CIDADE NO AR Publicidade 728x90
19/01/2023 às 15h07min - Atualizada em 20/01/2023 às 00h03min

Banco Mercedes-Benz apresenta glossário com os principais termos do mercado financeiro

Conteúdo busca facilitar o entendimento das pessoas ao explicar terminologias das áreas de finanças, economia e bancos

SALA DA NOTÍCIA Wedja Sabrina
Divulgação/Banco Mercedes-Benz
Parcela balão, tarifa de cadastro, tabela Price, Operação de Repasse e outros. Muitos compradores de veículos por vezes se deparam com termos específicos no momento de adquirir ou financiar um veículo de passeio ou comercial. Não é para menos: existem no meio financeiro diversos verbetes que podem confundir o consumidor no momento de fechar um negócio. E para ajudar a traduzir as expressões desse universo financeiro, o Banco Mercedes-Benz apresenta um glossário de terminologias para esclarecer as dúvidas mais recorrentes do mercado.

O material destaca 32 termos no total. “O objetivo é destacar o significado de alguns dos termos mais comuns quando se trata de financiamento de veículos. Um glossário para familiarizar os interessados no assunto”, explica Marcello Larussa, diretor comercial do Banco Mercedes-Benz.

Para ter acesso ao material, basta acessar na aba “Banco Mercedes-Benz” a opção “Glossário de Termos do Mercado Financeiro”, no site do Banco Mercedes-Benz.

Abaixo, uma lista para facilitar o embasamento da literatura da área.

Instituição Financeira – é a entidade responsável pela concessão de crédito. É ela quem elabora e disponibiliza os produtos e serviços financeiros. É remunerada ao cobrar juros pelo financiamento.

No Brasil, todas as instituições financeiras são reguladas e fiscalizadas pelo Banco Central.

Concessionária – é o estabelecimento habilitado para comercializar os veículos da marca e prestar serviços de pós-venda aos clientes.

Na condição de correspondente bancário, a concessionária pode ofertar as soluções desenvolvidas pela instituição financeira.

Correspondente bancário – é um estabelecimento ou pessoa jurídica que pode atender os clientes em nome de um banco, oferecendo alguns serviços bancários específicos e

eventualmente ganhando comissões por isso. Neste caso, uma concessionária é um correspondente bancário.

Estrutura de um financiamento

Operação de crédito – é um contrato realizado entre duas partes, um denominado tomador ou devedor (pessoa física ou pessoa jurídica), e um credor que celebram uma transação na qual o credor coloca à disposição do tomador ou devedor um montante de recursos financeiros, que deverá ser devolvido em um prazo determinado acrescido de um rendimento denominado juros.

Valor financiado – é a quantia liberada pela instituição financeira para viabilizar a aquisição dos bens ou serviços objetos da negociação. Esse valor é pago pelo cliente em prestações ao longo do período contratual.

Entrada – é uma parte do valor da negociação a ser paga à vista pelo cliente. É a diferença do valor total da negociação e do valor liberado a ser financiado pela instituição.

Carência – período previamente estabelecido, após a contratação do financiamento, livre de parcelas. Em certos casos, apenas encargos de juros podem ser pagos.

Juros – é a remuneração da instituição financeira em decorrência do empréstimo do dinheiro, calculado com base no período de financiamento.

Amortização – é uma fração da dívida paga mensalmente, reduzindo o saldo devedor do cliente.

Parcela Balão – é uma parcela irregular no fluxo do financiamento que serve para ajustar o fluxo de caixa do cliente, definida no ato da contratação.

IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) – é um imposto federal que incide sobre operações de crédito. Pode ser incorporado ao saldo devedor do financiamento.

Tarifa de Cadastro (TC) – é um valor cobrado pelas instituições para cobrir os custos relativos ao processamento da operação de crédito.

CET (Custo Efetivo Total) – é a somatória de todos os encargos e despesas atrelados ao financiamento, composta por juros, tributos, tarifas.

Taxa pré-fixada – é a taxa de juros no formato pré-fixado, ou seja, é definida no ato da contratação. Não varia ao longo do prazo de financiamento.

Taxa pós-fixada – é taxa de juros no formato pós-fixado, não é definida no ato do contrato. Está atrelada a algum indicador, como por exemplo a SELIC, oscilando conforme as variações desse indexador.

Indexador – é um índice que serve como referência para um reajuste contratual.

Tabela Price – sistema de amortização crescente, com juros decrescentes e, consequentemente, parcelas regulares.

Valor Residual Garantido – é o valor a ser pago pela opção de compra do bem, na modalidade de arrendamento mercantil financeiro.

Sistema SAC de amortização – Sistema de amortização constante, com juros decrescentes e, consequentemente, parcelas decrescentes.

Operação de Repasse – é a modalidade usada em linhas de crédito indiretas. Quando a instituição financeira repassa as mesmas condições de crédito, de outra entidade, a terceiros, sendo remunerada por isso.

Produtos do BMB

CDC Convencional – o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), na modalidade convencional de financiamento, utiliza o Sistema Price de amortização. É de fácil contratação, sendo uma solução pouco burocrática.

É geralmente feito com taxas pré-fixadas e passível de flexibilidade no fluxo das prestações e usualmente contratado pelo público em geral por sua versatilidade, além do veículo estar em posse do cliente imediatamente no ato de contratação.

Pode ser utilizado para compras de qualquer segmento de veículos: caminhões, carros de passeio, vans e ônibus.

CDC Flexibility – explora ainda mais a versatilidade do CDC Convencional. A principal vantagem desse novo conceito de financiamento é a garantia de compra pelo Concessionário Mercedes-Benz no caso de automóveis e vans ou pela SelecTrucks no caso de caminhões ao final do contrato conforme as condições do Guia de Condições de Revenda.

CDC Decrescente – é pautado pelo fluxo de prestações decrescentes, ou seja, as parcelas diminuem a cada prestação paga, melhorando as condições do financiamento com o tempo.

CDC Serviços - financia seguro auto e/ou seguro prestamista garantindo tranquilidade e segurança ao cliente, com ótimos custos e condições.

Finame – é uma linha de repasse do BNDES para terceiros, oferecida com intermediação dos Agentes Financeiros credenciados, visando fomentar a indústria nacional. Pode ser contratado para os segmentos de caminhões, ônibus e equipamentos.

O produto Finame utiliza o sistema SAC de amortização. Sua composição de taxas é variada, conforme o produto Finame escolhido, podendo ser pré ou pós fixados, mas sempre isento de IOF.

Finame TLP – a taxa é composta pelo spread do BNDES, spread da instituição financeira e pela NTN-B (fatores pré-fixados), fixos na data de contratação. É indexada ao IPCA, sendo a contraparte pós-fixada.

Finame SELIC –A taxa é composta pelo spread BNDES, spread da instituição financeira e sobretaxa (fatores pré-fixados), fixos na data da contratação. O produto possui taxa atrelada à Taxa Básica de Juros da economia, sendo pós-fixada e oscilante em detrimento das variações desse indexador.

Finame TFB – foi desenvolvido como uma alternativa ao Finame TLP, e sua taxa é completamente pré-fixada no ato da contratação. A taxa é composta pelo spread BNDES, spread da instituição financeira e Taxa Fixa BNDES.

Leasing – é uma operação de arrendamento mercantil que funciona de maneira semelhante a de um aluguel. Durante o período de arrendamento, o bem será de uso do cliente, porém de propriedade da arrendadora.

É destinado ao público em geral, sendo possível o arrendamento de qualquer segmento de veículos: caminhões, carros de passeio, vans e ônibus.

No Brasil, existem duas modalidades de leasing: Leasing Financeiro e Leasing Operacional.

Leasing Financeiro – é estabelecido um contrato de arrendamento, mediante pagamentos ao arrendatário, que visa ao final do contrato a aquisição do bem, sendo feita a partir do pagamento do Valor Residual Garantido, previamente acordado.

Leasing Operacional – funciona como um contrato de locação, de tal maneira em que no final do contrato, o cliente tem a possibilidade de adquirir o veículo pelo preço de mercado. Normalmente o cliente que contrata um arrendamento mercantil operacional não pretende ficar com o bem arrendado.

O Banco Mercedes-Benz

O Banco Mercedes-Benz, desde 1996 no Brasil, atua no segmento de veículos comerciais (caminhões, ônibus e linha Sprinter) e de automóveis de passeio da marca Mercedes-Benz e é líder em financiamento em todos os segmentos de atuação. A instituição também oferece produtos de seguro integrado e prestamista para os planos de financiamentos de seus clientes, além de financiar os estoques de seus concessionários.

O Banco está presente no país por meio de suas regionais em São Paulo (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e de seus canais digitais. A sede emprega 240 colaboradores e atende a mais de 211 concessionários da marca.

Para mais informações, acesse: www.bancomercedes-benz.com.br www.linkedin.com/company/bancomercedes-benz
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp