CIDADE NO AR Publicidade 728x90
06/01/2023 às 14h23min - Atualizada em 07/01/2023 às 00h00min

Defesa Civil Nacional reconhece a situação de emergência de Araraquara (SP)

Município foi atingido por chuvas intensas e está apto a receber recursos federais para atendimento à população e restabelecimento de serviços essenciais

SALA DA NOTÍCIA Brasil 61
https://brasil61.com/n/defesa-civil-nacional-reconhece-a-situacao-de-emergencia-de-araraquara-sp-pmdr231783

A cidade de Araraquara, em São Paulo, entrou para a lista de municípios em situação de emergência, segundo a Defesa Civil Nacional, nesta sexta-feira (6), após ser atingida por chuvas intensas. Com a medida, o município pode solicitar recursos federais para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada pelo desastre.

Na quinta (05/01), os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e das Cidades, Jader Filho, estiveram em Araraquara para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas, que atingem a cidade desde o fim de dezembro passado, e para prestar apoio ao município.

“A resposta e reconstrução está com a nossa Pasta e já estamos tomando as providências técnicas e orçamentárias cabíveis para ajudar a cidade. O Governo Federal vai responder a essa necessidade”, garantiu o ministro Waldez Góes.

Além disso, técnicos do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) acompanham a situação de perto e mantêm contatos com representantes da cidade paulista para verificar a situação e possíveis demandas.

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pelo Governo Federal estão aptas a solicitar recursos para ações de defesa civil. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

]]>

Fonte: https://brasil61.com
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp