01/03/2023 às 18h35min - Atualizada em 02/03/2023 às 00h01min

Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura inicia programa de projetos de tecnologia gratuitos para estudantes de escolas públicas

Neste sábado, dia 4 de março, será iniciado o projeto ‘’Garotas APPlicadas’’ que tem como objetivo promover a igualdade de gênero em oportunidades de acesso a áreas da tecnologia

SALA DA NOTÍCIA Interface Comunicação
Divulgação_Avec

A Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (Avec) iniciará neste sábado, 4 de março, o seu programa de projetos nas áreas de tecnologia e inovação. 50 alunas, do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas, participarão do curso Garotas APPlicadas, que tem como objetivo promover a igualdade de gênero estimulando meninas a conhecerem e se interessarem pelas carreiras em STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática).

Em encontros de 3h aos sábados, o projeto desafia as alunas a contribuir para a solução de problemas reais identificados por elas próprias, além de oferecer acompanhamento com psicólogas, aulas de programação, desenvolvimento pessoal e liderança, negócios e empreendedorismo, além de rodas de conversa com mulheres inspiradoras. Neste ano, uma novidade do Garotas APPlicadas será o oferecimento de oficinas de inglês para as participantes.

“Um dos pilares do projeto e um diferencial é poder contar com a participação de psicólogas que dialogam com as garotas sobre temas como afetividade, adolescentes na internet, autoestima, identidade, entre outros”, enfatiza a presidente da Avec, Carmelita Vidigal. Todas as atividades oferecidas são gratuitas e os projetos são aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte. 

A Avec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolve os projetos com o apoio de entidades como o  Instituto Unibanco e Instituto Embraer.  A maior parte do trabalho é conduzida por voluntários, profissionais com grande experiência em áreas como tecnologia, informática, gestão, psicologia, administração, entre outras. Pela relevância de sua atuação social, a Avec recebeu o título de Utilidade Pública Municipal da Prefeitura de Belo Horizonte em 2006, e em 2012 foi reconhecida pelo Governo de Minas Gerais como Utilidade Pública Estadual.

No próximo dia 11, outro projeto da Avec se inicia: Liga da Robótica. Focada no desenvolvimento de habilidades de programação, os encontros desafiam estudantes, do 6º ao 9º ano de escolas públicas, a aprender os princípios da programação e robótica, utilizando  o software gratuito Scratch e  Kits Lego We Do. Neste ano, o projeto está dividido em diferentes  níveis de conhecimento e será ofertado semestralmente aos estudantes.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp