26/01/2023 às 10h38min - Atualizada em 31/01/2023 às 00h04min

Saiba quais componentes do veículo devem ser inspecionados depois da viagem de férias

Segundo especialista da NGK do Brasil, observar alterações no comportamento do carro, se não há vazamentos e o funcionamento dos componentes do sistema de ignição pode evitar possíveis dores de cabeça após o retorno para casa

SALA DA NOTÍCIA Gabrielle de Andrade Pepato

São Paulo, janeiro de 2023 - No Brasil, persiste uma cultura de fazer a revisão do automóvel somente no período pré-férias. No entanto, para manter o veículo em bom estado e prevenir eventuais problemas futuros, é importante programar também uma inspeção para depois da viagem. Uma simples vistoria realizada por um mecânico de confiança pode evitar transtornos e garantir a segurança dos usuários do automóvel.

“O primeiro passo após uma viagem é observar se houve alterações no comportamento do veículo, como aumento do consumo de combustível e ruídos anormais na suspensão e nos freios”, aponta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK do Brasil. O especialista recomenda, em seguida, inspecionar se não há vazamentos de óleo do motor, fluido de arrefecimento, fluido de transmissão e óleo de diferencial, além de verificar os amortecedores e sistema de freio. Por último, vale providenciar uma boa lavagem do carro para remover os resíduos de terra ou da maresia. 

Precauções e atenção na estrada

Antes de pegar a estrada o motorista pode levantar um histórico com abastecimentos, quilometragem, média de consumo de combustível e ocorrências adversas já conhecidas ao longo do trajeto. “Tanto esses dados quanto a observação do veículo tendem a auxiliar o mecânico de confiança a executar a inspeção do carro, garantindo a sua utilização segura no retorno das férias”, afirma Mori. 

Viagens para locais muito quentes pedem uma atenção redobrada ao sistema de arrefecimento do veículo. Além da alta temperatura, o verão é caracterizado pelas fortes chuvas. Nesta época do ano, portanto, torna-se mais essencial revisar o sistema de iluminação, os limpadores de para-brisa e o estado dos pneus. “É indispensável ainda um cuidado especial com o barro, que pode aderir às superfícies do radiador ou do trocador de calor da transmissão, prejudicando seu funcionamento”, avisa o especialista da NGK do Brasil.

Velas, cabos e bobinas

De fundamental importância para o funcionamento do motor, os componentes do sistema de ignição devem ser priorizados durante a revisão pós-férias. “Quando desgastados, velas, cabos e bobinas podem causar sérios danos, como aumento do consumo de combustível, dificuldade na partida e na retomada da velocidade, perda de desempenho e instabilidade em marcha lenta”, alerta Mori.

Assim, a orientação da NGK é começar a checagem do sistema a partir da vela de ignição - a única peça localizada no interior da câmara de combustão que é de fácil remoção. “Uma simples análise visual da peça permite identificar diversos problemas no estado do motor, como uso de combustível de má qualidade e infiltração de óleo ou fluido de arrefecimento na câmara de combustão”, instrui Mori.

Sobre a NGK

Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há mais de 60 anos, conta com aproximadamente 1.300 funcionários e tem uma fábrica com 625 mil m2 em Mogi das Cruzes, SP. A empresa – detentora das marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores e ferramentas de corte) – disponibiliza em seu site dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores de produtos. Para mais informações, acesse: http://www.ngkntk.com.br/.

Assessoria de Imprensa - NGK do Brasil

Gabrielle Pepato - (11) 9 94164-1004

Fabiano Oliveira - (11) 9 9287-5957 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp