25/01/2023 às 17h34min - Atualizada em 26/01/2023 às 00h01min

Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil: Instituto Ronald promove capacitações nos municípios Nova Mutum e Sapezal

Em parceria com a empresa Bom Futuro e o Hospital de Câncer de Mato Grosso, programa conta com aulas sobre a importância do diagnóstico precoce da doença

SALA DA NOTÍCIA Paula Granha Fiuza
“O tempo entre a percepção de sinais e sintomas do câncer infantojuvenil até a confirmação diagnóstica é ainda muito longo, fazendo com que pacientes iniciem o tratamento já em fase avançada da doença, o que dificulta as chances de cura e resultados positivos, além de deixarem muitas sequelas nos pacientes.”, essa é a afirmação do Francisco Neves, superintendente institucional do Instituto Ronald McDonald. De acordo com dados do Inca, o câncer ainda é a doença que mais mata crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil, com o diagnóstico de um novo caso a cada hora. Por isso, com objetivo de mudar esse cenário e oferecer nova realidade para os pequenos pacientes, o Instituto Ronald McDonald, em parceria com a empresa Bom Futuro e Hospital do Câncer de Mato Grosso, lançou o projeto "Promovendo o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil no Estado de Mato Grosso", que vai realizar nos dias 26 e 27 de janeiro, aulas sobre o tema nos municípios de Nova Mutum e Sapezal, de forma gratuita.
 

A parceria tem como foco alertar sobre o tema para profissionais da área da saúde de forma a ampliar o conhecimento e atenção sobre as particularidades da doença. “O nosso objetivo social é poder levar esperança através do conhecimento e da capacitação dos profissionais da área de saúde em relação ao diagnóstico precoce da doença. Desta maneira, buscamos ter uma perspectiva muito maior de cura e de futuro para as nossas crianças e adolescentes", afirma Tiago Goecks, gerente de Recursos Humanos da Bom Futuro.

As capacitações do Programa Diagnóstico Precoce serão presenciais e comandadas pelo Dr. George Sampaio, hematologista pediátrico do Hospital de Câncer de Mato Grosso.

Sobre o Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil
Criado em 2008, o Programa visa promover a identificação precoce da doença por meio de capacitações de profissionais da Atenção Básica de Saúde, pediatras da rede SUS e privada, além de estudantes de medicina e de enfermagem. Em 14 anos de programa, o Instituto Ronald já capacitou em parceria com diversas instituições do Brasil, mais de 28 mil profissionais de saúde.

quase 24 anos o Instituto Ronald McDonald atua na missão de promover saúde e bem-estar para crianças e adolescentes antes, durante e após o tratamento da doença através de diversos projetos pelo Brasil, aumentando as chances de cura do câncer infantojuvenil.

Quer saber mais sobre o Programa Diagnóstico Precoce do Instituto? Acesse: www.institutoronald.org.br/.

Sobre o Instituto Ronald McDonald
Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) há quase 24 anos atua para propiciar saúde e bem-estar de crianças, jovens e suas famílias e contribui para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacitação de estudantes e profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce, incentiva a adesão a protocolos clínicos e promove disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.

Sobre a Bom Futuro
Por meio do talento e dedicação dos seus mais de 7 mil colaboradores, a Bom Futuro é um dos maiores players mundiais na produção de grãos, fibras e proteína animal. Além de atuar na área aeroportuária, imobiliária e na geração de energia limpa e renovável por meio de hidrelétricas.

Com sua Matriz localizada na capital Cuiabá-MT, a Bom Futuro está presente em 21 municípios de Mato Grosso gerando emprego, renda, e oportunidades para milhares de famílias nas unidades de produção e nas comunidades onde atua.
A corporação está há mais de 30 anos atuando em Mato Grosso com foco no desenvolvimento socioambiental, incentivando programas sociais no desenvolvimento de crianças e jovens, além de proteger e preservar cerca de 98.500,00 hectares entre Área de Preservação Permanente (APP) e Área de Reserva Legal (ARL). Ações como essas, permitem a Bom Futuro contribuir para alimentar e vestir o mundo de maneira sustentável, garantindo o futuro das novas gerações. Siga a Bom Futuro nas redes sociais pelo @bomfuturooficial ou acesse o site www.bomfuturo.com.br e saiba mais.

Sobre o Hospital de Câncer de Mato Grosso
O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) é uma instituição filantrópica que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, oferecendo atendimento multidisciplinar em diversas especialidades em Mato Grosso. Em 2020, mesmo com a pandemia, o Hospital realizou mais de 60 mil atendimentos, sendo esses, em sua maioria, pelo SUS. No ano que passou, a instituição recebeu 75 casos novos de câncer infantojuvenil.

O setor pediátrico oncológico no Hospital é um dos melhores do estado, possuindo uma infraestrutura moderna e humanizada que atende a demanda com um serviço de qualidade e profissionais especializados. As melhorias do setor, proporcionadas pela parceria com o Instituto Ronald e Bom Futuro, são visíveis para quem percorre a instituição.  Em 2020, por exemplo, o HCanMT reinaugurou a Internação Pediátrica, totalmente reestruturada e aconchegante, graças à Campanha McDia Feliz.

“A missão do Hospital, desde sua fundação, é cuidar de pessoas e salvar vidas. Para isso, contamos com o apoio da sociedade que realiza eventos, doações, projetos e trabalhos, tal como o Instituto Ronald e a Bom Futuro, que nos ajuda a manter o alto padrão de qualidade mesmo com a demanda crescente por tratamento oncológico”, aponta a Administradora do HCanMT Silvia Negri.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp