08/02/2023 às 18h55min - Atualizada em 09/02/2023 às 00h01min

Na contra mão do mercado, escola italiana de design cria e incentiva projetos com alunos através do uso de apps de inteligência artificial

O projeto desenvolvido pelos alunos do Istituto Europeo di Design conta com texto escrito pelo ChatGPT

SALA DA NOTÍCIA Gabriel Teixeira
Divulgação
Enquanto escolas e instituições de ensino vêm condenando o uso de apps de  inteligência artificial como o ChatGPT, os coordenadores do Istituto Europeo Di Design em São Paulo criaram um trabalho em conjunto entre os cursos de design gráfico e digital, design de produto/serviço e design de moda/ serviço .  “Os alunos foram estimulados a exercerem a criatividade em um conceito emergente de oficinas criadas com narrativas visuais, explorando figurinos, inclusão e sustentabilidade e pudemos reconhecer que somente através da inteligência humana podemos obter benefícios através destes apps.” relata Indio San, coordenador de design gráfico do IED.

Dentro deste cenário os grupos emergiram em uma pesquisa de desenvolvimento estético das suas narrativas. Um dos diferenciais do processo criativo  foi o uso de inteligência artificial para conceituar as imagens referência, e o desafio foi materializar os insights, explorando técnicas manuais, o uso de laboratórios de prototipação e cruzamento dos saberes dos 3 cursos.

Através do processo de design thinking, os alunos do segundo semestre de  bacharelados da instituição foram desafiados a criarem um tema para ser explorado durante os 18 encontros da disciplina. O resultado, fruto de um trabalho criativo, é uma revista digital feita 100% com inteligência artificial concluído em dezembro 2022.


Confira o resultado final através do link: https://drive.google.com/file/d/1fwxjocXNQb321Z2pvq1BpTZJwQvqt-YF/view
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp