CIDADE NO AR Publicidade 728x90
15/02/2023 às 18h16min - Atualizada em 16/02/2023 às 00h01min

Dança, Violão, Saxofone, Regência Coral, pedagogia de cordas e a Arte da Palhaçada em cursos gratuitos

Oferecidas pela Academia Arte de Toda Gente, aulas gratuitas são em ambiente virtual e haverá emissão de certificado. Inscrições podem ser feitas até o 26/02 no site https://academiavirtual.artedetodagente.com.br. Iniciativa é parte do programa Arte de Toda Gente, parceria da Funarte com a UFRJ

SALA DA NOTÍCIA Henrique Koifman
https://academiavirtual.artedetodagente.com.br.
Divulgação

Estão abertas, até 26/2, na Academia Arte de Toda Gente, as inscrições para os cursos on-line Dança e Criação: consciência corporal (com a professora Luana Garcia), Saxofone (com Rodrigo Capistrano e Pedro Bittencourt), Violão 1 (com Daniel Wolf), A Arte da Palhaçada (com Aramís David), Aspectos Básicos da Regência Coral (com Danielly Souza) e o quarto módulo de Pedagogia das Cordas (com Julio Posseti). As aulas se iniciam em 01/03 em ambiente virtual e dão direito a um certificado de conclusão para quem cumprir as atividades e frequência. Mais informações e inscrições no site https://academiavirtual.artedetodagente.com.br/. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música, e que contempla os projetos Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos e Um Novo Olhar.

 

Os Cursos

 

No curso Dança e Criação: consciência corporal, a professora Luana Garcia busca desenvolver um processo de criação cênica em dança e se destina a todos aqueles que tenham interesse na criação em dança, tendo experiências na área ou não. Os alunos precisam ter 16 anos ou mais de idade. Tomando a Somática e a Consciência Corporal como pontos de partida, os estudos debruçados em si mesmo e no mover do próprio corpo revelam estímulos poéticos para a criação cênica, passando por uma trajetória de autoconhecimento.

“Com vídeos, podcasts, fórum de debates e envio de material ao final do curso, teremos um novo olhar sobre nós mesmos além de um novo saber acerca da criação da cena em dança”, afirma a professora Luana Garcia. “O curso também conta com um módulo bônus, para aqueles que quiserem se aventurar em uma área mística de conhecimento e criação”, completa.

Luana Garcia é dançarina, preparadora corporal e astróloga. Mestranda em Dança (UFRJ) e bacharela em Dança (UFRJ), é também especialista em acessibilidade cultural (UFRJ).

 

No curso de Saxofone, os Professores Rodrigo Capistrano e Pedro Bittencourt abordarão temas relacionados ao instrumento e sua história, fundamentos, técnicas de execução, sonoridade, performance etc.

Rodrigo Capistrano é professor de Saxofone e Música de Câmara da EMBAP/Unespar, bacharel em Saxofone e pós-graduado em Música de Câmara pela EMBAP/Unespar. Já Pedro Bittencourt é saxofonista, pesquisador e diretor artístico dedicado à música de concerto, contemporânea e mista. Professor adjunto de saxofone da Escola de Música da UFRJ, professor e pesquisador do PPGM/UFRJ e PROMUS/UFRJ. Diretor do Conjunto de Sax da UFRJ.

 

O Curso 1 de Violão, com o Professor Daniel Wolf, tem de oito semanas e seu objetivo é fornecer aos alunos instruções para uma sólida iniciação no instrumento. A ideia é que ele possa alcançar um nível básico que permita, depois, que se desenvolva, seja por conta própria, seja com auxílio de professores. Durante o curso, os alunos vão aprender tudo sobre o instrumento, ter noções de teoria e notação musical e, também, aprender posicionar as mãos e mover os dedos e tocar ritmos brasileiros, entre outros tópicos. As aulas utilizam materiais audiovisuais, áudios e materiais textuais em formatos diversos para o trabalho de exposição de conteúdos teóricos e práticos.

Daniel Wolf é professor titular de violão e do Programa de Pós-graduação em Música da UFRGS, tem o bacharelado em Música Universidade do Uruguai em Montevidéu e mestrado e doutorado pela Manhattan School of Music, em Nova York.

 

O curso A Arte da Palhaçada, com o professor Aramís David Correia, tem nível introdutório e o objetivo de abordar os temas centrais ligados ao ofício do palhaço a estudantes de todas as idades e, em especial, a artistas e professores de Arte. Durante as aulas, será apresentado um panorama ligado aos aspectos técnicos, estéticos e éticos fundamentais que caracterizam a profissão – tais como o jogo, corporeidade, figurinos e maquiagem, passando ainda por aspectos históricos e chegando a questões temáticas.

Aramís David Correia é ator formado pela Escola de Teatro Martins Penna (1999), bacharel em Direção Teatral, UNIRIO (2005) e fez sua licenciatura na UCAM (2007). Ele é também mestre em Teatro, PPGT-UNIRIO (2009) e Doutor em Artes Cênicas – PPGAC-UNIRIO (2020).

 

O curso Aspectos Básicos da Regência Coral, com a professora Danielly Souza tem como objetivo a capacitação pedagógica no uso do gestual de regência. Podem se inscrever professores de música e regentes de coros infantis e infantojuvenis, assim como estudantes em formação que desejem se aprimorar no gestual de regência. O material apresentado, bem como as atividades propostas, visam aprofundar o conhecimento sobre o gestual de regência, trazendo também sugestões de atividades para musicalização por meio do canto coral.

Danielly Souza é regente do Madrigal Contemporâneo, com o qual realiza um trabalho voltado principalmente à música brasileira. Ela trabalha é também assistente na coordenação da área de Canto Coral do projeto “Um Novo Olhar”, sob coordenação da Maestrina Maria José Chevitarese.

 

O quarto módulo do curso de Pedagogia das Cordas, com o professor Julio Possette, é voltado para docentes de instrumentos de cordas e tem como objetivo apresentar e desenvolver ideias acerca do ensino coletivo, seus desafios e experiências. Neste módulo, serão aprofundadas questões relacionadas à execução instrumental, musicalidade e expressividade. A elaboração do plano de aula e a definição da abordagem e das estratégias básicas de ensino estão também no programa do curso.

Júlio Possette é professor de Violoncelo da Escola Municipal de Artes “Jupyra Cunha Marcondes” (Presidente Prudente/SP), graduado em Música pela UNOESTE e mestrando em Performance Musical na UFRN.

 

O Arte de Toda Gente e sua academia

A Academia Arte de Toda Gente reúne e organiza em um mesmo espaço online todo o cardápio de cursos e oficinas à distância, abertos e gratuitos, oferecidos pelos projetos Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos e Um Novo Olhar – Uno.

Bossa Criativa – Arte de Toda Gente (www.bossacriativa.art.br)

Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br)

Um Novo Olhar – UNO (www.umnovoolhar.art.br).

 

Serviço

Academia Arte de Toda Gente

Onde: cursos gratuitos com inscrições abertas até 26/2/2023 em https://academiavirtual.artedetodagente.com.br.

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto.

Informações sobre os programas da Funarte

www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Projetos UFRJ – Funarte: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp