrada. Em baixas temperaturas, as moléculas de ar tornam-se menos ativas, efetivamente "diminuindo" o ar dentro e fora dos pneus. Para cada queda de 10°F na temperatura, os pneus podem perder 1-2 libras por polegada quadrada (psi) de pressão de ar!

 

Quando um pneu está murcho, pode fazer com que seu veículo pareça lento e lento para responder. É por isso que é essencial verificar a pressão dos pneus sempre que você abastecer o tanque de gasolina. Você quer um manuseio preciso e controle máximo ao dirigir no inverno.

 

Encontre a pressão dos pneus certa para sua marca e modelo online ou no manual do proprietário. Muitos carros também indicam a pressão dos pneus sugerida impressa em um adesivo colado no batente da porta do lado do motorista.

 

A pressão dos pneus deve ser verificada a cada 30 dias, antes e após viagens longas. 

2. Certifique-se do nível ideal de calibragem


A pressão dos pneus está muito baixa? Hora de inflar! Muitos postos de gasolina têm máquinas de ar, além de borracharias e oficinas mecânicas.

 

Se estiver enchendo os pneus sozinho, cuidado com o excesso de pressão. Dirigir com pneus cheios demais pode levar a um manuseio ruim, desgaste irregular da banda de rodagem e uma condução desconfortável, além de possíveis acidentes na estrada.

3. Verifique o estado dos pneus

Você não precisa ser um especialista em pneus para determinar se seus pneus estão em boas condições. Os padrões de desgaste e a profundidade do piso podem ser verificados na entrada da sua garagem!

 

Os padrões de desgaste da banda de rodagem podem fornecer muitas pistas sobre o que pode estar errado com seus pneus ou outros aspectos do seu carro. Por exemplo, se você notar que a borda interna ou externa de um pneu está mais gasta do que o restante da banda de rodagem, o alinhamento da roda pode estar desalinhado. 

 

Ou, se o centro da banda de rodagem estiver se desgastando mais rápido do que o resto do pneu, seu pneu pode estar constantemente cheio demais. Por outro lado, os pneus podem estar com pressão insuficiente se você observar desgaste excessivo nas bordas dos mesmos.

 

Quanto à profundidade do piso, existe uma maneira simples e rápida de verificar. Tudo que você precisa é de um centavo. Veja como funciona o teste do centavo :

 

Pessoa colocando um centavo na banda de rodagem do pneu

 
  • Coloque sua moeda em um sulco de cabeça para baixo, com a imagem da figura entrando de cabeça.
  • Observe a parte da moeda que está visível. O piso é muito raso se você puder ver o topo da cabeça da figura.
  • Coloque a moeda em vários outros sulcos dos pneus. O topo da cabeça da figura ainda está visível? Se assim for, você pode precisar de pneus novos. A profundidade do seu piso provavelmente não é suficiente para lhe dar aderência suficiente na estrada.
 

O desgaste excessivo da banda de rodagem pode comprometer o conforto e a segurança da condução.

4. Faça o rodízio dos pneus

Uma das dicas para a manutenção dos pneus antes de uma viagem é fazer a rotação dos mesmos a cada 10.000 km, que é o processo de mover os pneus de uma posição para outra. 

 

Os pneus dianteiros podem se mover para trás ou ser movidos de um lado do veículo para o outro. O reposicionamento exato dependerá se o seu veículo tem tração traseira, nas quatro rodas ou apenas dianteira.

 

As rotações regulares dos pneus ajudam a evitar o desgaste irregular do piso, prolongam a vida útil dos pneus e aumentam a eficiência do combustível.

 

Se o piso for irregular, é mais difícil para um pneu fornecer tração e aderência, principalmente em estradas escorregadias ou de cascalho. Pior ainda, você corre o risco de falha ou estouro do pneu.

5. Faça o alinhamento das rodas


O alinhamento das rodas refere-se a um ajuste da suspensão de um carro - o sistema que conecta um veículo às suas rodas. 

 

Sem o alinhamento adequado das rodas, seu carro pode puxar para um lado da estrada ou o volante pode vibrar. Portanto, é vital obter alinhamentos regulares das rodas ao longo do ano. 

 

Esses serviços podem melhorar a dirigibilidade do seu carro e prolongar a vida útil dos pneus!


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp