CIDADE NO AR Publicidade 728x90
02/03/2023 às 17h16min - Atualizada em 03/03/2023 às 00h01min

Jundiaí utiliza plataforma para cuidar das crianças

Município cria 13 alertas para identificar problemas e acionar as equipes

SALA DA NOTÍCIA Emilly Santos
Divulgação
A Prefeitura de Jundiaí (SP) agilizou o atendimento às crianças do município por meio da plataforma “Alertas da Infância”. A ferramenta permite a atuação das equipes da municipalidade em eventuais ausências na creche ou em consultas, bem como a falta da mãe na visita ao médico para o pré-natal.

Inserida no Programa Cidade das Crianças de Jundiaí, a plataforma agrega um total de 13 alertas nas áreas de saúde, educação e assistência social. Em junho de 2022, a prefeitura começou o projeto e, inicialmente, os dados são atualizados a cada 20 dias. “Ainda no primeiro semestre de 2023, teremos alertas imediatos com a integração de plataformas”, explica Luiz Fernando Arantes Machado, prefeito de Jundiaí.

“A ferramenta permite anteciparmos eventuais problemas que possam ocorrer com as crianças e garante o trabalho multidisciplinar das equipes da prefeitura”, detalha o prefeito. Segundo ele, a plataforma oferece ainda outros dados que podem contribuir para políticas públicas mais assertivas: “Vai ajudar a administração na tomada de decisões. Por exemplo: a ferramenta traz regiões com os números de crianças. Isso permite definir a necessidade de uma escola em determinado bairro”.

“Jundiaí está avançando na modelagem de um sistema de alertas para o Programa Cidade das Crianças e entende que os cuidados devem iniciar já na gestação. Alinhada aos conceitos de Cidade Inteligente, utilizaremos a plataforma para atacar os principais gargalos que prejudicam o desenvolvimento das crianças, além de subsidiar novos projetos sociais de apoio a famílias com vulnerabilidade”, avalia José Antonio Parimoschi, Gestor de Governo e Finanças.

Na área da saúde são quadro alertas – criança em atraso na consulta de puericultura, gestante que não realizou consulta odontológica, teste de HIV e teste de sífilis. Para a educação, dois foram selecionados – criança fora da escola e fora da creche. Já para a assistência social serão sete alertas, que envolvem os cuidados com gestantes adolescentes, crianças em território de vulnerabilidade, atividades em grupo para crianças de 0 a 6 anos, visitas domiciliares a crianças e gestantes, benefícios de prestação continuada a crianças com deficiência de até seis anos, além da visita domiciliar a crianças em acolhimento.

A plataforma em nuvem, de utilização exclusiva por servidores municipais treinados, foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologias Geo-Sociais (ITGS) e conta com apoio da Cia de Informática de Jundiaí (Cijun).

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 9 6199-3369  
Marco Berringer – [email protected] – (11) 9 9393-3088


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp